Posso Fazer o Teste de Gravidez Antes do Atraso?

Dúvida entre muitas tentantes é se se pode fazer o teste de gravidez antes mesmo que o atraso aconteça. Para quem acompanha o Trocando Fraldas, sabe que a minha trajetória como tentante envolveu muitas aventuras no mundo dos testes de farmácia e por isso o conhecimento da área é bem vasto. Algumas vezes por ansiedade resolvemos fazer o teste de gravidez antes do atraso e então tudo pode acontecer com essa decisão. Mas então, posso ou não fazer o teste antes do atraso?

teste antes do atrasoBom, podemos iniciar dizendo que sim você pode fazer o teste de gravidez antes do atraso, mas tem que ter plena consciência que pode ter um resultado impreciso. A grande maioria dos casos de gravidez pode-se ser detectada a partir de cinco dias após a fixação do embrião no endométrio, isto porque o hormônio exclusivo da gravidez o HCG só passa a ser produzido nesta fase.

Sabe-se que a nidação pode acontecer em um prazo de sete a quinze dias após a concepção, por isso fazer o teste no 13º dpo (dia pós ovulação) pode não ser uma boa ideia, pois teoricamente ainda não teria quantidade suficiente para um positivo concreto. Os níveis de HCG tendem a dobrar de 48 em 48 horas então presumo que quanto mais tempo de atraso a mulher aguardar, melhor será o resultado e mais confiável também.

Antes do atraso apenas se recomenda que faça o teste se for o beta HCG quantitativo. Esse teste detecta até mesmo uma mínima quantidade de hormônio presente no corpo da mulher e então presumir que pode haver a gravidez. Quantias abaixo de 5mUI são negativas porém acima deste valor até 25mUi podem indicar uma gravidez inicial. Os valores de positivo variam de laboratório para laboratório, em alguns acima de 25mUi é considerado positivo enquanto outros apenas acima de 50mUi. Mesmo nestes casos, se houver uma quantia superior a 25 ou <25 pode dar uma ponta de felicidade à mulher.

Mas e Quem tem Positivo com Teste de Gravidez Antes do Atraso?

São mulheres sortudas! A maior tendência para quem faz o teste antes do atraso é ter um falso negativo, porém como toda regra há exceções. Algumas mulheres com ciclos mais curtos podem ovular cedo e ter uma implantação rápida, isso quer dizer que o zigoto percorreu o caminho até o útero antes do esperado, de sete a quinze dias e por isso o HCG apareceu antes do atraso. Mulheres com ciclos mais longos também podem ter essa feliz surpresa porém, são casos mais isolados mais raros de acontecer.

Para saber exatamente quando fazer o teste de gravidez é necessário conhecer o ciclo, pode ser através de contagem de dias como a tabelinha ou mesmo com o uso da temperatura basal. Os dpos e fase lútea variam de mulher para mulher, mas giram em torno de 12 a 16. Se passar dos dias costumeiros pode-se fazer o teste antes do prazo aconselhável que são cinco dias de atraso pelo menos. Lembrando que sempre que possível, esperar é a melhor solução.

A esperança de quem tenta engravidar é realmente ter um positivo logo no primeiro teste, algumas vezes feito apenas uma semana após o período fértil. Por isso a quantidade de falsos negativos tem crescido muito nos últimos tempos. A facilidade de se ter um teste onde detecta a gravidez mesmo antes do atraso pode facilitar a vida ou atrapalhar, afinal quem faz um teste antes do atraso pode precisar fazer algum procedimento ou estar muito ansiosa.

Se puder ter um mini estoque de testes de gravidez em casa, dê preferência aqueles de marcas confiáveis como Confirme, Maxtest, Cegontest ou Clear blue. Existem alguns importados de muita sensibilidade como o First Response que detecta quantia mesmo abaixo de 10mUi que é bem pouco hormônio na urina. Foi sortuda de ter o positivo antes do atraso? Então conte para gente como foi aqui nos comentários! Força na peruca e boa sorte nos treinos!

Veja também: Como Fazer o Teste de Gravidez? A Melhor Maneira Para Evitar Erros

Foto: Indi and Rani Soemardjan