Fala a verdade, você nunca se preocupou quando o atraso menstrual aconteceu? Pois é, muitas de descabelam preocupadas pela ausência da menstruação em seu período esperado não é? Para mulheres descontroladas no ciclo nem é tanta surpresa assim um atraso menstrual, mas ainda assim ele é motivo para preocupação entre as mulheres, queiram elas ou não engravidar.

Para as tentantes o atraso menstrual é motivo para comemoração! Mas saber quando ele é relevante ajuda a manter a calma e tirar um pouco da ansiedade da espera pelo dia certo de fazer o teste. Normalmente consideramos um atraso menstrual significativamente bom para um teste a partir do 5º dia de quando a menstruação deveria ter vindo. Igualmente para mulheres que não desejam ter filhos ainda mas tiveram uma relação de risco, o 5º dia de atraso é uma boa pedida para um teste. Mas quais são os motivos que podem levar um ciclo menstrual atrasar então?

Motivos do Atraso Menstrual

Na maioria dos casos o motivo para um atraso menstrual além de gravidez é hormonal. O ciclo menstrual é composto três fases distintas:

Algumas mulheres que tem ciclos desregulados podem ter uma demora em iniciar a fase folicular (que estimula o óvulo para o período fértil) e essa é a fase que realmente tem uma mudança de ciclo para ciclo e de mulher para mulher. Umas levam mais tempo para estimular os óvulos e outras tem esse período curto, isso explica a variação de 21 a 45 dias de diferentes tipos de ciclos.

O atraso menstrual pode acontecer pela abstinência da pílula anticoncepcional

O atraso menstrual pode acontecer pela abstinência da pílula anticoncepcional

Normalmente a fase constante é a fase lútea, ela tem em sua grande maioria das vezes a mesma quantidade de dias em todos os ciclos ovulatórios, de 12 a 16 dias. Enquanto mulheres com ciclos regulares tem a ovulação no 12º ou 14º dia em média, mulheres com ciclos irregulares podem ter essa ovulação em qualquer outro dia do ciclo e consequentemente o atraso menstrual acontece, porque o período de estímulo para ovular demorou mais tempo.

Outro fator que colabora para o atraso menstrual é o ciclo anovulatório. Todos os ciclos ovulamos de um dos ovários, eles alternam ciclo o direito, ciclo seguinte o esquerdo. Porém a natureza fez uma pausa para os ovários e há ciclos em que nenhum deles funcionam! Esses ciclos se chamam ciclos anovulatórios e podem sim atrasar a menstruação. A progesterona alta em todo o ciclo não deixaria a mulher ovular e aí as fases que citei acima não existirão especificamente nesse ciclo anovulatório. O atraso menstrual acontece com bastante frequência nesses casos.

Outros fatores externos podem contribuir para um atraso menstrual como por exemplo o uso de anticoncepcionais. Em mulheres que já fizeram uso da medicação em um prazo curto de tempo, que deixaram de tomar há pouco tempo podem sofrer atraso menstrual por terem deixado a medicação recentemente. Normalmente o anticoncepcional pode levar um tempo para sair do organismo, digamos dois a cinco ciclos, até deixar que os hormônios do próprio corpo retomem o controle. Tudo depende claro, do organismo da mulher, da adaptação que terá sem a medicação. Outro fator é se essa medicação é via oral ou via injeção, sim isso afeta atrasos futuros do ciclo menstrual você sabia?

Mulheres que tomam anticoncepcional injetável tendem a ter mais ciclos desregulados depois de parar com as aplicações. Porque isso acontece? Porque a medicação injetável é mais concentrada do que a medicação oral, por isso muitas mulheres têm problemas com ciclos irregulares e atrasos menstrual depois quando decidem parar para engravidar.

Stress, alimentação, falta ou excessos de exercícios também colaboram para um atraso menstrual, porém o mais comum e certamente o de maior torcida para uma mulher é a gravidez! Afinal, o atraso da menstruação é o maior sinal de que pode haver uma nova vida a caminho. Um tempo significativo para um teste de gravidez com após o atraso menstrual de cinco dias, se tiver um ciclo desregulado, dê um tempo de pelo menos 20 dias da relação de risco e ai aconselha-se a fazer então um teste de gravidez de farmácia ou beta hcg.

Veja também: Ovulação Tardia – Porque e Como Acontece

Foto: EUSKALANATO