Os primeiros sintomas de gravidez podem aparecer mesmo antes da mulher desconfiar que possa estar grávida. Na maioria das vezes só percebe os sintomas nos primeiros dias de gravidez quem já está tentando engravidar e faz controle com uso de algum método como temperatura basal ou mesmo apenas por conhecer o seu corpo. Nos primeiros dias de gravidez, os sintomas podem ser bem sutis e passar despercebidos para a mulher. Porém, como todos os sintomas de gravidez são provocados por hormônios e podem ser confundidos com sintomas de TPM inclusive.

Ir para a Pesquisa da Probabilidade dos Sintomas

Os primeiros dias de gravidez são marcados por um acontecimento fundamental – a nidação, ou seja, a implantação do embrião (óvulo fecundado pelo espermatozoide) no útero. Nessa fase pode-se ver o sangramento de nidação e ai se confundir com um inicio de menstruação, mas na verdade é um dos sinais de gravidez.

Já nesse estágio, algumas mulheres mais sensíveis podem sentir alteração do paladar, olfato e sensibilidade nas mamas. O bico do seio também pode apresentar uma leve mudança nos primeiros dias de gravidez, ficando mais pontudo e podendo mesmo aparecer algumas bolinhas em volta do bico, tudo isso é causado pelo aumento hormonal.

Nos primeiros dias de gravidez, a temperatura também pode ficar alterada e é um dos sinais de gravidez. Normalmente, a mulher se sente quente, principalmente no rosto, nas mãos e nos pés. Algumas chegam a ter temperatura meio que febril no início da gestação devido ao aumento da progesterona produzida pelo corpo e induzida pelo corpo lúteo do começo.

Outros Sintomas do Início de Gravidez

Mais sinais de gravidez dessa nova fase do corpo da mulher podem ser cólicas bem parecidas com as de período menstrual ou a alteração ou dores no pé da barriga. Isso explica porque muitas mulheres se sentem inchadas e com calças mais apertadas. Outro sintoma dos primeiros dias de gravidez pode ser uma frequência urinária maior, acontecendo justamente pelo aumento do útero, do endométrio e consequentemente da pressão sobre a bexiga.

Isso pode dar a sensação de vontade de fazer xixi o tempo todo mesmo antes do atraso. Algumas mulheres têm como primeiros sintomas de gravidez um aumento ou aparecimento de espinhas.

Essas espinhas são hormonais, assim como as tonturas devido ao aumento da progesterona ou as famosas variações do humor da recente grávida. Chorar, até com comercial de margarina? Com uma música que lembre algo que deixe saudades? Grávida se torna uma manteiga derretida mesmo, desde os primeiros dias de gravidez!

IMPORTANTE: Cada mulher, cada corpo e em cada gravidez os sintomas se manifestam de formas diferentes, por isso é bom ficar atenta a cada sinal do corpo para reconhecer os sintomas.

Quando Realizar o Primeiro Ultrassom?

Normalmente não se vê nada nessa fase dos primeiros dias de gravidez pela ultrassom, mesmo o teste de gravidez já positivo, é preciso esperar pelo menos até a 5ª ou 6ª semana para que o saco gestacional ou até mesmo o bebê apareçam na ultrassonografia. É muito comum que a mulher com o beta HCG positivo, mas de um valor relativamente baixo (<1000, ou até menos de 100) fazer uma ultra e não visualizar nada além do que um endométrio espesso e ocasionalmente um corpo lúteo (cisto funcional).

E aí que muita vezes começa a preocupação, pensando em coisas mais tristes como gravidez anembrionada ou mesmo aborto retido. Porém, a ultrassom só deve ser feita com mais de 5 a 6 semanas para visualizar algum sinal de gravidez. Não se aconselha fazer uma ultrassonografia nos primeiros dias de gravidez a não ser que tenha um sangramento suspeito.

Dores de cabeça e dores de estômago também podem aparecer nos primeiros dias de gravidez. Algumas mulheres têm uma maior sensibilidade ao aumento significativo de progesterona e apresentam essas dores como sintoma antes da menstruação. Por fim, um dos sintomas mais levados em consideração é a ausência da menstruação nos dias em que deveria. O melhor neste momento seria fazer um teste com pelo menos 5 dias de atraso.

Caso ainda seja negativo, repita uma semana depois. O embrião pode levar de 7 a 15 dias para se implantar e levar assim uma demora maior para a gravidez finalmente aparecer nos testes. Mas ainda assim, os sinais de gravidez podem aparecer logo cedo nos primeiros dias de gravidez. É importante dizer que os primeiros sintomas de gravidez podem ser confundidos com sintomas pós-ovulatórios e assim levar a mulher a desconfiar de gravidez mesmo sem estar grávida.

Para poder diferenciar é crucial esperar um atraso menstrual significativo para realizar um exame beta HCG. Porém, se você for do tipo desregulada e está desconfiando que está nos primeiros dias de uma gravidez, pode contar 20 dias da relação sexual e fazer o teste.

Nota de Sintomas da Patricia Amorim

Antes do atraso, eu tive vários destes sintomas. Porém como eu tinha muita experiência com falsos sintomas de gravidez, aprendi a levar em consideração apenas sintomas depois do atraso. Os primeiros dias de gravidez podem se confundir entre sintomas de TPM e gravidez. Portante houve um sintoma importante que sempre me chamava a atenção – o aumento da temperatura.

Na última gravidez me sentia muito, muito quente nos primeiros dias de gravidez. Tinha a sensação de pés e mãos queimando mesmo em dias bem frios. Esse sintoma foi o que me levou a fazer um teste. Frequência urinária também é um fator importante, porém deve ser levado em consideração também somente após o atraso. Boa sorte e que chovam os positivos das tentantes!


 

Estudo sobre Sinais de Gravidez

Devido à grande quantidade de sintomas diferentes possíveis e à percepção diferente de cada mulher, o Trocando Fraldas procurou especificar a probabilidade de ocorrência de cada um deles e realizou uma pesquisa com mais de 10.000mulheres de todo país entre os dias 7 e 12de setembro 2017 por meio de um questionário no site. As participantes responderam livre e espontaneamente.

Perguntas

Foram postas as seguintes perguntas:

  • Quais dos sintomas de gravidez você percebeu em si? (Aumento de cravos e espinhas / Cólica / Dor abdominal / Enjoo / Menstruação atrasada / Temperatura elevada / Tontura / Vontade de vomitar)
  • Teve corrimentos vaginais? (Marrom / Rosa / Transparente e elástico)
  • Notou diferenças em seus seios? (Mamas doloridas / Mamilos sensíveis / Aréola mais escura)
  • Observou mudanças comportamentais em si? (Apetite por comidas específicas / Aversão a cheiros fortes / Maior frequência urinária / Sono fora de hora / Variação de humor)

Resultados

As respostas foram somadas afinal de computar um probabilidade de percepção de determinados sintomas:

  • Gestantes observam em média 7 a 8 sintomas com o atraso menstrual sendo o mais comum
  • 28% das grávidas ainda não percebem seu atraso menstrual
  • Mudanças comportamentais são relativamente mais percebidos do que diferentes sinais físicos
  • Quase toda gestante nota alguma mudanças nas mamas

 

Dúvidas das Leitoras

Como fica a barriga nos primeiros dias de gravidez?

Nos primeiros dias de gravidez é difícil definir que é uma gestação acontecendo. É comum a barriga ficar levemente inchada parecida com o inchaço pré-menstrual, porém nada que evidencie que a mulher está grávida. Esse inchaço ocorre devido ao aumento da progesterona que provoca o inchaço e a expansão ainda muito discreta do útero.

Como reconhecer os primeiros sintomas?

Nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas no inicio, mas os mais comuns são: sensibilidade nos seios, enjoos, tonturas, vontade constante de urinar, sono e aversão a fortes odores. Para conseguir reconhecer os primeiros sintomas basta conhecer bem seu corpo e ficar atenta as alterações.

Como fica o útero nos primeiros dias de gravidez?

Nos primeiros dias de gravidez o útero e todo o corpo feminino começa a sofrer alterações devido ao aumento de progesterona. Nos primeiros dias o útero sofre uma pequena expansão o que ocasiona o aumento abdominal do baixo ventre que é tão notado pelas mulheres no inicio gestacional. Normalmente esse aumento ocorre com mais frequência no período noturno já que os picos de progesterona e estrogênio ocorrem a noite.

Veja também: Sintomas de Ovulação e Seus Sinais, Calculadora de Gravidez, Período Fértil

Foto: Kate Dreyer