A pneumonia em crianças é uma infecção pulmonar, que pode ser facilmente confundida com uma simples gripe. A doença é causada por vírus ou bactéria que se instalam nos pulmões gerando dificuldade respiratória. Grande maioria dos casos de pneumonia em crianças se tratam de bebês ate 1 ano de vida, por isso recomenda-se vestimentas adequadas para cada estação e que seja evitada a exposição da criança em ambientes que possam sofrer mudanças bruscas de temperatura e em ambientes com ar condicionado forte.

Por se tratar de sintomas bem parecidos com o da gripe, pode ser mais difícil dar o diagnóstico imediato, principalmente se for à pneumonia viral que apresenta tosse, febre alta e dificuldade em respirar exatamente sintomas de resfriados e gripe. Além da viral existe a pneumonia bacteriana em crianças, que ocorre de forma inesperada, repentina, apresentando febre altíssima superior a 39 graus de uma hora para outra, atingindo a respiração que fica mais lenta e tosse forte. Por isso se seu filho esta mais que uma semana com sintomas de gripe e resfriado, febre persistente e parece estar piorando procure um pediatra imediatamente para exames complementares e tratamento adequado.

Como Diagnosticar e Tratar a Pneumonia Infantil

Normalmente o procedimento utilizado para diagnosticar pneumonia em crianças é através da auscultação dos pulmões juntamente do estetoscópio. Quando presente a pneumonia, os pulmões apresentam chiados e sons anormais quando a criança respira e após será necessária a realização de um raio-X do tórax para comprovação. Outros exames podem ser solicitados, como hemograma completo e amostras do muco do nariz e garganta que servirão para analisar qual tipo de pneumonia se trata, viral ou bacteriana.

O tratamento será indicado conforme resultado dos exames, do estado da saúde atual da criança e também da faixa etária dela.  O tratamento da pneumonia viral consiste em repouso absoluto, ingestão de muito líquido para hidratação, inalação para auxiliar na melhora respiratória e antitérmica caso a criança esteja apresentando febre. No caso de quadros mais graves, onde a criança esta muito debilitada e fraca, o medico pode achar melhor a internação. Onde a criança receberá soro intravenoso para hidratação e ficará com a máscara de oxigênio que auxiliará na respiração, além de trazer alivio para o desconforto respiratório.

Quando se trata da pneumonia bacteriana em crianças, o tratamento deve ser a base de antibiótico e pode ser recomendada a fisioterapia respiratória que irão auxiliar no combate da doença. A ingestão de muito líquido e repouso é essencial para uma melhora rápida e restabelecimento total da saúde nesse caso. Existem certos cuidados para se prevenir o aparecimento da pneumonia em crianças, como manter as vacinas em dia. As vacinas contra difteria e coqueluche previnem doenças que evoluem a quadros pneumáticos. Além da vacina oferecida gratuitamente nos postos de saúde que imunizam contra a bactéria pneumococo.

O ato de lavar sempre as mãos, tanto da criança como as nossas que tocam na criança a todo tempo é fundamental para manter os agentes causadores da doença o mais longe possível. Evite o contato da criança com locais frequentados por fumantes, a fumaça do cigarro é totalmente prejudicial e um dos motivos causadores de pneumonia em crianças.

Veja também: Por que Ocorre Febre em Criança?

Foto: Mike Blyth, furiousmadgeorge