Esse momento é único! Após 6 meses de aleitamento materno exclusivo ou 4 meses de aleitamento artificial, os primeiros alimentos que não o leite começam a ser introduzidos no dia a dia do bebê. A primeira papinha é um marco do crescimento do bebê e com certeza irá proporcionar uma careta sem igual na primeira colherada ou gosto diferente que ele provar.

Momento da Introdução Alimentar – Sucos

A introdução de novos alimentos são orientados pelo pediatra do bebê, segundo a organização mundial de saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês e então outros alimentos devem ser apresentados ao bebê. O primeiro passo para essa transição são os sucos. Normalmente os sucos mais utilizados são:

  • Laranja lima
  • Maçã
  • Cenoura
  • Mamão
  • Melão
  • Beterraba

Sucos de legumes? sim! Esses são ricos em vitaminas e podem dar um ponta pé para a primeira papinha além de serem excelentes. Fazer o suco é muito simples, a maioria se trata de bater com água filtrada no liquidificador, ou no caso da laranja, espremer e sempre coar para bebês menores do que 7 meses. Sucos devem ser oferecidos assim que feitos, as vitaminas devem estar presentes em sua quantia integral quando oferecido ao bebê.

Papinhas Doces

O segundo passo para a introdução alimentar do bebê são as papinhas doces. Essas podem ser de frutas mais comuns. Mas claro que as cítricas devem ser evitadas ao máximo, tanto por não caírem bem para o bebê quanto pelo gosto ácido que o bebê pode rejeitar facilmente. Banana prata, banana maçã, maçã, pera, mamão, melão e outras várias podem fazer o gosto do bebê já que o alimento mais doce pode agradar mais o paladar.

Papinha Salgada

O terceiro e último passo é a introdução da primeira papinha salgada. Essa papinha salgada deve ser feita com um alimento por vez para verificar a aceitação do bebê. Inicialmente pode ser feita com batata, cenoura, mandioquinha ou batata baroa, inhame e posteriormente pode ser acrescentado mais alimentos em conjunto.

Dica Para a Primeira Papinha

Uma boa dica é oferecer a papinha para o bebê na primeira semana cada dia de um sabor e ver o que mais agrada. Na segunda semana uma papinha mais diversificada pode começar a ser oferecida. Segue uma receita de papinha salgada:

  • 1 batatinha
  • 1 pedaço de abóbora tipo moranga
  • Meia cenoura
  • 2 folhas de espinafre
  • 2 lasquinhas de peito de frango
  • Cebola e sal ou sal marinho

Modo de Preparar

Com um fio mínimo de azeite frite o frango, a cebola. Em seguida coloque os vegetais e cubra com água filtrada. O sal deve ser acrescentado com moderação ou mesmo não incluso, vai do gosto da mãe e orientação do pediatra.

A carne deve ser retirada antes da sopa ser amassada, peneirada ou batida. Carne para o bebê somente após os 11 meses. A primeira papinha pode ser passada pela peneira ou batida no liquidificador ou mixer, embora alguns especialistas orientem a nunca passar pelo liquidificador.

A mastigação deve ser incentivada desde cedo. O método BLW é uma boa prova que bebês não engasgam com tanta facilidade, esse método consiste da alimentação do bebê pelas próprias mãozinhas.

Conheça Mais Sobre o Método BLW.

Dicas para lavar os alimentos tanto do suco quando da papinha – Lavar com critério todas as frutas ou legumes a serem extraídos o suco ou para a primeira papinha. Uma esponja especifica para essa finalidade pode ser bem útil. Lave os alimentos com esponja livre de químicas somente com água corrente, isso é muito importante.

Experiência de Leitora

Veja a seguir as dicas e o depoimento da Daiane Stachanczyk 25 anos e mamãe da Melissa de 7 meses, leitora do blog que conta a sua experiências com a primeira papinha do seu bebê.

Trocando Fraldas: Seu bebê foi amamentado ao seio exclusivamente ou teve introdução de fórmulas?
Daiane: Não. Incluímos o L.A. quando a Melissa tinha 4 meses, ela acordava mt durante a noite e não ganhava peso de forma alguma e está foi a solução que achamos junto com o pediatra dela.

Trocando Fraldas: Quando o bebê teve seu contato com o primeiro alimento que não seja leite?
Daiane: Aos 5 meses, por conta do pouco peso foi indicado pelo pediatra introduzir outros alimentos.
Bom dia Patricia!

Trocando Fraldas: Qual o primeiro alimento sólido que o bebê provou, tanto doce como salgado?
Daiane: O doce foi banana, e salgado foi papinha de frango com cenoura e mandioquinha.

Trocando Fraldas: Sucos, qual foi a primeira fruta que ele provou? Qual ele mais gosta hoje em dia?
Daiane: O primeiro suco de frutas foi laranja lima, ela adorou e continua sendo seu preferido.

Trocando Fraldas: O bebê já come comida normal ou ainda come papinhas?
Daiane: Ela já come comida normal por opção dela, quando completou 7 meses começou a recusar a papinha, tentamos a comida normal e foi.

Trocando Fraldas: Conte uma breve experiência engraçada ou marcante com a papinha do bebê.
Daiane: Melissa aprendeu a assoprar e a graça foi assoprar a comida, ela se divertia muito com isso, nós nem tanto.

Trocando Fraldas: Uma receita de papinha para mamães que vão começar a introduzir alimentos para o bebê.
Daiane: 2 mandioquinhas, meia cenoura, folhas de espinafre, 1 filé de frango em cubos, alho, cebola e azeite. Refogue a cebola e o alho no azeite, frite o frango, coloque a mandioquinha e a cenoura, quando estiverem quase cozidas coloque o espinafre, depois de cozido passo no mixer para diminuir os pedaço.

Veja também: Desmame – Quando e Como Pode ser Feito?

Foto: dah007

_

Caixa de Informações Chave:

  1. A primeira papinha é um marco do crescimento do bebê e com certeza irá proporcionar uma careta sem igual na primeira colherada ou gosto diferente que ele provar.
  2. A introdução de novos alimentos são orientados pelo pediatra do bebê, segundo a organização mundial de saúde, o aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês.
  3. Fazer o suco é muito simples, a maioria se trata de bater com água filtrada no liquidificador, ou no caso da laranja, espremer e sempre coar para bebês menores do que 7 meses.
  4. O segundo passo para a introdução alimentar do bebê são as papinhas doces. Essas podem ser de frutas mais comuns.
  5. O terceiro e último passo é a introdução da primeira papinha salgada. Essa papinha salgada deve ser feita com um alimento por vez para verificar a aceitação do bebê.