Quando descobrimos a gestação já devemos estar preparadas para enfrentar as mudanças do corpo1, aumento de peso e sintomas bem recorrentes como náuseas, vontade de urinar diversas vezes ao dia e o inchaço na gravidez, que é tão comum principalmente nos últimos meses gestacionais.

Quando Ocorrem

O inchaço ou edema2 como é conhecido pelos médicos, normalmente ocorrem a partir do final do segundo trimestre causando a sensação de peso nas pernas, desconforto para causar sapatos e ate mesmo para utilizar alianças, anéis e pulseiras.

O edema ou inchaço na gravidez como é chamado popularmente ocorre devido à retenção de líquidos causados principalmente nos membros inferiores, que ao bebê evoluir crescendo acaba comprimindo os vasos sanguíneos localizados na região pélvica, o que impossibilita a circulação correta do sangue nas pernas que devem retornar ao coração. Devido essa resistência na circulação as paredes dos vasos sanguíneos extravasam causando um inchaço no local.

Não é um fato desesperador, já que 98% das mulheres sofrem com o inchaço na gravidez, porém podem-se reduzir as chances e diminuir os desconfortos para que a mulher consiga passar por essa fase tendo uma vida normal.

O que Causa

Outro fator que pode ajudar a aumentar o inchaço na gravidez é o calor excessivo. Mulheres que tem o seu ultimo trimestre gestacional em épocas muito quentes como no verão, acabam sofrendo ainda mais com os inchaços das pernas, pés e mãos.

Um inchaço na gravidez que merece atenção quando ocorre é na região do rosto e mãos. Quando ocorre de forma repentina ou muito acentuada deve ser informado ao obstetra para verificação, já que esse inchaço pode ser sinal de pré-eclâmpsia e necessitando de cuidados mais especiais para garantir que a gestação chegue até o fim de forma saudável para mãe e bebê.

Como Diminuir o Inchaço na Gravidez?

Alguns cuidados até mesmo antes de engravidar são recomendados para que o inchaço na gravidez não seja um agravante tão grande e que não venha impossibilitar a rotina normal da futura mamãe.

Cuidados com o corpo e a saúde durante a fase de treinamento tem extrema importância, pois mulheres acima do peso, fumantes e com alimentação inadequada tendem a sofrer ainda mais com inchaços durante essa fase, diminuindo muito a circulação sanguínea e muitas das vezes necessitando de cuidados especiais ao caso, além obviamente do desconforto sendo ainda maior do que o normal.

Redução do Sal na Comida

Já durante a gestação, o mais indicado pelos especialistas é que durante as refeições o sal seja diminuído ou retirado completamente das refeições. Afinal o sal é um dos responsáveis pela retenção de liquido no corpo, onde aumenta o inchaço das pernas e pés3.

A prática de exercícios físicos, obviamente devendo ser indicado e aconselhado pelo obstetra também são formas de evitar e diminuir os inchaços. A hidroginástica ou caminhadas leves são umas das principais opções para as gravidas manter a boa saúde, se preparar para a hora do parto e melhor ainda manter o ganho de peso durante a gravidez bem controlada.

Roupas e Sapatos Confortáveis

O uso de roupas e sapatos mais confortáveis também auxiliará no controle do desconforto, já que vestimentas apertadas podem aumentar ainda mais o inchaço por diminuir ainda mais o fluxo sanguíneo.

Pausas para o descanso são necessários principalmente no terceiro trimestre onde o peso da barriga já é muito grande. Fazer o repouso com as pernas elevadas ou ate mesmo com o apoio de almofadas ajuda a circulação funcionar melhor, diminuindo o inchaço.

A ingestão de muito líquido e a alimentação saudável proporcionará uma qualidade de vida melhor durante a gestação. Claro que inchaços são normais durante essa fase, mas é indicado que o obstetra seja informado sobre o ocorrido para que seja efetuada uma avaliação adequada, e caso seja necessário exames complementares sejam realizados. Aproveite as consultas de pré-natal, mostre as regiões mais afetadas pelo inchaço na gravidez e siga as recomendações medicas.

Veja também: Pressão Alta na Gravidez – Como Controlar?