Toda menina quando chega aos 8, 9 anos de idade já começa a entender algumas mudanças no corpo das mulheres, principalmente observando sua mãe. É natural a menina nessa faixa etária ficar ansiosa pela espera da sua primeira menstruação, de como vai ser e o que sentirá, mas é normal ela ocorrer dos 9 aos 16 anos de idade, sendo mais normal pelo desenvolvimento aos 12 anos.

A primeira menstruação também conhecida pela medicina como menarca, pode ocorrer precocemente aos 8 anos de idade, por alguns fatores hormonais da menina e segundo informação de alguns especialistas , a alimentação e a rotina de vida também podem antecipar esse período.

O corpo vai apresentando alguns sinais informando que a primeira menstruação está se aproximando, claro que é impossível saber a data correta, pois ela simplesmente acontece. Os sinais são para mostrar que seu corpo esta se preparando, se desenvolvendo e amadurecendo sexualmente.

Por isso é essencial que mães de meninas conversem e expliquem sobre essa etapa da vida da menina e o que ocorrerá posteriormente. Após a primeira menstruação, a menina já poderá engravidar e também adquirir doenças sexualmente transmissíveis, portanto cuidados deverão ser redobrados e aconselhamentos também.

Sinais que a Primeira Menstruação esta Chegando

Sinais da TPM (tensão pré-menstrual) também ocorrem com as meninas que estão próximas a ter a primeira menstruação, passando por um período de irritabilidade, emoções a flor da pele e muita ansiedade, isso porque seus hormônios estão transbordando.

Um dos sinais que a primeira menstruação esta chegando é a cólica

Aumento dos seios e sensibilidade – Um dos sinais mais evidentes que esta entrando na puberdade é o crescimento dos seios, causando uma sensibilidade muito grande. É normal os seios crescerem desigualmente, ocorrendo de um ficar maior que o outro por um período. É aconselhado a menina utilizar sutiãs de bojo nessa fase que dão maior sustentação, proteção e conforto aos seios.

Crescimento de Pelos no corpo – Outro sinal evidente é o crescimento de pelos pubianos e axilas, que normalmente ocorrem após o início do crescimento dos seios. No início os pelos se apresentam finos e macios, mudando as características após o desenvolvimento do corpo da menina.

Corrimentos – Um sinal que deve ser acompanhado com cuidado é o corrimento, pois é natural ocorrer corrimentos esbranquiçados ou amarelados no período que antecede a primeira menstruação normalmente 6 meses antes de ocorrer eles começam a surgir. Ele poderá apresentar um aumento considerável na semana que ocorrerá a primeira menstruação, portanto vale observar para se preparar ainda mais para esse momento.

Existe uma variedade de opções de absorventes externos e internos

Esses são sinais que normalmente vem seguido de cólicas e alterações no humor e podem ser aliviados com alguns remédios de fácil acesso que trazem alivio ate que imediato. Transformações no corpo também ocorrerão além do aumento dos seios e do crescimento dos pelos pubianos, os quadris irão se alargar tornando o corpo de menina cada vez mais como de uma mulher.

Quando ocorrer a primeira menstruação, o ciclo será de em média 3 a 8 dias e se apresentará de cor escura ou marrom, e deverá surgir novamente após 30 dias. Não é regra a menina ter um ciclo regulado, pois no primeiro ano de seu ciclo menstrual é natural apresentar variações no ciclo, se normalizando naturalmente com o passar do tempo.

O ideal é estar preparada e saber preparar sua filha para esse momento, sem muita ansiedade e muita exposição, já que meninas são mais reservadas com esse assunto. Leve-a para mostrar a variedade e opções de absorventes e como deve utiliza-los, esse momento mais do que nunca ela precisará que você esteja ao lado orientando-a.

Como tudo se trata de um mundo novo, ensinar como usar o absorvente e todos os cuidados de higiene também são essenciais. Qualquer que seja a escolha do absorvente a ser utilizado não se deve passar por um período superior a 3 horas com o mesmo.

Vale alertar para que carregue sempre em sua bolsa ou mochila 2 ou 3 absorventes para troca além de uma calcinha para caso seja necessário em “acidentes” onde suja a roupa.

Caso sua filha ainda seja muito nova para ter a primeira menstruação e os sinais de que ela esta por vir são bem evidentes, você pode conversar com o pediatra. Existe a possibilidade de atrasar a menarca visando o crescimento ósseo adequado, onde injeções de hormônios são aplicadas mensalmente. As injeções devem ser dadas até que o momento certo da menstruação ocorrer chegue!!

Veja também: O que é menstruação? Dúvidas e Transformações

Foto: Esther Simpson, SCA Svenska Cellulosa