Quando se esta vivenciando a maternidade é impossível não pensar em diversos detalhes, preocupar-se com cada cuidado e tentar planejar cada passo até a chegada do bebê e assim deixar tudo pronto para recebê-lo. Mas e quando nascem como serão os primeiros dias do bebê em casa? Como será a adaptação da família? Como lidar com a nova rotina e como vivenciar esse momento com o máximo de tranquilidade?

Mesmo que tudo tenha sido minuciosamente planejado, só sabemos o que vai acontecer e como será quando o momento chegar. Afinal, não sabemos se o bebê será agitado ou tranquilo. Se já têm outros filhos, como os irmãos reagirão ao novo membro da família e como você irá encarar a nova rotina que com um bebê recém-nascido em casa, acaba duplicando de trabalho. Tudo isso além do cansaço físico. Mas vamos começar pelo inicio de fato! Ao chegar da maternidade a primeira coisa que acontece são as visitas, que nem sempre são desejadas e esperadas. Já que algumas mamães se sentem exaustas e debilitadas demais para receber amigos e familiares, já nos primeiros dias. Mas algumas delas são inevitáveis como é o caso da família, ainda mais quando são bem próximos.

Todos estão ansiosos pra conhecer o novo membro da família e dar boas vindas ao pequeno. Nessa hora não podemos esquecer-nos de deixar a disposição destas visitas o banheiro para que possam ser higienizadas as mãos antes de pegar o bebê no colo. Se acaso algum deles se esquecer desse procedimento, vale alerta-los afinal, é a saúde do bebê que esta em jogo. No caso de visitas resfriadas ou com qualquer tipo de doença viral não é recomendado o contato com o bebê, de preferencia só faça a visita quando estiver totalmente recuperado. O bebê recém-nascido tem a imunidade ainda muito baixa e o contato com pessoas doentes, mesmo que seja uma simples gripe para nos pode ser de muito risco para eles.

Passando essa parte de visitas chegou a hora de encarar a nova rotina diária afinal, você tem um bebezinho recém-nascido que precisa de cuidados 24 horas do dia. Entre mamadas, trocas de fralda, banho e cuidados com a higiene dele têm que lidar com o restante da casa e com as demais obrigações. A não ser que você tenha alguém para auxilia-la nos primeiros dias do bebê em casa, o que já é um grande alivio. Mas caso não tenha, você terá que administrar muito bem o seu tempo para conseguir conciliar todas suas obrigações e cuidados principalmente se tiver outros filhos.

Normalmente irmãos acabam ficando enciumados com a chegada do novo membro e com o excesso de cuidados e atenção, não só dos pais como de toda a família e amigos. E essa é uma tarefa difícil de conseguir driblar e minimizar os ciúmes, pois o recém-nascido requer mesmo muitos cuidados e atenção integral. A melhor tática para diminuir as chances do ciúme entre irmãos mais velhos é fazê-los participar de cada detalhe e de cada cuidado da rotina do bebê. Deixa-los ajudar faz com que se sintam uteis e responsáveis também pelos cuidados dessa nova vida, além de se sentir extremamente importantes por isso.

Mamãe X Mulher – Após o Parto

Quanto mais ajuda a mamãe tiver, seja do papai, das avós, dos filhos mais velhos ela sempre será bem vinda. Nos primeiros dias do bebê não é so difícil a adaptação da nova rotina, como a recuperação da mulher. Após passar nove meses gerando, engordando, suportando um peso maior que o seu normal além de inchaços, enjoos e todas as transformações no corpo que uma gestação traz a mulher também necessita de cuidados.

Quando se esquecem de si e focam somente no cuidado do bebê, com o passar dos dias acabam sentindo-se feias, desleixadas e se pegam andando pela casa de pijama, descabeladas e muitas das vezes sem ao menos escovar os dentes. Tudo isso vai unindo com o cansaço físico e com a pressão das obrigações diárias. Antes não iria nem a padaria sem passar um pente no cabelo, agora já recebe as visitas do jeito que acordou.

Nós mulheres temos que aprender a conciliar nosso tempo não so com os cuidados da casa e dos filhos, mas com nossa aparência também. Aprenda a dividir o seu tempo e garanta pelo menos alguns minutos do seu dia para se arrumar, se cuidar e se sentir viva. Tenha certeza, a mulher e mãe que se sente bem om sua autoestima em dia tem um melhor relacionamento e convivência com sua família e faz com que tudo flua melhor, afinal você esta feliz consigo mesma. Peça ajuda ao papai quando chegar do trabalho, e aproveite para fazer as unhas, arrumar o cabelo ou quem sabe fazer uma caminhada para perder ainda mais rápido os quilinhos ganhos na gestação? Ser mãe é um ato maravilhoso e ser mãe e mulher de bem com a vida é melhor ainda!!

Veja também: Visitas ao Recém Nascido – Manual Básico de Etiqueta

Fotos: rafaelgenu, Cambridge Brewing Co.