Qual é a mulher ou homem que perante a descoberta da gravidez não fica tentando imaginar através das medidas informadas no ultrassom o tamanho do seu bebezinho que ainda é um pequeno feto? Qual tamanho ele está agora?? Será o tamanho de um dedo polegar ou de um feijão? A cada semana ele estará de um tamanho diferente e sim, pode ser comparado a centenas de coisas espalhadas pelo mundo. Vamos começar pelo inicio gestacional:

4 semanas – Com 4 semanas o pequeno bebezinho já é considerado um embrião. Mas ainda na barriga ele é imperceptível e no ultrassom praticamente impossível vê-lo. Nesta semana o seu tamanho pode ser comparado a uma minúscula sementinha de papoula. Sabe aquelas bem pequenininhas utilizadas para decorar sanduiches e petit-fours nas padarias? Neste estágio da gravidez que é bem comum os primeiros sintomas gestacionais darem o ar da graça e as mamães descobrirem que estão grávidas.

5 semanas – Na 5º semana seu bebezinho tão lindo ainda não aparenta nada com a carinha linda que vai nascer. Neste momento ele parece mais um girino, do que um bebê. Nesta semana ele tem o tamanho de um grão de gergelim, bem pequeno não? Mas já cresceu um pouquinho desde a semana anterior.

6 semanas – Com 6 semanas o embrião esta crescendo cada dia mais e desde a ultima semana já dobrou o seu tamanho. Nesta semana ele pode ser comparado ao tamanho de um pequeno grão de lentilha.

7 semanas – Nesta semana ele se encontra ainda maior e dobra de tamanho a cada semana. Este é período indicado para realizar a primeira ultrassonografia e quando visto é comparado ao formato de um feijão. Seu tamanho no momento é de um grão de bico que se move o tempo inteiro dentro do útero, porém ainda imperceptível para a mamãe.

8 semanas – Nesta semana o pequeno embrião subirá de cargo, ele é promovido a um feto! Já aumentou anda mais de tamanho e chega ao tamanho de uma unidade de uva. A cauda embrionária que dava o aspecto de girino desaparece nesse estágio dando a lugar ao desenvolvimento de músculos, nervos e órgãos.

9 semanas – Com 9 semanas o feto cada dia mais ganha a aparência humana e sua genitália esta em plena formação, o que não é possível verificar através de uma ultrassonografia. Seu tamanho é comparado nessa etapa a uma castanha do Pará.

10 semanas – O seu futuro bebezinho esta cada dia mais forte e gordinho e chega a medir nesta etapa em torno de 3 centímetros. Nesta semana seu tamanho é comparado a uma azeitona e já está tão espertinho que pula e chuta o tempo todo, mesmo a mamãe ainda não o sentindo.

11 semanas – Com 11 semanas o feto já possui braços e pernas formados e seus pequenos dedinhos já estão separados.  Agora já possui em media 4 centímetros e tem o tamanho de um figo.

12 semanas – Na 12º semana ele começa cada vez mais a ter a aparência de um bebê. Os seus olhos ainda ficam afastados no rosto, mas que se posicionarão corretamente nos próximos dias. Mede em torno de 5 centímetros, sendo comparado a um limão pequeno.

13 semanas – Nesta etapa ele começa a esticar cada dia mais, ganhando tamanho e peso. Chega a pesar em torno de 25 gramas, sendo comparada a metade do tamanho de uma banana ou o tamanho de uma vagem.

14 semanas – Com 14 semanas o crescimento do seu corpo está mais acelerado do que a cabeça, já que possuía um tamanho desproporcional. Começa nesta etapa parecer cada vez mais com o bebê que você irá conhecer no nascimento. Tem nessa semana o tamanho comparado a um limão siciliano.

15 semanas – Nesta semana ele estará ainda maior, do tamanho aproximado de uma maça pesando em media 70 gramas. Nesta fase ele costuma soluçar bastante, mesmo a mamãe não sentindo nada.

16 semanas – O ganho de peso esta cada vez mais acelerado, assim como o seu crescimento. Nesta semana chega a pesar 100 gramas e a medir 12 centímetros. Tem o tamanho de uma pera grande.

17 semanas – Na 17º semana o feto já pesa em media 140 gramas e pode ser comparado ao tamanho de um gengibre.

18 semanas – Nesta etapa ele já consegue treinar a respiração, mesmo que não consiga inspirar ar, somente o liquido amniótico. Ele já esta treinando o que terá que fazer logo que nascer. Agora ele mede em torno de 14 centímetros e pesa 200 gramas, tendo o tamanho de um pimentão. Que grandão, não?

19 semanas – Agora o feto já consegue engolir liquido amniótico e consequentemente produzir e eliminar urina, o que comprova o bom funcionamento de seus rins. Já chega a medir 15 centímetros e é comparado ao tamanho de um coco seco.

20 semanas – Finalmente chegamos à metade da gestação!! Agora é uma boa fase para descobrir o sexo do bebê através do ultrassom, mas para isso você deverá contar com a colaboração do pequeno bebezinho!! Agora ele já tem o tamanho de uma banana.

22 semanas – Nesta fase ele já esta exatamente com a feição que nascerá, porém bem magrinho. A partir de agora iniciará o processo de ganho de peso ate o final da gestação. Seu peso varia em media de 430 gramas, sendo comparado ao tamanho de uma cenoura.

24 semanas – Seu peso nesta semana já terá aumentado bastante, chegando a 600 a 650 gramas e cada dia mais estará parecido com o bebê que nascerá nos próximos meses. Seu tamanho se compara ao tamanho de uma espiga de milho.

26 semanas – Nesta fase ocorre um marco muito importante, seu bebê já consegue abrir e fechar os pequenos olhinhos treinando como fará do lado de fora. Já está tão grande que chega a medir em torno de 36 centímetros, do mesmo tamanho de um talo de cebolinha verde.

28 semanas – O bebê esta cada vez mais esperto e respondendo a estímulos, principalmente a luz sob a barriga. Nesta semana já conseguiu atingir a marca de 1 kg e chega a medir em torno de 38 centímetros, como um pequeno repolho roxo.

30 semanas – Nesta semana sua visão esta mais aguçada e já consegue enxergar o que acontece dentro do útero. Seu crescimento diminuirá neste momento, mas o ganho de peso esta a todo vapor. Seu tamanho esta em torno dos 40 centímetros, mais ou menos o tamanho de um repolho grande.

32 semanas – Seu bebê já esta bem gordinho, pesa em media 1,7 kg, já estão tão grande como um abacaxi.

34 semanas – E o processo de ganho de peso continua mais rápido do que em todas as outras fases, já que ele precisará de uma espessa camada de gordura para controlar a temperatura aqui de fora. Seu tamanho neste momento pode ser comparado a um melão cantaloupe.

36 semanas – Durante essa fase acelerada de ganho de peso, ele pode ganhar até 30 gramas por dia e já chega a medir 45 centímetros. Está tão grande como uma folha de alface romana.

38 semanas – O bebê já esta a termo e pode nascer a qualquer momento. Já pesa em torno de 3 quilos e esta tão grande como uma jaca. Que grandeee!!

40 semanas – Se o bebê ainda não nasceu está prestes a acontecer e pode vir sem avisar. O peso e medida varia muito de bebê para bebê, mas nesta semana costumam pesar em media 3,5 kg e medir 50 centímetros. Tem o tamanho parecido de uma abobora pequena.

Vale sempre alertar que os bebês não se desenvolvem iguais e nem seguem nenhuma regra. Essas medidas são meras estatísticas que podem ser seguidas para ter uma ideia de como seu bebê esta se desenvolvendo na gestação. As medidas exatas devem ser avaliadas através do exame de ultrassonografia e mesmo assim lembrando que existe uma margem de erro no exame.

Uma dica para as gestantes: quer melhorar o prazer do sexo durante a fase gestacional? Use gels lubrificantes a base de água que fazem o papel do muco cervical e ainda controlam o pH vaginal, reduzindo as chances de proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. A Famivita desenvolveu o lubrificante perfeito para as tentantes e gestantes, o FamiGel. Você pode compra-lo aqui em nossa loja virtual.

Veja também: Tabela de Referência Tamanho e Peso do Feto na Gravidez

Fotos: Kirsten Loza, tracy benjamin, MPBlanco, Nuno Dantas