O bebê está crescendo, sua fisionomia está mudando e seus cabelos começam a mudar a tonalidade e forma dos fios. Com o passar dos meses é chegada a hora de aparar as madeixas e fazer o primeiro corte de cabelo do bebê.

É normal termos insegurança de como ele reagirá. Será que vai chorar? Será que vai se divertir? Mas o jeito é encarar uma das primeiras aventuras do bebê e dos papais.

Guardar a Primeira Mecha de Cabelo

Um costume muito antigo e que vem se arrastando até a atualidade, é o hábito de guardar pertences do bebê como lembrança. E um dos itens da caixa de preciosidades dos papais está a primeira mecha do cabelo do bebê, como lembrança do primeiro corte de cabelo.

Quando Fazer o Primeiro Corte de Cabelo do Bebê?

Se a sua dúvida é qual a idade certa para começar a cortar o cabelo do seu filho, a resposta é: não tem uma idade adequada, até porque tudo depende da proporção e quantidade de cabelo do bebê. Claro que também vai depender da necessidade e do incomodo, como em casos que o cabelo já está atrapalhando a visão caindo em cima dos olhos.

Aonde Levar o Bebê Para Cortar o Cabelo?

Outra dúvida bem comum dos papais é aonde levar? Temos que concordar que até para nós adultos é uma decisão difícil de tomar e escolher o melhor lugar para confiarmos nossos cabelos, não é mesmo? Imagine para ser responsável pelo primeiro corte de cabelo do nosso filho?

O ideal é levar em um salão de confiança, de preferência que já conheça o profissional e que tem certeza que terá paciência e cuidado, além de muito carinho para realizar esse marco tão importante. Existem locais apropriados e especializados também para corte infantil.

Esses locais costumam oferecer opções bem atrativas para garantir que a criança se divirta, sem tensão alguma. Cadeiras em forma de avião, carro ou até mesmo um ambiente bem colorido e descontraído com direito a diploma com a primeira mecha enquadrada.

Se optar pelo salão com o profissional que está acostumada a cortar seus cabelos, marque uma hora com antecedência, de preferência quando tudo estiver mais calmo e tranquilo e o profissional mais disponível para fazer tudo com muita calma.

Para melhorar a situação e deixar o bebê mais tranquilo, leve um brinquedo ou um boneco preferido do seu bebé para brincar e tirar a atenção do momento. Se o bebé se sentir seguro, a pressão é menor para todos, mais fácil para fazer o corte e terminar rapidamente.

Um ponto importante que deve ser observado para a escolha do local a fazer o primeiro corte de cabelo do bebê é a higiene do salão assim como os objetos utilizados na ação do corte. Se o salão não for suficientemente limpo e conservado, o bebê pode ter contato com fungos e desenvolver até alguma dermatite.

Quando Repetir o Corte?

A frequência de cortes é muito relativa e vai depender muito do crescimento dos cabelos, assim como o corte escolhido. Os profissionais aconselham que seja realizado um corte a cada 3 meses, para estruturar, ajudar a crescer e fortalecer o cabelo.

Vale alertar que logo depois do primeiro corte de cabelo do bebê, as mechas podem começar a mudar. Cabelos cacheados podem perder a forma dos cachos, cabelos mais claros começarem a escurecer e isso tudo faz parte das mudanças e da transição de crescimento do bebê.

Gel e Penteados Para Bebê

Além do corte de cabelo, penteados modernos encantam os papais de bebês cabeludos. Hoje em dia podemos contar com a ajuda de muitos itens e gel para os penteados de bebê e deixálos ainda mais lindos.

Aqui daremos algumas dicas sobre o uso do gel no cabelo das crianças:

Tem Problema Usar Gel em Bebê?

Não existe qualquer problema com o uso de pomada ou gel no cabelo do bebê desde que seja produtos apropriados para bebês e crianças. Pode usar o gel para fazer aquele penteadinho moderno ou até mesmo passar um spray temporário colorido para a criança ir a uma festinha.

Nunca esqueça de remover o gel e de preferência só utilize em ocasiões especiais. O mais apropriado é que remova no mesmo dia, antes de dormir visando evitar que resíduos fiquem no couro cabeludo do bebê, causando uma escamação ou irritação.

Como Deve ser Aplicado o Gel?

O Melhor a se fazer quando for passar o gel é, passe o gel no pente e não diretamente na cabeça do bebê. Com o gel, o cabelo já fica super duro, por isso coloque uma quantidade bem pequena que será o suficiente para modelar e fazer o penteado.

Como Remover o Gel?

Sempre na hora de remover, procure usar água morna. Alguns bebês têm uma sensibilidade muito grande no couro cabeludo e a água muito quente pode causar a escamação. Se possível lave com shampoo neutro ou apropriado para o bebê.

Veja Também: Como Saber se o Cabelo do Bebê Será Liso, Cacheado ou Crespo ?
Foto: pxhere