A menopausa, assim como o início da menstruação, é um período pelo qual todas as mulheres passam. Se ainda não passaram, vão chegar lá. É natural. Porém, muitas pessoas acreditam que essa seja por si só uma fase completa de transformação, o que não é verdade. A menopausa faz parte do climatério, fase da vida de uma mulher em que ela deixa de ser fértil. E o climatério possui outras fases, como a pré-menopausa. Mas o que ela é exatamente? Quais os sintomas que ela apresenta? Como alivia-los? Iremos responder essas e outras questões no texto de hoje. Confira!

O que é a Pré-Menopausa?

A pré-menopausa pode ser considerada um período de transição entre a fase fértil e a não fértil da vida de uma mulher. É uma fase do climatério e costuma durar mais ou menos 10 anos. Quando chega ao seu fim, se inicia a fase da menopausa, quando ocorre a falência dos ovários. A pré-menopausa costuma ter início mais ou menos aos 35 anos de idade, dando alguns sinais durante todo o período em que ela ocorre. Porém, é possível que algumas mulheres tenham o início da pré-menopausa mais cedo, por volta dos 32 ou 33 anos. Cada organismo possui uma resposta diferente às transformações pelas quais passa. Por isso, mesmo que você apresente sinais da pré-menopausa antes dos 35, não é motivo para se preocupar.

Sintomas da Pré-Menopausa

E já que falamos sobre os sinais que a pré-menopausa pode dar, vamos falar aqui sobre quais são os principais sintomas para que você saiba como identifica-los. Eles são:

  • Alterações constantes na menstruação. Em alguns meses ela virá normalmente, em outros não. Além disso, o período costuma ficar mais curto, além de haver um maior intervalo entre as menstruações. É o que se costuma chamar de “falha da menstruação;
  • Diminuição da libido;
  • Alterações de humor;
  • Dificuldades para dormir.

É claro que todos esses sintomas não aparecem de uma vez. Porém, é importante ficar atenta a eles para perceber que seu corpo está passando por mudanças.

É necessário um Tratamento?

Existe uma grande dúvida sobre se um tratamento para a pré-menopausa, ou mesmo para a menopausa, realmente é necessário. A resposta é que isso depende. A verdade é que cada mulher apresenta níveis diferentes desses sintomas. Muitas delas passam tranquilamente pode todos eles, enquanto outras sofrem mais com as alterações de humor e problemas com menstruação, por exemplo.

Por isso, o mais indicado é que um tratamento seja feito quando esses sintomas atrapalham sua vida de alguma forma. Enquanto eles não forem um grande incômodo, não há porque se preocupar, mas a partir do momento em que você se sentir impossibilitada de realizar alguma tarefa do seu dia a dia ou mesmo dificuldades para isso, é hora de procurar ajuda.

 mulher pre menopausa

Como aliviar os Sintomas?

Existem muitas formas de aliviar os sintomas da pré-menopausa sem precisar alterar drasticamente sua vida ou realizar tratamentos com remédios. Algumas das principais formas são:

  • Alimentação
  • Prática de Atividades Físicas
  • Cuidados Estético

Vamos falar sobre cada uma delas separadamente e mostrar como elas podem te ajudar.

Alimentação

Manter uma alimentação saudável é uma ótima forma de amenizar os efeitos que a prémenopausa pode ter. Evitar bebidas que possuam muita cafeína e álcool, por exemplo, é uma boa estratégia. Tomar bastante água por dia também pode ajudar muito nessa fase, além de optar por alimentos com bastante cálcio, como peixes e legumes. Melhorar sua alimentação não só vai ajudar a amenizar sintomas da pré-menopausa, mas também será positivo em diversas outras esferas da sua vida.

Prática de Atividades Físicas

Assim como manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas regularmente também faz bem para a saúde e ajuda a amenizar os efeitos da pré-menopausa ao mesmo tempo. É claro que não se deve exagerar nem realizar atividades que exijam demais do seu corpo. Mas manter certa regularidade com certeza vai ajudar a ter noites de sono mais tranquilas e a sentir menos o peso da pré-menopausa.

Cuidados Estéticos

A pré-menopausa causa certas alterações no humor da mulher. Além disso, a pré-menopausa, em muitos casos, engorda. Como consequência disso, você pode sofrer com baixa autoestima, por exemplo. Por isso, ter certos cuidados estéticos com o cabelo, as unhas e a pele, ajuda a mulher a se sentir bonita e bem consigo mesma, o que diminui os efeitos que essas alterações no humor possuem.

Diferença entre Pré-Menopausa e Menopausa Precoce

Muitas pessoas se confundem ao falar de pré-menopausa e menopausa precoce, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Entender a diferença entre as duas é crucial, pois são quadros diferentes e que exigem tratamentos distintos.

Enquanto a pré-menopausa configura o período de transição do corpo da mulher até a chegada da menopausa, a menopausa precoce é já o período final em si acontecendo em uma idade mais jovem do que era esperado. A confusão ocorre exatamente porque esses dois fenômenos tendem a acontecer em mulheres com mais ou menos a mesma idade. Ainda assim, são coisas diferentes e devem ser tratadas como tal.

A pré-menopausa não é motivo de preocupação, muito menos de alarde. Trata-se de uma fase natural em que determinados sintomas irão aparecer e, possivelmente irão se agravar com o passar dos anos. Ainda assim, é importante saber o que ela é, quais são os sintomas que ela apresenta e o que você pode fazer para continuar mantendo uma vida normal e saudável mesmo com todas essas transformações. A forma como você encara essas fases em sua vida diz muito sobre como sua vida pode ser encarada também. Tome uma atitude positiva quanto a isso e receba a pré-menopausa da forma como parte do que você é. Isso com certeza vai te deixar mais leve e pronta para encarar as próximas fases que virão.