Na gravidez nos sentimos plenas em todos os aspectos. A feminilidade exala por todos os poros, e ainda mais quando a barriga começa a aparecer. Porém, as noites podem começar a ficar muito longas e incomodas com o avanço da gravidez. Muitas mulheres buscam a melhor posição para gestante dormir devido à mal estar que a condição da barriga grande proporciona. A melhor posição para grávida dormir pode não ser a mesma para todas as mulheres, mas certamente alguma das que vou sugerir logo mais, vai te ajudar a ter uma noite de sono menos conturbada.

Primeiro vamos saber por que a noite de sono de uma gestante é tende a ser tão ruim? Existem alguns aspectos que fazem com que a cama se torne uma frigideira e você um bife que fica virando eternamente.

Mudanças do Corpo

O principal deles é a posição do estômago em comparação à fase anterior de não gravidez. A gestante tem todos os órgãos principais da cavidade abdominal realocados durante a gravidez. Intestino, fígado, coração e principalmente o estômago. Estas mudanças são gradativas e lentas, mas ao final do 8º mês, os reflexos desta realocação, podem ser sentidos em toda a sua plenitude. Com toda a realocação, um dos órgãos que mais sofre é o pulmão! Qual grávida nunca sentiu falta de ar?

O bebê cresce e junto com ele o útero, que empurra todos os outros órgãos já citados e que por sua vez, comprimem o pulmão. Por isso, algumas mulheres grávidas, podem ficar mais confortáveis em uma posição quase sentada. Assim essa compressão ameniza a falta de ar e todos os outros sintomas. Falando em posição…

Qual Melhor Posição Para Grávida Dormir?

De barriga para cima

Grávida não pode dormir de barriga para cima? Pode, mas até entrar no segundo trimestre de gravidez! Não se esqueça de que o peso da barriga e do bebê pode comprimir uma veia importante que leva oxigenação e alimentos para o bebê através do fluxo sanguíneo.

Além disso, a veia cava também pode provocar maior sensação de mal estar quando comprimida. Sensação de falta de ar e de desmaio em algumas situações. Podemos dizer então, que de barriga para cima não é a melhor posição para grávida dormir, principalmente no final da gravidez.

Porém, a grande maioria dos exames exige que a gestante fique de barriga para cima por alguns minutos (que podem parecer longos demais). O ultrassom, por exemplo, mas saiba que não tem tantos riscos assim se for por pouco tempo. Se se sentir mal, fale ao médico, ele com certeza, vai ajudar a mudar a posição para melhorar a sensação ruim.

De bruços

Grávida pode dormir de bruços? Pode, mas como a posição de barriga para cima, até pouco mais do 4º mês de gestação sem problemas. À partir daí, o bebê está muito grande e pode começar a ficar desconfortável. Não porque a mãe está amassando o bebê, lembre-se que ele está bem protegido em uma bolsa de liquido amniótico que evita qualquer impacto. Se algum dia acordar de barriga para baixo, não se desespere, não é problema para a saúde da gravidez nem do bebê.

De lado (direito)

Dizem que esta não é a melhor posição para gestante dormir. Assim como a posição de barriga para cima, essa pode também comprimir a veia cava da oxigenação. Pode trazer mal estar para mãe, e, ocasionalmente algum prejuízo para a oxigenação do bebê. Por isso, esta é uma posição a ser evitada, mas não abolida. Gravida pode deitar sim do lado direito, mas não só dele.

De lado (esquerdo)

Segundo os médicos, essa é a melhor posição para gravida dormir! Essa posição tira todo o peso de cima da famosa veia principal. Além disso, pode trazer uma sensação extrema de relaxamento para a mamãe.

Sabendo disso tudo, também é importante frisar que alguns cuidados são importantes para a gestante que busca uma posição confortável para dormir. Use e abuse dos travesseiros! Tanto na cabeça como entre os joelhos.

Elevar a cabeça à noite, evita dois problemas clássicos da gestação: a falta de ar e o refluxo. Sabe aquela queimação que a gestante sente? Azia insuportável? Pode se resolver com apenas corrigindo a postura na hora do sono. Os travesseiros entre os joelhos equilibram a coluna e assim, reduz a pressão do nervo ciático e aliviam as dores nas pernas e costas.

Mas e o bebê? Ele também tem vontade própria! Verdade. Os bebês podem se incomodar com a posição que a mamãe está! Você pode estar deitada do lado correto, mas o bebê pode não gostar.

O que fazer nesses casos? Procure devagar uma forma de ficar que não seja incomoda para ambos. É uma tarefa um tanto difícil, porque os chutes do bebê podem afetar muito as costelas, bexiga e etc, mas com o tempo você vai pegar o jeito da coisa. No final da gravidez, quando o bebê está maior, é ainda mais complicado, mas saiba que este é o momento ideal para que você descanse.

Como dito anteriormente, tente até ficar quase sentada se essa for a melhor posição para você descansar. Saiba que este momento é incomodo, mas passageiro, e pode deixar muita saudade após o parto.

Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras gestantes e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer e claro ajuda na melhora do prazer na hora do namoro na fase gestacional. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Dicas Para Mãe de Primeira Viagem – Como se Organizar?

Foto: Magpie372, Chupy