Essa é para as desreguladas de plantão! Quem ainda não teve um ciclo descontrolado com dias a fio
esperando a menstruação descer
, não sabe o que é um baita problema. Eu particularmente tenho algumas amigas que tem o ciclo desregulado mesmo que não tenham problemas como síndrome dos ovários policisticos (SOMP).

Essa síndrome faz a menstruação atrasar e não se tem certeza que houve ovulação ou não. Não é sempre que dá para fazer acompanhamento com ginecologista. Também não é sempre que dá para fazer exame de ultrassons seriados para saber como anda o ciclo, se está como deveria. Daí passam-se os dias e a menstruação não aparece…  Isso pode ser desesperador principalmente para quem tenta engravidar.

Então o Que Fazer?

Há alguns tipos de remédio de farmácia para descer a menstruação, como por exemplo o acetato demedroxiprogesterona 10,0 mg que podem induzir a menstruação a dar as caras. A progesterona atua na amenorreia secundária, ou seja, um ciclo que se prolonga demais.

A amenorreia é decorrente de um ciclo sem ovulação e com uma estabilidade maior de um dos hormônios predominantes, estrogênio ou progesterona. Já tive ciclos de 70 dias, muito mais do que os 28, 30 de média que seria ideal para um ciclo saudável. Normalmente esses ciclos maiores sem fim, necessitam de um empurrãozinho da medicina atual, então o médico pode receitar o uso do Provera.

Como Usar o Remédio Para Menstruar?

Pode-se usar a progesterona regularmente na última fase do ciclo de acordo com a especificação do caso da paciente. Dependendo do tamanho do ciclo, é recomendado o uso à partir do 16º ou 21º. Isso vai variar de quantos dias de ciclo seria ideal para aquela mulher, já que quando tomado por 5 ou 10 dias, a menstruação descerá em no máximo 10 dias também.

A administração do remédio para descer menstruação de 10mg por durante 10 dias, faria um ciclo um pouco maior. Esse planejamento pode auxiliar a mulher na fertilidade, pois torna o ciclo mais regular. A progesterona também auxilia em ciclos muito intensos. Sua formulação ajuda a diminuir o acúmulo excessivo do endométrio e consequentemente a menstruação fica menos intensa.

Então, se você tem um ciclo muito longo ou simplesmente em um ciclo não menstruar devido bagunça hormonal, com testes de gravidez NEGATIVOS, vale à pena conversar com seu ginecologista sobre o uso da progesterona. Ele é excelente para organizar menstruação, porém nunca tome medicamento por conta própria, isso pode fazer muito mal e trazer efeitos contrários ao desejado.

Dúvidas das Leitoras:

Como Aumentar a progesterona Naturalmente?

Para quem deseja fugir dos hormônios sintéticos e seus efeitos colaterais, alguns especialistas em especial os homeopatas tem indicado cada vez mais o tratamento natural a base do consumo do cará, um tubérculo muito conhecido e facilmente encontrado em todas as regiões do Brasil.

Como equilibrar a progesterona?

A melhor forma de equilibrar a progesterona e os demais níveis hormonais é através dos bons hábitos alimentares e uma rotina saudável. Incluir no cardápio alimentar alimentos ricos em fibras, alimentos orgânicos, evite alimentos gordurosos, refrigerantes e substitua o uso de óleos de cozinha pelo azeite. O controle do peso também é um fator de importância no controle e equilíbrio da progesterona.

Como é feito o exame de progesterona?

O exame que verifica os níveis da progesterona é realizado através do sangue. Para ser realizado é necessário um jejum de pelo menos 3 horas e suspender o uso de alguns medicamentos que podem alterar o resultado do exame. Por isso se faz uso de medicamentos informe seu medico no ato do pedido do exame para que realize a suspensão com cautela.

Quando Fazer o Exame de progesterona?

Normalmente o exame de progesterona é solicitado quando constatada certa dificuldade para engravidar naturalmente. Indicado para averiguar possíveis descontroles hormonais, o ginecologista pode indicar o tratamento adequado.

Veja também: Regulador Menstrual – Colocar o Ciclo em Dia

Foto: Pfizer