A gravidez é uma fase na vida da mulher que geralmente vem acompanhada de muitas dúvidas. Desde as mais simples como mudanças no humor e no corpo, até as mais complexas sobre a saúde do bebê e a alimentação correta para cada semana de gestação.

Todas essas dúvidas são comuns e precisam ser muito bem esclarecidas não só para a gestante saber o que está acontecendo com seu corpo, mas também para ela ficar mais esclarecida e, consequentemente mais calma sobre a gravidez.

Dentre todas essas, uma das dúvidas que nem sempre vem acompanhada de respostas fáceis é sobre a pressão vaginal na gravidez. Por que ela acontece e o que ela quer dizer são algumas das questões que trataremos no texto de hoje.

Causas da Pressão Vaginal na Gravidez

Uma mulher normalmente sente a pressão vaginal durante a gravidez por conta do aumento do peso do bebê dentro de sua barriga. Isso acontece porque, com o crescimento dele, os seus órgãos vão sendo literalmente comprimidos dentro do corpo, o que faz com que a pressão neles aumente.

Muitos outros órgãos acabam também refletindo sintomas por conta dessa pressão, mas a vagina especialmente acaba gerando preocupação, até mesmo por ser uma das partes mais sensíveis no momento.

Essa pressão tende a crescer durante as últimas semanas, quando o bebê já está se preparando para nascer e a barriga “desce”. A pressão fica muito mais forte quando a mulher está em trabalho de parto e até mesmo por isso, muitas acabam achando que ela é um sinal de que o bebê irá nascer. Mas será que é isso mesmo?

Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida 4 anos depois do 1°!
"Lutei quase 4 anos para engravidar de novo! Saiba o que mudou a minha história." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!

Pressão Vaginal na Gravidez Significa Trabalho de Parto?

Com todas as informações dadas aqui, é importante afirmar que a pressão vaginal na gravidez pode indicar sim trabalho de parto, mas não significa necessariamente isso. É importante frisar isso porque muitas vezes mulheres acabam achando que estão perto de ter o bebê apenas por conta desse sintoma, que não indica necessariamente trabalho de parto.

Por isso é importante manter a calma e saber que existem muitos outros sintomas que indicam se é hora ou não de você ir para a maternidade, como as contrações constantes e o rompimento da bolsa, por exemplo.

É muito comum que sinais falsos façam com que mulheres acabem indo para o hospital antes da hora do nascimento, sobretudo as que estão mais ansiosas, também por isso manter a calma e analisar os fatos mesmo em momentos de tensão, é muito importante.

A Pressão pode significar Algo Ruim?

Não há indícios de que isso pode significar algo ruim, nem para a mulher e nem para o bebê. A pressão vaginal na gravidez, na verdade, é algo muito comum, principalmente no último trimestre, quando o bebê está se preparando para nascer.

O que devemos esclarecer aqui é que essa pressão pode vir acompanhada de certos tipos de dores que podem acabar incomodando muito uma gestante.

Nesse caso, o mais recomendado é que se visite um médico afim de encontrar uma solução para aliviar a dor que a mulher está sentindo. Pode ser um sinal de trabalho de parto ou um sinal de falso trabalho de parto, que também pode causar dores e confundir a mulher.

Nessa fase da gravidez, é muito comum se sentir desconfortável e que as dores apareçam, mas não sinta medo de ir ao médico, mesmo que os exames indiquem que está tudo bem com você. Quando sua saúde está em jogo e, principalmente, a do seu bebê, todo cuidado é pouco.

Como Saber se é Hora de ir Para a Maternidade?

Como já dissemos anteriormente, a pressão vaginal sozinha não indica trabalho de parto, ainda que ela possa ser um dos indícios que ele está ocorrendo. Para saber se você realmente deve ir para a maternidade, existem outros sintomas que devem ser observados, como:

  • Cólicas muito fortes
  • Contrações regulares com intervalos curtos
  • Dilatações
  • Pressão vaginal forte
  • Perda do tampão mucoso

Percebeu como a pressão vaginal é apenas um dos sintomas do trabalho de parto? Talvez nem todos eles apareçam ao mesmo tempo, mas é o conjunto da maioria deles que indica se é realmente hora de ir para a maternidade ou não. Nesse momento, a mulher já deve estar preparada com tudo o que precisa para o nascimento do seu filho.

Mantenha a calma, pode não ser nada!

Sentir dores nunca é algo bom ou que vai fazer alguém achar que está tudo bem. O que se deve fazer para manter a calma nesse momento, é saber que nessa fase da gravidez algumas
dores e sintomas como a pressão vaginal são comuns. Aquelas que não sabem disso podem acabar ficando desesperadas, achando que há algo de errado com o seu bebê ou com elas mesmas.

É importante manter a calma e sempre se manter informada sobre todos os aspectos que envolvem a gravidez para que coisas desse tipo não aconteçam. Ainda assim, se a dúvida e as dores persistirem, é sempre bom visitar o seu médico, nem que seja para saber que está tudo bem com você e com o seu bebê.

Dentre todas as dúvidas existentes sobre a gravidez, as questões sobre pressão vaginal talvez possam gerar algumas outras dúvidas e confundir ainda mais as mulheres. Por isso é tão importante pesquisar e saber sobre todas as fases da gravidez, principalmente as que envolvem o trabalho de parto, já que esse é um momento crucial, que possui uma mistura de ansiedade, medo, esperança, dor e todos os aspectos físicos que citamos aqui.

No geral, a pressão vaginal na gravidez é só um sinal de que a hora do parto está chegando e esse sintoma não costuma trazer nenhum aspecto negativo. Nunca deixe de pesquisar e saber mais sobre o seu corpo, isso vai te fazer ficar mais tranquila e relaxada para momentos importantes como o parto.

Veja Também: Sinais de Que é Hora de ir Para a Maternidade
Foto: Daniel Lobo