Você vê um comercial e chora, um filme bonito e chora, seu marido pergunta alguma coisa e você? Chora! Não tem aquele sabor de pizza que você queria então, você chora… Por que será que gravida é tão chorona? Algumas vezes essa vontade de chorar, a tristeza, vem como um trator em cima da mulher. Pode-se nem estar acontecendo nada de grave, mas queremos chorar e chorar… Uma mulher calma, repentinamente se torna um chafariz de lagrimas bem no meio do expediente de trabalho, do almoço de família ou mesmo sozinha vendo tv em casa, tudo isso sem motivos aparentes. Por que todos os sentimentos são mais intensos e repentinos na gravidez?

O fato é que as variações de humor tão comuns nesta fase1, podem atrapalhar muito a convivência com os familiares e pessoas que rodeiam essa gestante. Alguns maridos ficam tão impressionados que chegam a sair de casa! É notório que ela está sensível e, que tudo que podemos falar ou demonstrar, em algum momento parece magoá-la. Mas não é intencional! Algumas vezes nem ela mesmo nota essa mudança de comportamento. Por isso é importante ter muita paciência nessa fase da vida e sentir que a pessoa que ela mais confia estará ali, sempre que ela precisar.

Mas qual o motivo dessa mudança? Os hormônios! Sempre eles não é mesmo? Eles também são os responsáveis pela mudança de humor da mulher na tpm2. E na gravidez, imagine uma tpm acentuada e prolongada por 9 meses? Realmente não é fácil, assim como o choro vem, ele vai embora. Até parece que a gravida se torna uma pessoa bipolar por um período da vida, ora muito feliz, ora triste, chorosa e cansada.

Mas por que vivo chorando? Há dias em que nem dá vontade de sair de casa, ficamos pensando se vamos dar conta do bebê, das dispensas, da responsabilidade de ser mãe… Ter essas oscilações de humor e pensamentos pessimistas na gravidez é muito comum. Aliás, no começo da gestação, o choro pode vir com tudo, em conjunto com as náuseas, sono, fome, falta de apetite etc. esse é sim, um dos primeiros sintomas de gestação. Porém, ao longo da gravidez ele pode dar uma trégua e se acentuar no final da gestação por diversos motivos, um deles é pela proximidade do parto e também pelo aumento hormonal.

De Quem é a Culpa? Quando se Preocupar?

A progesterona que é a principal aliada da gravidez, pode ocasionar esses episódios de choro sem motivo aparente. Ela e o estrogênio, são os responsáveis por toda essa variação de humor. É como se ela sofresse uma descarga de mil vezes mais hormônios do que o corpo está acostumado. Porem não é uma má noticia isso significa que as quantidades hormonais estão corretas e o bebê não sofrerá riscos por baixa produção de hormônios. Eles são culpados, mas a intensão da natureza é a melhor possível, pena nem tudo ser perfeito e os efeitos colaterais da variação de humor chegar com tudo.

Porém há sim sinais de que nem tudo pode ser uma descarga hormonal. É preciso prestar atenção a esta gravida chorona e tentar identificar sinais de depressão na gravidez3. Não é incomum a gestante ficar depressiva e nesses casos, ao mínimo de sinal de depressão, relatar ao médico. Aliás, o acompanhamento pré natal serve para isso, e claro, o papai deve acompanhar a mamãe na consulta e relatar ao médico qualquer atitude estranha da gestante. A depressão pega muito forte e pode inclusive, gerar uma depressão pós parto. Todo cuidado é pouco!