Fala a verdade, você nunca se preocupou quando o atraso menstrual aconteceu? Pois é, muitas se descabelam preocupadas pela ausência da menstruação em seu período esperado, não é? Para mulheres com ciclos irregulares, um atraso menstrual nem é tanta surpresa assim. Mas ainda assim, o atraso é motivo para preocupação entre as mulheres, queiram elas ou não engravidar.

Para as tentantes, o atraso menstrual é motivo para comemoração! Mas saber quando ele é relevante ajuda a manter a calma e tirar um pouco da ansiedade da espera pelo dia certo de fazer o teste. Normalmente, consideramos um atraso menstrual significante para um teste a partir do 5º dia de quando a menstruação deveria ter vindo1. Igualmente, para mulheres que não desejam ter filhos ainda mas tiveram uma relação de risco, o 5º dia de atraso é uma boa pedida para um teste. Mas quais são os motivos que podem levar um ciclo menstrual a atrasar então?

Motivos do atraso menstrual

Na maioria dos casos, o motivo para um atraso menstrual que não seja gravidez é alguma alteração hormonal. O ciclo menstrual é composto três fases distintas:

Algumas mulheres que têm ciclos desregulados podem ter uma demora em iniciar a fase folicular (que estimula o óvulo para o período fértil). Essa é a fase que realmente pode ter uma mudança de ciclo para ciclo e de mulher para mulher. Algumas levam mais tempo para estimular os óvulos, e outras têm esse período curto. Isso explica a variação de 21 a 35 dias de diferentes tipos de ciclos2.

O atraso menstrual pode acontecer pela abstinência da pílula anticoncepcional

O atraso menstrual pode acontecer pela abstinência da pílula anticoncepcional

Normalmente, a fase de duração constante é a fase lútea. Ela tem a mesma quantidade fixa de dias em todos os ciclos ovulatórios, de 14 dias. Enquanto mulheres com ciclos regulares tem a ovulação no 12º ou 14º dia em média, mulheres com ciclos irregulares podem ter essa ovulação em qualquer outro dia do ciclo e, consequentemente, o atraso menstrual acontece. Isso é porque o período de estímulo para ovular demorou mais tempo.

Outro fator que colabora para o atraso menstrual é o ciclo anovulatório. Em todos os ciclos, ovulamos de um dos ovários. Eles alternam em um ciclo o direito, ciclo seguinte o esquerdo. Porém, a natureza fez uma pausa para os ovários e há ciclos em que nenhum deles funcionam! Esses ciclos se chamam ciclos anovulatórios e podem sim atrasar a menstruação. Nesse período, a progesterona está baixa e o estrógeno, alto. Por isso, a mulher deixa de ovular e as fases que citamos acima não existirão especificamente nesse ciclo anovulatório. O atraso menstrual acontece com bastante frequência nesses casos.

Outros fatores externos podem contribuir para um atraso menstrual, como por exemplo o uso de anticoncepcionais. Em mulheres que já fizeram uso da medicação em um prazo curto de tempo ou que deixaram de tomar há pouco tempo podem sofrer atraso menstrual por terem deixado a medicação recentemente3. Tudo depende, claro, do organismo da mulher e de como será a adaptação sem a medicação. Outro fator é se essa medicação é via oral ou via injeção. Sim, o tipo de anticoncepcional pode afetar atrasos futuros do ciclo menstrual você sabia?

Mulheres que tomam anticoncepcional injetável tendem a ter mais ciclos desregulados depois de parar com as aplicações. Por que isso acontece? Porque a medicação injetável é mais concentrada do que a medicação oral. Por isso muitas mulheres têm problemas com ciclos irregulares e atrasos menstruais depois quando decidem parar para engravidar.

Stress, alimentação, falta ou excessos de exercícios também colaboram para um atraso menstrual. Porém, o mais comum e certamente o de maior torcida para uma mulher é a gravidez! Afinal, o atraso da menstruação é o maior sinal de que pode haver uma nova vida a caminho. Um tempo significativo para um teste de gravidez é após o atraso menstrual de cinco dias. Se tiver um ciclo desregulado, dê um tempo de pelo menos 20 dias da relação de risco e só então aconselha-se fazer um teste de gravidez de farmácia ou beta hcg.

Veja também: Ovulação Tardia – Porque e Como Acontece