Esta é uma dúvida frequente entre tentantes: “posso fazer o teste de gravidez antes mesmo que o atraso aconteça?”. Na expectativa do positivo, muitas vezes não conseguimos aguardar e por ansiedade resolvemos fazer o teste de gravidez antes do atraso, não é mesmo? E será que está tudo bem? Pode fazer teste antes do atraso?

A princípio sim, você pode fazer o teste de gravidez antes do atraso, mas é preciso ter em mente que é bem provável que o resultado seja impreciso. Na grande maioria dos casos, a gestação é detectada somente 5 dias após a fixação do embrião no endométrio, isto porque o hormônio exclusivo da gravidez, o HCG, só passa a ser produzido nesta fase.

Quando Acontece a Nidação

Sabe-se que a nidação pode acontecer em um prazo de 7 a 15 dias após a concepção, por isso fazer o teste no 13º dpo (dia pós ovulação) pode não ser uma boa ideia, pois teoricamente ainda não se teria quantidade suficiente para um positivo certeiro. Os níveis de HCG tendem a dobrar, ou quase isso, de 48 em 48 horas então quanto mais tempo a mulher aguardar em relação ao atraso, mais preciso e confiável será o resultado.

Exame de Sangue Antes do Atraso

Agora, é possível realizar antes do atraso o beta HCG quantitativo, teste que detecta até mesmo uma mínima quantidade do hormônio no corpo da mulher. Quantias abaixo de 5mUI são negativas e acima deste valor até 25mUi podem indicar uma gravidez inicial. Os valores de positivo variam de laboratório para laboratório, em alguns acima de 25mUi é considerado positivo, já em outros, somente acima de 50mUi. No geral, havendo uma quantia superior a 25mUi a probabilidade de positivo é grande.

Mas e Quem tem Positivo com Teste de Gravidez Antes do Atraso?

São mulheres sortudas! A tendência para quem faz o teste antes do atraso é ter um falso negativo, porém como toda regra, há exceções. Algumas mulheres com ciclos mais curtos podem ovular cedo e ter uma implantação rápida, isso quer dizer que o zigoto percorre o caminho até o útero antes do esperado, 7 a 15 dias, e por isso o HCG aparece antes do atraso.

Mulheres com ciclos mais longos também podem ter essa feliz surpresa porém, são casos mais isolados e raros de acontecer. Algumas sortudas conseguem detectar o positivo até mesmo 7 dias antes do atraso, mas realmente é uma exceção.

Quando Posso Fazer o Teste de Gravidez

Para saber exatamente quando fazer o teste de gravidez é necessário conhecer seu ciclo. É possível estabelecer a data através de contagem de dias na tabelinha ou mesmo fazendo uso da temperatura basal. Os dpos e fase lútea variam de mulher para mulher e o indicado é aguardar pelo menos 5 dias de atraso para realizar o teste. Mas se a ansiedade for grande, opte por testes de gravidez de alta sensibilidade e de marcas confiáveis como o teste de gravidez Famivita. Com sensibilidade de 10mUi, ele consegue detectar os níveis de HCG até mesmo 5 dias antes do atraso menstrual.

Lembrando que sempre que possível, esperar é a melhor solução.

A esperança de quem tenta engravidar é ter um positivo logo no primeiro teste, algumas vezes feito apenas 1 semana após o período fértil. Por isso, a quantidade de falsos negativos tem crescido muito nos últimos tempos. A facilidade do alcance ao teste tem seus prós e contras.

Foi sortuda e teve o positivo antes do atraso? Então conte para gente como foi aqui nos comentários! Força na peruca e boa sorte nos treinos!

Dúvidas das Leitoras:

Quantos dias antes do atraso posso fazer o teste de gravidez?

Poder, a mulher pode quantos dias antes do atraso quiser. Desde que tenha ciência que pode ter um resultado nada confiável e com grandes chances de erro. Por isso, a maioria dos testes indicam a realização somente após constatação do atraso menstrual. Já o exame de sangue quantitativo pode ser realizado antes do atraso por detectar e determinar a presença do hormônio em níveis bem baixos.

Tenho ciclo desregulado, quando fazer o teste de gravidez?

Para mulheres que possuem ciclo desregulado, é mais difícil detectar e determinar o atraso menstrual, portanto é mais fácil seguir os sinais que o corpo dá. Se está sentindo sintomas como sensibilidade nos seios e náuseas pode ser sinal de gestação, então faça o teste de gravidez para confirmar.

Dica importante: para quem está tentando engravidar, usar testes de ovulação para descobrir o dia mais fértil é muito importante. Veja, a mulher tem apenas 1 chance por ciclo para engravidar! Por isso, saber o dia em que a ovulação irá acontecer otimiza as chances. Indico aqui para vocês o teste de ovulação Famivita.

Veja também: Como Fazer o Teste de Gravidez? A Melhor Maneira Para Evitar Erros

Foto: Indi and Rani Soemardjan