A hemorragia pode acontecer até 30 dias após o parto, mas em sua grande maioria acontece até 48 horas após o parto.

Hemorragia, esta palavra assim sem mais nenhuma outra pode causar medo e também causar má impressão. A hemorragia em geral é a perda de sangue através de algum órgão corporal e pode ser motivo de preocupação dos médicos quando a hemorragia pós parto acontece. O parto é um acontecimento delicado para o corpo feminino. O útero abrigou por nove meses um bebê, alimentou, nutriu e oxigenou. O útero cresce até 45 vezes o seu tamanho original e imediatamente após o parto, ele começa a se contrair para voltar ao tamanho inicial. O problema é quando essas contrações não acontecem como deveriam e o sangramento se torna abundante virando até mesmo uma hemorragia pós-parto.

A hemorragia pós parto pode dar inicio á vários problemas para a mãe, inclusive levar a óbito, por isso é preciso que seja tratado o quanto antes sejam os procedimentos até mesmo invasivos para preservar a vida da mãe. O sangramento intenso começa muitas vezes logo após a saída da placenta do útero. Ainda na maternidade, o sangramento abundante é constatado pela mulher ou profissionais que a acompanham após o nascimento do bebê. Mas a hemorragia pós-parto também pode acontecer até mesmo um mês depois do procedimento. Tudo isso porque o útero está ainda contraindo lentamente e não voltando à forma anterior por conter restos de placenta ainda do parto.

Mas a forma mais comum de hemorragia, ainda é a que acontece 24 a 48 horas após o parto. O corpo é levado a produzir oxitocina, o hormônio que faz com que essas contrações aconteçam se há uma deficiência, o organismo não consegue fazer a contratura ideal levando à hemorragia pós-parto. É considerado hemorragia, uma quantidade igual ou superior a 500ml de sangue, o que levaria a dois pontos:

Transfusão de sangue: Procedimento que faz a reposição do sangue corporal para que outros órgãos não sejam prejudicados pela baixa de oxigenação.

Verificar a necessidade de histerectomia: Algumas vezes a retirada do útero é necessária para preservar a vida da mulher, pela hemorragia uterina pós-parto.

Em grande parte dos casos de hemorragia pós-parto, aplicar o uso de oxitocina intravenosa pode forçar que as contrações comecem e o sangramento cesse com rapidez. Mas o medico deve ficar atento e caso o sangramento retorne, poderá ter que usar outras técnicas como a massagem uterina para ajudar as contrações.

Quais as causas da hemorragia pós-parto?

São diversas as causas de hemorragia pós-parto. A mais recorrente é a baixa de hormônio que faz esta estimulação para contração do útero. A dificuldade de coagulação também é um fator recorrente. Aconselha-se que o médico que acompanha o pré natal pedir exames de porte de coagulação antes do parto para verificar a capacidade e se preciso, usar medicamentos adequados no dia do parto. Alguns medicamentos também contribuem para a hemorragia, assim como alguns que fazem com que o sangue fique mais fino, AAS infantil para controle de trombofilia ou evitar AVC é um deles. Mulheres que consomem esses medicamentos devem parar de tomar cerca de três semanas antes de o parto acontecer para evitar hemorragia.

Medicamento relaxante muscular e rico em magnésio também contribui para que o sangramento excessivo aconteça. Portanto deve-se ver junto ao médico referente à qualquer medicação que esteja tomando. O tamanho que o útero atinge durante a gestação também pode ser um fator que ajude a hemorragia uterina pós-parto. Neste caso o médico irá determinar a aplicação de contratores musculares para abortar maiores riscos.

Existe também a conhecida como hemorragia pós parto secundária, ela acontece após a aparente recuperação. O fluxo menstrual após deixar o hospital pode parecer exagerado, o que exige a troca de absorventes constantemente. Caso isso aconteça é indicado que a parturiente procure a maternidade para averiguar a necessidade de tratar essa condição. É aconselhável repouso absoluto, abstinência sexual e evitar subir e descer escadas durante a recuperação do parto. Pegar peso também ajuda a evitar com que a hemorragia secundária aconteça. O sangramento pós parto tende a reduzir muito no terceiro dia após o nascimento, caso não aconteça a redução ou aumente o fluxo com presença de coágulos, o melhor é consultar um medico.

Veja também: Menstruação Pós-Parto – Quando Volta ao Normal e Riscos de Engravidar

Foto: gaelx