Se existe uma data esperada ansiosamente pelo casal após descobrir que estão grávidos é o primeiro ultrassom na gravidez. A preocupação em saber se esta indo tudo bem com seu filhote, se seu pequeno coração já bate de forma esperada e se a evolução gestacional esta correndo de forma aguardada são algumas das ansiedades dos futuros papais, que se desmancham e derramam em lágrimas ao assistir a primeira imagem do seu filho e escutar pela primeira vez as batidas do coração do seu bem mais precioso.

O ultrassom na gravidez ou ecografia e ultrassonografia como são também chamados pelos especialistas é um exame que através de ondas de som é possível visualizar o bebê, placenta, útero e toda sua extensão. Através dele é possível verificar o progresso do desenvolvimento fetal e da saúde gestacional, lembrando que se trata de um exame totalmente tranquilo e não invasivo e que pode inclusive ter acompanhantes para assistir esse momento tão especial. Claro que para os papais e familiares o ultrassom na gravidez não passa de uma oportunidade de ver o novo membro da família e com muita sorte sair com uma fotinha em mãos para mostrar aos amigos, mas na verdade o exame é para verificar o desenvolvimento fetal, semana a semana.

Como a radiação de exames como radiografia e tomografia deve ser evitada para que riscos a saúde do bebê não sejam gerados, o ultrassom é o exame mais aconselhado para a realização de acompanhamento de pré-natal. Além de ter um custo acessível à população não oferece riscos ao feto. Logo na primeira consulta de pré-natal o obstetra solicitará a realização de exames como de sangue, exame de urina e o que achar importante e junto deles, o primeiro ultrassom na gravidez será solicitado. Porém, o exame não é indicado à realização logo nas primeiras semanas de gestação, pois a evolução fetal juntamente de seus batimentos cardíacos podem não ser bem visualizada se feito precocemente, causando grande preocupação para os papais.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

O indicado pelos obstetras é que a gestante aguarde até completar a 7º semana para poder realizar o primeiro ultrassom na gravidez. A partir desta semana gestacional já é possível analisar o saco gestacional, medidas do embrião e a vesícula vitelínica e escutar nitidamente os seus batimentos cardíacos. Nesse primeiro ultrassom, através das medidas do embrião será constatada a idade gestacional e também a quantidade de embriões, no caso de gestações gemelares ou mais.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Como é Realizado o Primeiro Ultrassom na Gravidez?

Como já citado, o exame de ultrassom é um exame totalmente indolor e nada invasivo, porém se realizado nas primeiras semanas de gestação até a 11º semana ele é realizado diferente do método convencional abdominal onde é utilizado o gel para facilitar e deslizar o aparelho durante o procedimento. Como o embrião ainda é muito pequeno, a forma correta de ser realizado é através do ultrassom transvaginal.

O ultrassom transvaginal ou ultrassom endovaginal é realizado com a introdução de uma sonda apropriada encapada com preservativo e gel lubrificante. O procedimento é totalmente indolor, mas pode ser um pouco incômodo para algumas mulheres. Para diminuir os desconfortos durante o primeiro ultrassom na gravidez é aconselhado que a mulher esvazie totalmente sua bexiga evitando esses incômodos.  O processo é rápido, seguro e muito simples e é possível de fornecer todas as informações sobre o desenvolvimento fetal para dar inicio a grande trajetória até o dia do nascimento. O primeiro ultrassom na gravidez na verdade é o marco inicial de uma grande viagem, de muitas emoções e grandes transformações. É o início de uma nova história que esta iniciando, por isso aproveite mesmo!!

Veja também: Ultrassom de 5 Semanas – Não Vi o Bebê, e Agora?

Foto: Michael Coghlan, Rachel & Martin Johnson