Período Menstrual – Do Começo ao Fim

Toda mulher passa por transformações da fase de menina para adolescência e com elas o corpo vai se adaptando até que chegue a menarca (a primeira menstruação). A menarca é o inicio do período menstrual da mulher e esse período é divido em três fases que durarão até a chegada da menopausa onde a menstruação cessara e o próprio corpo para de se preparar para receber uma possível gestação.

mulherEstas três fases que ocorrem através das alterações hormonais se repetem naturalmente todos os meses e quando ocorre à menstruação, esta pode durar em torno de 3 a 7 dias. O período menstrual considerado normal tem duração de 28 dias, mas é comum esse período variar entre 23 e 35 dias, sendo considerado irregular. Nos primeiros anos após a menarca é muito comum o período menstrual ainda não estar devidamente regrado e isso pode demorar em média 3 anos para regularizar. Isso ocorre porque todo esse processo depende dos hormônios produzidos no ovário, no hipotálamo e na hipófise e até que consigam funcionar de forma ritmada pode levar algum tempo.

Algumas mulheres podem ter seu período menstrual desregulado por toda sua vida, o que acaba dificultando na hora de engravidar por não conseguir identificar ao certo o seu período fértil a não ser pelos sinais que o próprio corpo dá como a sensibilidade dos seios e o corrimento transparente comparado a uma clara de ovo que é sinal de ovulação. Uma forma de regular a menstruação e assim ter certeza dos dias que estará menstruada é através do uso de anticoncepcionais, opção esta descartada para as que desejam engravidar durante este período já que o método inibe a ovulação.

Fases do Ciclo Menstrual

Como já citamos acima, o ciclo menstrual ocorre em três fases: a fase folicular, a fase ovulatória e a fase lútea onde cada uma exercem suas funções naturais até que se complete o ciclo e iniciando tudo novamente. Na fase folicular, onde tem inicio no primeiro dia da menstruação e durarão em média 12 dias, ocorre o aumento do hormônio FSH que é o estimulante dos folículos, que quando maduros se tornam os óvulos. O folículo também conhecido como “futuro óvulo” tem ao seu redor células responsáveis pela produção de hormônios, nomeada granulosa. Nesta fase ocorre grande estímulo na produção destes folículos até que somente um domine e faça que os outros acabem parando suas funções naturalmente.

Na fase ovulatória o folículo que se tornou dominante começa produzir altos níveis de estrógeno, o que induz a produção do hormônio LH que é o principal responsável pela ovulação, este período tem duração de em média 8 dias e seu dia de pico se encontra no 14º dia (no caso em um ciclo menstrual de 28 dias). Durante a ovulação, o óvulo se desprenderá até a tuba uterina onde aguardará para ser fecundado por um espermatozoide.

Na fase lútea, as células da granulosa que agora não possuem mais um óvulo em seu interior, ganham o nome de corpo lúteo, esse processo tem duração de em média 10 dias. O corpo lúteo é mantido através da produção do hormônio LH e é iniciada a produção de progesterona, que com o inicio deste segundo hormônio para a produção do LH que começa a parar suas funções e após em média 14 dias da ovulação, ocorre à menstruação.

Para entender melhor sobre os hormônios e suas funções durante o ciclo menstrual, vamos colocar cada responsável e aonde é localizado. Por exemplo, o hormônio que libera gonadotropina ou GnRh é produzido pelo hipotálamo que é localizado na parte cerebral. O hormônio folículo estimulante também nomeado como FSH é produzido pela hipófise que também esta localizada na parte cerebral, assim como o hormônio responsável pela luteinizante ou LH que também é produzido pela hipófise. E por ultimo o estrogênio e progesterona que são produzidos pelos ovários.

Veja também: Porque o Atraso Menstrual Acontece?

Foto: clarissa rossarola