Dúvida: Pode Dar Chá para Recém-Nascido?

Com a chegada de um filho na família, as primeiras dificuldades são lidar com as noites mal dormidas e as cólicas do bebê. Por isso, surgem as dúvidas: a sabedoria popular pode ajudar nessas horas? Os pais podem dar aquele conhecido chá para o recém-nascido?

De acordo com o conhecimento e estudos médicos, a resposta é não. O bebê preferencialmente deve beber exclusivamente o leite materno até pelo menos os 6 meses. A questão é que não dá para saber exatamente qual a medida de segurança para a quantidade de líquido que o bebê recém-nascido poderia ingerir sem que isso o faça mal, o que inclui água.

Por que Não Dar o Chá?

Seu estômago ainda é muito pequeno, e o fato é que ele não precisa de nenhum outro líquido ou alimento além do leite materno nessa idade. Se ele trocar uma das mamadas por outro líquido, estará deixando de ingerir as vitaminas do leite de que tanto precisa para o seu desenvolvimento.

Mesmo quando está calor, por exemplo, um bebê de 1 mês só vai, por consequência, necessitar de amamentação com mais frequência, e para a mãe acompanhar o ritmo, ela é que deve beber mais água.

Seguindo essa lógica, a própria mãe pode tomar os chás indicados para cólicas ou para dormir bem, como os de erva cidreira (no primeiro caso) e camomila (no segundo caso), que, assim, os nutrientes podem chegar ao leite materno e ao bebê de forma indireta, e mais segura. Apesar de isso ainda não ter comprovação científica, muitas mães relatam sentir resultados ao fazer dessa forma.

Alternativas ao Chá

Por causa dos riscos de dar chá para o seu bebê, o melhor é evitar e conversar com o pediatra sobre o que se pode fazer ao colocar o bebê para dormir ou para aliviar dor de barriga e outras coisas que fazem o recém-nascido chorar.

Ajudar o Sono do Bebê

Quando a preocupação é ajudar o bebê a dormir, algumas tentativas podem ser feitas, como:

  • Dar um banho morno nele, pois ajuda a relaxar. As ervas podem estar presentes no banho, como a camomila, valeriana ou melissa.
  • Dar de mamá, para que o bebê não sinta fome antes de dormir.
  • Verificar se a temperatura do quarto não está muito quente nem fria: o ideal para o bebê é entre 16 e 20 graus.
  • Se o bebê tiver sono leve ou se incomodar com barulhos externos, garantir o silêncio ou usar uma máquina de ruído branco.
  • Ler um livro, cantar ou ninar o bebê no braço antes de dormir.
  • Apagar as luzes, garantindo que o quarto fique totalmente escuro. Nossos hormônios do sono só funcionam na ausência de luz.

Já quando a preocupação é também com a dor de barriga do neném, em vez de dar chá para o recém-nascido, além das opções acima de relaxamento outras alternativas podem ser usadas para amenizar o problema ou acalmar o bebê:

Técnicas de Relaxamento Para o Bebê

  • Ninar o bebê de bruços sobre o seu antebraço, de forma que a cabeça fique sobre a mão. Dar suporte com o outro braço e balançar levemente.
  • Colocar o bebê com a barriga encostada na barriga da mãe, de preferência sem blusa, e a cabeça entre os seus seios ouvindo o bater do coração. Somente até acalmar, depois virá-lo para dormir.
  • Usar uma bolsa de água quente/morna sobre a barriga do bebê, com cuidado para não esquentar demais.
  • Usar a “terapia do balde”, colocando o bebê dentro de um balde com água morna, batendo na altura do peito da criança. Segurar firme a cabeça.
  • Tomar cuidado para que o bebê não engula ar ao amamentar
  • Dar “gotinha” quando for receitada pelo pediatra

Depois dos 6 Meses: Cuidados ao Dar Chá para Bebê

A partir do momento em que o bebê começar a ingerir outros alimentos em sua dieta, como frutas e sopas – o que pode acontecer a partir dos 6 meses ou mais – os líquidos devem ser oferecidos também, principalmente no calor ou clima seco.

Apesar de ser preferível dar a ele para beber água pura em pequenas quantidades (principalmente até 1 ano), o chá já é permitido nessa idade para hidratar e acalmar o bebê. Não dê quente, apenas em temperatura ambiente.

Uma dica é dar o chá para a criança em colherinhas pequenas, sem adoçar. Alguns cuidados na hora de preparar é selecionar ervas frescas ou orgânicas, e deixá-la na água filtrada depois de ferver, por 3 a 5 minutos, para, enfim, coar e deixar esfriar antes de oferecer ao bebê. É melhor evitar dar chá de saquinho ou industrializado para a criança.

Os chás mais indicados são os mais leves, que não causam efeitos colaterais, e cujas ervas são reconhecidamente seguras. Os mais conhecidos são o chá de hortelã, de camomila e de erva-doce.

Os chás de erva mate, um exemplo de planta estimulante, ou rico em cafeína não deve ser utilizado! Além disso, qualquer mudança na dieta do bebê deve ser conversada com o pediatra.

Veja Também: Receitas de Sopinhas Para Crescidinhos

Foto: Alexas_fotos