O médico é o melhor amigo do casal que planeja ter um bebê.

Essa é para quem está planejando uma gravidez! Você sabe o que fazer para se preparar para uma gravidez? Para muitas mulheres a noticia da gravidez vem repentinamente e nem dá tempo de pensar em engravidar, mas há casos em que as mulheres ou o casal se programa para ter um bebê. Às vezes nem sabem que seriam necessários alguns cuidados que são precisos para ter uma gestação saudável. Por isso, o planejamento de uma gravidez podem incluir várias coisas, desde exames até uma preparação do psicológico do casal, já que como em alguns casos, a gravidez pode demorar a acontecer e até mesmo não acontecer de uma forma natural.

Por Onde Começar?

O casal ou a mulher quando decide engravidar, devem começar com uma visita ao médico, antes mesmo de parar a prevenção da gravidez. É importante saber se a saúde está em dia para que tudo corra bem durante a gestação. Exames hormonais como de progesterona, estrogênio, prolactina, Lh e tireoide, podem deixar que tudo flua mais facilmente, já que esses hormônios podem ou não facilitar a gravidez. Para o homem, exames como hemograma, exames de urina e outros podem ser necessários também. Às vezes planejando uma gravidez, as coisas podem ser mais simples, mas há casos em que mesmo com toda essa preparação, as coisas podem se arrastar por meses e em alguns casos até mesmo alguns anos. Normalmente os médicos dão um prazo de 1 ano para uma gravidez de um casal “saudável”, mas esse prazo pode assustar ou até mesmo colocar o casal em estado de atenção.

Um, dois, três meses se passaram e nada da gravidez acontecer… E ai quando já se passou um ano pode bater o desespero. Já de cara o médico deve receitar o ácido fólico que diminui e muito o risco de má formação no feto, e caso ele não tenha receitado, você pode tomar por conta própria.  Isso porque o ácido fólico não é um medicamento e sim uma vitamina, complemento alimentar. Não é um medicamento nem algo que faça mal, a não ser claro que tenha alergia.

Se o casal que está planejando uma gravidez sabe que esses exames tem que ser feitos, pode encurtar muito essa espera. Após um ano se não aconteceu uma gravidez espontânea, o médico inicia uma investigação mais a fundo sempre começando com a mulher. Mas o que o casal tem que saber, que caso esteja tudo bem com a mulher é a vez do marido ou parceiro realizar exames. Esses exames podem ser ultrassom, espermograma além dos mais convencionais como exames de sangue etc. Mas um bom médico irá solicitar exames mútuos do casal, poupará bastante tempo.

Se preparar para uma gravidez também inclui o psicológico.  Claro que muitas mulheres (me incluo nessa) ficam ansiosas e essa ansiedade pode atrapalhar o andamento do corpo. Dizem por ai que essa tal ansiedade pode até mesmo fazer com que o ciclo atrase ou adiante. Então amiga, calma, respira! Se está sentindo que a ansiedade para uma gravidez está fugindo ao seu controle, é hora de entrar em cena o psicólogo. Esse profissional pode ajudar muito, não com medicamento, mas apenas o fato de te ouvir e aconselhar já ajuda muito. Outros cuidados que o casal que está planejando a gravidez deve tomar são:

  • Evitar álcool
  • Evitar fumo
  • Evitar uso de drogas e medicamentos sem receita
  • Manter uma vida mais saudável
  • Dormir pelo menos 8 horas por noite
  • Não usar cuecas apertadas
  • Tomar bastante liquido (não vale cerveja! Rs )
  • E cuidar da alimentação

Tenha certeza de que vale a pena tomar tantos cuidados, gerar uma vida não tem preço! Ainda mais quando se é desejado, planejado e feito com muito amor! Se você teve uma gravidez não planejada também deve ter cuidados, assim que detectar deve ir ao médico para exames pré-natais. Saiba que o quanto antes verificar a sua saúde e levar uma gravidez tranquila, melhor! Acompanhamento médico é fundamental sempre!

Veja também: Peripércias de uma master treinante

Foto: drinks machine