Todos sabem da diversidade de sintomas que ocorrem e podem acontecer durante o período gestacional e um desses principais sintomas é a tontura na gravidez. Inclusive muitas mulheres desconfiam e descobrem a gestação unindo esse sintoma a outros como o enjoo ou a vontade de comer algo diferente.

Quando Começam a Ocorrer

No primeiro trimestre as tonturas ocorrem com maior frequência no período da manha junto das náuseas e quase sempre ao levantar-se da cama ou após passar por um longo período sentada. Isso acontece devido à pressão arterial da gestante ser totalmente alterada com o aumento da produção de estrógeno e progesterona durante a gravidez.

Outro motivo bem recorrente da tontura na gravidez é a hipoglicemia, que é gerada pela queda de níveis de açúcar no sangue decorrentes de um longo período sem se alimentar ou até mesmo de alimentação inadequada, pobre de nutrientes e vitaminas tão importantes para uma gestação e desenvolvimento fetal saudável.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Mais outro motivo para o aparecimento do sintoma é o calor excessivo. Para as mamães que iniciam a gravidez em épocas mais quentes e secas, a tontura acaba ocorrendo de forma natural e os cuidados devem ser redobrados durante essa fase.

Chegando ao terceiro trimestre, os motivos da tontura na gravidez se estendem, pois a pressão do útero sobre os vasos sanguíneos acabam gerando tonturas e maus estares diários. Por isso as recomendações aumentam nessa fase em relação ao uso de sapatos altos, optando por modelos mais confortáveis e baixos e ao cuidado em descer escadas e andar nas ruas aumentam.

Afinal durante uma tontura a mulher pode vir a se desequilibrar e cair, gerando acidentes, se machucando e causando danos à mãe e bebê. Muitos são os casos de queda ligados ao parto prematuro, portanto todo cuidado é pouco neste período.

O que Fazer com as Tonturas na Gravidez

Cuidados com a alimentação, hidratação e ingestão de água constantemente e utilização de roupas e principalmente sapatos baixos e confortáveis são métodos de prevenção e alivio das tonturas na gravidez, além de diminuir o risco de acidentes causados por ela. Outro método bem aceito pelas gestantes é a pulseira anti enjoo, que ajuda nas náuseas e nas tonturas de forma imediata.

Mas obviamente cada cuidado é recomendado para o motivo especifico e responsável pela tontura que deve ser avaliado corretamente. Para as tonturas matinais no inicio da gestação, que podem durar desde o primeiro trimestre até o final do segundo, a melhor forma de diminuir o desconforto ao acordar é deitar-se de lado e levantar-se lentamente. Ficar sentada até ter a segurança que a tontura já passou e assim conseguir ficar de pé de forma segura.

Em caso de tontura muito forte, não existe o que fazer a não ser deitar-se e ficar quietinha ate que o mal estar passe. Melhor repousar do que colocar a sua saúde e vida de seu bebê em risco. Outra forma de alivio durante o repouso é deitar-se em lugar reto com a ajuda de um travesseiro abaixo das pernas, de forma que as pernas fiquem acima da cabeça e melhore a circulação sanguínea.

Risco de Anemia

Em relação à alimentação, coma de forma adequada e com um cardápio variado e rico em nutrientes e vitaminas que te manterá saudável para gerar um bebê e desenvolver da forma esperada. A falta de vitaminas no organismo da gestante, além de prejudicar o desenvolvimento fetal pode ser a causa de anemias profundas na gestante , por isso a tontura em excesso deve ser informada ao obstetra que verá a necessidade da realização de exames complementares para verificação.

Lembre-se comer a cada 3 horas e pequenas porções farão que o nível de glicemia se mantenha controlado, o que fará que as tonturas diminuam. Se precisar sair, leve um lanche rápido como um biscoito ou uma fruta que te manterá alimentada ate a próxima refeição.

Vale alertar que as tonturas na gravidez em si não oferecem riscos, mas sim os acidentes e o perigo de desmaiar, cair e se machucar durante uma tontura. Por isso, caso ocorra diariamente os sintomas acompanhado de outros como visão embaçada, dores fortes de cabeça o medico deverá ser informado imediatamente para avaliação do quadro e tratamento correto, pode ser sinais de anemia.

Veja também: Azia é Sintoma de Gravidez?

Foto: Marcos

_

Caixa de Informações Chave:

  1. Todos sabem da diversidade de sintomas que ocorrem e podem acontecer durante o período gestacional e um desses principais sintomas é a tontura na gravidez.
  2. Outro motivo bem recorrente da tontura na gravidez é a hipoglicemia, que é gerada pela queda de níveis de açúcar no sangue.
  3. Chegando ao terceiro trimestre, os motivos da tontura na gravidez se estendem, pois a pressão do útero sobre os vasos sanguíneos acabam gerando tonturas e maus estares diários.
  4. Cuidados com a alimentação, hidratação e ingestão de água constantemente e utilização de roupas e principalmente sapatos baixos e confortáveis são métodos de prevenção.
  5. Lembre-se comer a cada 3 horas e pequenas porções farão que o nível de glicemia se mantenha controlado, o que fará que as tonturas diminuam.