O pente é usado para retirar restos do parto ainda na maternidade.

Aí nasce aquela coisinha tão esperada e molinha. Dá até medo de pegar no colo de tão delicado que um recém-nascido é! Mas ele precisa ser alimentado e tomar banho certo? Como será o primeiro banho na maternidade e também como se preparar para dar o primeiro banho em casa? Será que bebê de alguns dias pode tomar banho no balde? Inicialmente podem surgir diversas duvidas! Inclusive em quem tem mais experiência com crianças pequenas. Parece que as coisas mudam muito rápido e até as técnicas diferenciam com o passar do tempo.

Várias técnicas surgiram, porém as mais antigas persistem em alguns lugares, afinal, cada maternidade tem um profissional que acha determinada técnica correta. Mas será que o primeiro banho pode ser dado dos pés à cabeça? Será que é preciso lavar a cabeça do bebê separadamente ou posso dar o banho da forma que a minha mãe estava acostumada a dar em seus filhos? Vamos desvendar!

Assim que o bebê nasce, ele é limpo por uma enfermeira ainda na sala de parto, independente se o nascimento aconteceu por vias normais ou cesarianas. O bebê que acabou de sair da barriga da sua mãe nasce úmido e envolto por uma camada de gordura que o protege da água que está diretamente em contato com sua pele.

O vernix não deve ser retirado da pele do bebê neste primeiro momento. Aliás, ele é resistente! Se forçar a sua saída, esfregando, pode-se machucar severamente o bebê. É recomendado que a camada gordurosa seja retirada ao longo dos dias de forma gradual durante o banho. Quando vemos esses vídeos de parto na internet e nos deparamos com essa cena, é na verdade eles secando o bebê para que ele não sinta frio.

O primeiro banho na maternidade pode não ser como a mamãe imaginou. Alguns hospitais optam por não dar banho no bebê com banheira, bacia ou chuveiro. Alguns optam por um “banho” com panos umedecidos. Um procedimento comum no primeiro banho é a retirada da sujidade de restos do parto da cabeça do bebê. Com um pente fino, porém firme, água e sabão ou óleo de bebê, a enfermeira encarregada de dar o primeiro banho na maternidade, retira com delicadeza os restos dos fios de cabelo e couro cabeludo. Essa sujeira é parte placenta ou sangue que estavam dentro da bolsa amniótica.

O primeiro banho é dado após o tempo de adaptação do bebê fora da barriga da mamãe. Normalmente cerca de 3 horas após o nascimento e ficar na estufa apropriada para o pós-nascimento. Esse procedimento evita o choque térmico e facilita a adaptação ao novo ambiente onde ele está. É claro que o banho da maternidade não é igual ao dado em casa, além de ter muito mais experiência, está tudo na mão, adaptado pra isso. Quanto ao carinho pode não ser a mesma coisa, mas dependendo do profissional que se encarregar dessa tarefa, será feito com muito amor e vale à pena que seja filmado pelo papai ou quem puder acompanhar o parto na maternidade.

O Primeiro Banho em Casa

O primeiro banho em casa pode ser um desafio! Nem tanto se você for mãe experiente mas ainda sim desafiador. Sabe o choro do bebê na hora do banho? Este pode assustar e muito a quem estiver na missão de dar o primeiro banho. Assim como muitas mulheres, a primeira vez aqui em casa foi executada pela vovó! Nada melhor do que mãos experientes! Mas e para quem não tem essa oportunidade? Como dar o primeiro banho? Siga as instruções:

  • Separe a roupa, fralda e tudo o mais que for precisar (roupas, toalhas, sabão, pomada anti assaduras, algodão, cotonete, álcool 70%, pente e escova)
  • Prepare a água do banho a temperatura de 36,8 a 37,5. Essa temperatura é a ideal para o banho do bebê. Lembre-se sempre de colocar a água fria antes de colocar a água quente se for preparar o banho temperando a água sem chuveiro.
  • Antes de qualquer coisa lembre-se de fechar portar e janelas. Após, dispa o bebê e verifique se na fralda há algum elemento a mais do que o xixi! Se houver, limpe com lenços umedecidos ou algodão molhado. Limpe bem antes de banhar o bebê.
  • Alguns locais ensinam a lavar em primeiro lugar a cabeça do bebê e após secar, dar o banho no corpo. Isso é uma escolha que a mamãe deve fazer. Se optar pelo banho completo de uma só vez, vale lembrar que deve-se começar pelo rosto do bebê.
  • Lave os olhos em primeiro lugar, com algodão de fora para dentro. Um pedaço de algodão para cada olho. Em seguida lave o rosto do bebê apenas com água.

 

  • A cabeça pode ser lavada em todo banho, sempre com sabonete apropriado, dos pés à cabeça ou shampoo de bebê. Uma dica primordial é ter um adaptador para os frascos que se usará nos banhos. Lembre-se que terá que segurar o bebê com uma mão apenas e apertar é mais fácil que virar o frasco. Esse malabarismo pode ser facilitado com um desses vidros de sabão liquido de lavabo.
  • Para apoiar o bebê com segurança, passe o seu braço ao redor das costas do bebê e segure na axila do outro braço. Vale ressaltar que o bebê pode chorar bastante por medo de cair. Ele se sente inseguro com a ausência de roupas. Uma das provas disso é que ele deverá segurar a mão, agarrar a roupa ou qualquer pano, objeto que está ao seu alcance.
  • Lave o pescoço, axilas, genitais e umbigo do bebê sem medo. Ele não sentirá nada e até gostará da sensação. Não se esqueça de virar o bebê de costas. Ele certamente parará de chorar de chorar. Essa posição dará segurança ao bebê e é a parte que ele mais irá gostar.
  • Após o banho, envolva o bebê na toalha macia, de preferência toalha fralda. Enxugue com cuidado e cada dobrinha. Vista o bebê começando pela fralda e não esqueça de cuidar do umbigo colocando álcool 70%. Termine de colocar a roupinha, limpe as orelhas e narinas com cotonete. Em seguida penteie.

Pronto! Seu bebê estará cheirosinho e pronto para mais uma mamada e soneca. Lembre-se que imprevistos podem acontecer! Bebê fazer cocô na água do banho, fazer xixi na mamãe, molhar a roupa de xixi… Esteja calma para lidar com essas surpresinhas e saiba que no futuro próximo irá rir de tudo isso. Também evite dar banho no bebê logo após a mamada. Isso poderá fazer com que o refluxo aconteça, então melhor evitar. Faça do momento do primeiro banho, um clima agradável e aproveite cada segundo, pois, passa muito rápido!

Veja também: Cuidados com o Umbigo do Bebê – Trocando Fraldas no YouTube

Foto: Selbe <3