E o sonho da primeira gravidez finalmente acontece. Mas e agora? O que fazer logo após descobrir que o positivo finalmente chegou? Bom, em primeiro lugar respirar fundo e processar o que realmente está acontecendo, pode parecer bobo dizer isso, mas só passando por esse momento de “choque” inicial para saber do que realmente estou falando.

Após isso, superado o susto e a felicidade, é hora de contar para o marido/companheiro/namorado, e tem algumas formas bem criativas de fazer isso e anunciar a chegada do bebê para os papais!

Primeiros Passos da Gestação

Após todos notificados os primeiros passos são simples, marcar uma consulta com o ginecologista obstetra da sua confiança. A primeira gravidez é cercada de alguns cuidados, entre eles estão os exames de sangue, esses são feitos em jejum e todos para prevenir e tomar alguns cuidados na gestação. Esses são:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
  • Hemograma completo
  • HIV
  • Sifilis
  • Toxoplasmose
  • Rubéola
  • Sifilis VDRL
  • Hepatite B e C
  • TSH e T4 total
  • Urina Tipo 1
  • Glicemia
  • Ultrassom

Parecem ser tantos, mas são todos para constatar a saúde da mamãe nesse momento especial. Agora já com as guias todas em mãos, é hora de saber como está tudo na primeira gravidez e partir para o pré natal.

Para Que Servem Esses Exames na Primeira Gravidez?

Os exames de sangue são muito importantes na primeira gravidez, ele pode apontar algum problema e caso seja necessário, a mulher pode começar um tratamento para prevenção de más formações do feto e também medicações contra HIV e sífilis se for positivo para tal.

Algumas dessas doenças como toxoplasmose e rubéola são necessários para saber se a mãe já teve ou é imunizada contra a doença e ser orientada a precauções para evitar o contágio. No caso da toxoplasmose se pega em contato com fezes de gatos, e rubéola por pessoas contaminadas, nenhuma das duas doenças são perigosas para os adultos mas podem se tornar um risco a formação do bebê então, todo cuidado é pouco.

Vídeo Explicativo

Hemograma

O hemograma é eficiente e pode detectar alguma anemia ou infecção que a gestante possa ter. O exame de glicose é para estabelecer se os níveis de glicemia da grávida estão ok ou se há algum risco de diabetes gestacional na primeira gravidez ou nas demais.

Além disso, o hemograma também serve para identificar o tipo sanguíneo da mãe, assim verifica-se a necessidade de tomar a vacina do combs indireto (cariotipo positivo ou negativo). Mulheres soropositivas com HIV podem transmitir para o feto na gestação, então é preciso fazer parte dos exames iniciais da primeira gravidez para tratamento com medicação especifica.

Ultrassom

Exames de sangue feitos, agora é hora do ultrassom da primeira gravidez! As imagens sempre deixam a mamãe maravilhada e também muito feliz em poder ver o feijãozinho crescendo e dependendo do estágio ou semanas que a primeira gravidez esteja, será possível ver os batimentos cardíacos do bebê, isso lá para 6, 7 semanas de gravidez.

Não se deve fazer a ultrassom antes desse prazo pois pode não haver tempo hábil para o crescimento do bebê ou a gravidez não bater com a data da ultima menstruação. A primeira ultrassom da gravidez é a que realmente vai mostrar a idade gestacional correta.

Alguns exames também podem fazer parte desses procedimentos iniciais da primeira gravidez, como o Papanicolau, que serve para detectar células que podem causar alguma infecção ou outras doenças como células possivelmente cancerígenas. Vários outros exames serão feitos ao longo da gravidez, esses são os primeiros que uma recém grávida deve fazer então saiba que:

“Um pré natal bem feito seja na primeira gravidez, segunda ou décima é uma gravidez bem acompanhada e muito saudável.”

Veja também: Vacinas na Gravidez- Quais as Principais a Tomar

Foto: TipsTimesAdmin