Pergunta que não quer calar, no meio de tentantes e mulheres que pretendem engravidar: Qual melhor dia para engravidar? De fato não é um assunto tão simples para ser entendido, mas também não é tão complicado assim. Basta dar entender como o SEU ciclo funciona, pois baseado nele que descobriremos qual melhor época para engravidar.

O melhor dia para ficar grávida é aquele mais próximo a ovulação. O dia da ovulação é também um ótimo dia para ficar grávida, mas você sabia que o melhor para conceber é ter relações algumas horas antes de ovular? Isso porque o espermatozoide pode levar de três a sete horas para chegar ao útero. Por isso o melhor dia para engravidar por não ser o dia mais fértil, depende muito do organismo do seu parceiro e do seu também, mas no geral funciona assim.

Então vejamos, em ciclos regulados teoricamente seria bem mais fácil de calcular qual melhor dia para engravidar, pois ele nos mostraria exatamente a data do dia mais fértil. Em ciclos que a mulher tem 30 dias o dia mais fértil seria o 16º dia do ciclo. Em ciclos mais curtos de 21º dias o dia mais fértil seria o 7º dia do ciclo! Isso porque segundo os médicos devemos fazer a conta de 14 dias antes da próxima menstruação para encontrarmos o dia de ovulação. Por exemplo:

 

Ciclos de 28 dias = 14º dia do ciclo (dia mais fértil)

Ciclos de 35 dias= 21º dia do ciclo (dia mais fértil)

Ciclo de 40 dias= 26º dia do ciclo (dia mais fértil)

Para ciclos irregulares a conta também vale, o problema é que nunca se sabe o dia exato que seria o marcado para vir novamente a menstruação. Portanto deve-se monitorar o muco, a temperatura e também usar formas de descobrir os picos ovulatórios. A ovulação acontece após o ápice do hormônio LH, cerca de 12 a 24 horas, por isso é uma boa ideia usar testes de ovulação para ajudar a descobrir o dia mais fértil. Você pode adquirir seu teste de ovulação Famivita aqui em nossa loja virtual. 

Como Descobrir o Melhor Dia Para Engravidar em Ciclos Irregulares?

A temperatura basal também é uma aliada do ciclo irregular, com ela daria para saber exatamente o pico de LH e de estrogênio, assim daria tempo de namorar e já deixar o espermatozoide lá guardado esperando pelo óvulo. Para quem não sabe, se o muco favorecer e a saúde do gameta forem das melhores, o espermatozoide pode sobreviver até 72 horas na trompa à espera do óvulo!

Claro que para isso será necessário ter uma boa saúde e cuidar da alimentação do companheiro e do seu muco. Geralmente o sangramento de ovulação pode aparecer após passar o período fértil e isso é normal que aconteça. Se acontecer, você já saberá que tem maiores chances para engravidar.

Podemos dizer que o melhor dia para engravidar é aquele que antecede a ovulação (maior chances de conceber menina) e no próprio dia da ovulação (maior chance para conceber um menino). Há quem diga que o dia posterior ao dia mais fértil também é uma boa opção para namorar e é mesmo! Porém, namorar depois da ovulação te dará menores chances de engravidar do que namorar no dia mais fértil ou anterior a ovulação. O ideal é fazer o cálculo certinho, verificar o muco e mandar bala!

Se você está tentando engravidar e deseja fazer um acompanhamento mais detalhado do seu ciclo e da sua ovulação, uma ótima forma de dar uma forcinha a mais é utilizar um APP de celular de acompanhamento do ciclo como o APP Paula e utilizar testes de ovulação que irão indicar se a ovulação está se aproximando, se está acontecendo ou se já terminou, indicando quando é o momento certo para namorar e conseguir seu positivo mais rápido. Você pode comprar seu teste de ovulação aqui em nossa loja virtual.

DICAS IMPORTANTES: Não devemos esquecer que o período fértil tem 7 dias e que em todos eles a gravidez pode acontecer, pois pode-se ovular a qualquer momento, basta o óvulo estar maduro para tal e segundo alguns estudos atuais, o período fértil pode mudar de ciclo para ciclo em um mesmo organismo, não ser necessariamente 14, 15 ou 21 dias antes da menstruação, o importante é otimizar o seu ciclo com uso de testes de ovulação. Ele ajudará a identificar o momento certo da ovulação e ajudar a gravidez acontecer mais rapidamente. Além disso, o ideal é namorar dia sim e dia não para não perder a chance de engravidar. Força na peruca e capricha nos treinos mulherada!

Se quiser potencializar as chances de engravidar indicamos o uso de algumas ajudinhas extras como vitamina da fertilidade feminina FamiFerti e masculina ViriFerti e o potente gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel fiel do muco fértil criando um ambiente saudável para o espermatozoide chegar com maior facilidade até o óvulo. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Período Fértil Feminino – Como Calcular o dia Certo da Ovulação

Foto: Harald Groven