Amamentar é muito mais do que simplesmente alimentar o seu bebê, é também um ato de carinho, de afeto, de ligação entre mãe e filho, de amor. Todas as mães desejam que a amamentação seja perfeita, que nunca haja problemas e que tudo continue assim até o bebê largar, mas não é sempre que isso é possível.

Existem diversos problemas que podem acontecer, como ressecamento das mamas ou pega errada, o que pode dificultar esse momento. Mas uma coisa que muitas mães se perguntam e acham que pode ser um problema é por que a cabeça do bebê sua quando mama. Será que isso realmente é algo ruim?

É Ruim ou Não?

Podemos responder à pergunta logo de cara: Não é ruim. O suor produzido pelo bebê é absolutamente normal e tem como principal função manter o equilíbrio da temperatura de seu corpo. O suor costuma acontecer mais na cabeça do bebê porque é a região mais quente de seu corpo e, quanto mais elevada for a temperatura do local onde ele está, mais o bebê vai suar pela cabeça.

Os bebês possuem um sistema chamado sistema de termorregulação corporal imaturo, que faz com que as temperaturas do seu corpo possam mudar rapidamente, tanto para mais frias quanto para mais quentes. Esse também é um dos motivos de por que a cabeça do bebê sua quando mama.

Há também o fato de que o maior esforço que um bebê faz é na hora da amamentação, o que naturalmente acaba elevando a temperatura do seu corpo e, consequentemente, o fazendo suar. Além disso, também devemos levar em conta que o contato com o corpo da mãe também acaba elevando a temperatura e fazendo com que o suor aumente.

E ainda que não haja necessidade de se preocupar com isso, muitas mães não gostam de ver o filho suando muito e não conseguem ficar tranquilas quando isso acontece. Para entender como amenizar o suor excessivo, primeiramente devemos levar em conta algumas coisas que podem acabar causando esse aumento de temperatura.

Grávida após 3 anos!
"Após 3 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." Lidyane, grávida de 3 meses
Saiba mais!

Excesso de Roupa em Bebê

É bastante natural que mães se preocupem com correntes de ar ou com a temperatura no ambiente, sobretudo no inverno. E às vezes a preocupação é tanta que algumas mães acabam colocando uma quantidade um pouco maior de roupas do que o bebê precisaria. Um dos resultados disso é que o bebê provavelmente vai produzir mais suor, ainda mais na hora da amamentação.

A maior dica que podemos dar para que isso não seja um problema é tentar equilibrar o número de peças de roupas que o bebê usa, além de também vestir blusinhas mais fáceis de serem retiradas na hora de mamar.

Vale ressaltar também que o ideal é que essas blusinhas sejam retiradas em ambientes internos e mais quentes e colocadas no bebê só quando você for deixar o local.

Suor Excessivo do Bebê

Ainda que o suor seja parte importante do início da vida de qualquer pessoa, existem alguns casos em que ele aparece em excesso. Nesses casos, as dúvidas das mães não são apenas sobre por que a cabeça do bebê sua quando mama, mas também como fazer para que esse suor não se torne um problema. Para saber se o suor excessivo está atrapalhando a vida de seu bebê, existem alguns pontos que devem ser verificados. São eles:

  • O xixi do bebê – Se ele está transparente, tudo está bem. Porém, se ele possuir uma coloração mais forte e amarelada, pode ser o caso de o levar a um médico.
  • A temperatura – O bebê deve ter uma temperatura sempre entre 36°C e 36,5°. Se ele estiver mais quente do que isso, também é necessário consultar um médico.
  • A pele – Verifique se há alguma mudança na coloração da pele do seu bebê quando ele estiver suando muito.
  • A respiração – Verifique também se o bebê se esforça além do normal para respirar.

Como Amenizar o Suor Excessivo?

Apesar de isso ser um problema real, existem algumas medidas que podem ser tomadas para que o bebê não sofra com o suor excessivo. Elas são:

  • Usar roupas leves no bebê
  • Manter o quarto do bebê em um ambiente fresco e arejado
  • Evite deixar o bebê em ambientes muito quentes ou exposto ao sol por muito tempo

Essas pequenas atitudes podem fazer com que não haja nenhum problema em relação ao suor do seu bebê.

Com tantas coisas para se preocupar quando você se torna uma mãe, é muito bom saber por que a cabeça do bebê sua quando mama e principalmente saber que isso não é algo negativo nem algo que necessite de alguma atitude sua.A preocupação é algo natural de nós e pesquisar sobre todo os assuntos que te incomodam de alguma forma é mais do que saudável, principalmente para você se manter calma.

Portanto, mesmo nos casos de suor excessivo como citamos aqui, você pode ficar tranquila porque não há com o que se preocupar. Mas de uma coisa você pode ter certeza: muitas outras preocupações ainda virão. É normal, faz parte de ser mãe.

Veja Também: Sintomas de Desidratação em Bebês
Foto: Max Pixel