Manter a depilação na gravidez nem sempre é uma tarefa muito fácil! Além de ter muitos mitos em torno dessa forma de manter a higiene íntima, também há outros empecilhos para deixar pernas e também virilha em dia! Há quem diga que depilação na gravidez é arriscada, mas você sabia quem não é bem assim?

Depilação na Gravidez Pode ou não Pode?

A depilação na gravidez pode e deve ser feita sim. A gestante apenas deve se cercar de cuidados quando resolve fazer a retirada dos pelos em casa ou em algum lugar de preferência. Qualquer lugar do corpo pode continuar sendo depilado, incluindo a genital e a virilha. Basta tomar alguns cuidados como por exemplo, com uso de ceras. Apenas se recomenda utilizar ceras quentes e frias após as 12 semanas. Isso pelos puxões que essa técnica proporciona, principalmente na região pélvica e também na virilha.

Além disso, a depilação na gravidez com cera quente ou fria, deve ser feita em local extremamente limpo. O risco de inflamar ou infeccionar o local da depilação é uma possibilidade, por isso, toda higiene é necessária nesses procedimentos. A gestante tem um maior risco de contrair doenças, pela baixa imunidade, então todo cuidado é pouco. Também a pele da gestante fica muito mais sensível. Inclusive pelo estiramento da barriga e também pela descarga hormonal. Com a aproximação do parto, tirar os pelos com cera depilatória pode se tornar mais dolorosa, isso devido à maior sensibilidade e irrigação sanguínea do local.

Cera Quente

A depilação com cera quente é a mais indicada pelos médicos, pois a temperatura da cera faz com que os poros fiquem mais dilatados e facilita a retirada dos pelos. Algumas clínicas de estética tem uma cera especial para mulheres grávidas.

Essas ceras são totalmente naturais à base de cera de abelhas, o que causaria menor irritação no local. As folhas de cera fria são eficientes, porém essa depilação na gravidez pode causar além de mais dor, também maior irritação do local. Mesmo que a mulher já use esse método anteriormente à gravidez, é recomendado que prefira a cera quente para evitar foliculites (folículo capilar inflamado) e também pelos encravados.

Outras Opções de Depilação na Gravidez e Mais Cuidados

A lâmina é uma boa opção para quem está gravida e não quer passar por dores. Além de seguro, é um método que pode ser usado em casa. O grande truque é tomar cuidado para não se cortar. A região intima, por exemplo, é um local delicado pra esse tipo de depilação. Além de não conseguir visualizar corretamente onde está passando a lâmina, com o crescimento da barriga, fica ainda mais difícil se depilar!

Depilação com Lâmina

Aliás, quem usa a cera ou lâmina em casa pode ter problemas com a depilação na gravidez. Por isso é sempre aconselhável fazer isso com ajuda de alguém! Nesses momentos, vale pedir ajuda ao marido ou convocar a depiladora de confiança para executar a tarefa delicada de depilar a virilha.

As pernas também podem ser um problema no final da gestação. Se você quer fazer isso sozinha, tente fazer sentada para não correr riscos de tombos e quedas.

Vídeo Explicativo

Cremes Depilatórios

Os cremes depilatórios são excelentes! Mas não devem ser usados de forma alguma na gravidez. Eles devem ser usados depois da gestação, pois possuem uma formulação muito forte para as gestantes. Axila, virilha e pernas devem deixar o creme depilatório de lado.

Escolha outra forma de depilação na gravidez, para assegurar a boa saúde. A depilação a laser também é muito usada pelas mulheres, mas na gravidez deve ser evitada assim como a depilação com uso de cremes depilatórios.

Depiladores Elétricos

Existem alguns aparelhos elétricos que fazem a retirada dos pelos com a mesma técnica de retirar pela raiz. Podem e devem ser usados sem medo, pois, esses aparelhos não tem riscos de beliscar ou cortar a pele.

Também existem técnicas com linha e molas, porém para a região intima não é aconselhada. Há também maquinas que deixam os pelos bem aparedos, sem riscos como os depiladores elétricos. Sempre faça a depilação com o máximo de cuidado e com a máxima higiene que puder.

Depilação Para o Parto

Vale lembrar que a depilação para o parto normal e cesariana, não necessitam que seja total. Pode-se fazer uma depilação parcial da virilha sem a necessidade da retirada total dos pelos.

Essa depilação pode ser feita tanto com lâminas ou com cera. Mas não se preocupe caso não dê tempo de depilar para o parto. Normalmente eles fazem esse procedimento na maternidade se houver alguma emergência e o parto tiver que acontecer às pressas. Na duvida faça a depilação quinzenalmente para evitar problemas ou constrangimentos.

Na dúvida o melhor a se fazer é conversar com seu medico sobre a melhor forma de depilação na gravidez. Ele certamente irá auxiliar e dar a melhor opção para não haver riscos a saúde da mamãe e bebê.

Aproveitando o espaço quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães, que pretendem ter outro bebê futuramente ou tem algum casal amigo que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos alguns produtos que ajudam na fertilidade de homens e mulheres, entre eles vitaminas da fertilidade que potencializa a ovulação FamiFerti e no caso dos homens melhora a qualidade dos espermatozoides, o ViriFerti, assim como o teste de ovulação, teste de gravidez e o gel lubrificante FamiGel. Você pode adquiri-los aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Linha Nigra e Manchas da Pele na Gravidez

Foto: MAURO CATEB