Dúvida de muitas tentantes é a respeito do período fértil. Será que uma gravidez pode acontecer em dias diferentes em ciclos diferentes ou poderá acontecer somente em um determinado período? A resposta para essas duvidas são tão complexas como o próprio corpo humano. Várias mulheres podem sofrer na hora que estão tentando engravidar justamente por não conseguir distinguir seu período fértil.

período de ovulaçãoTodas as mudanças que podem acontecer de ciclo para ciclo e de corpo para corpo, podem dar um nó na cabeça da tentante, mas podemos dizer que o período de ovulação é igual para todas. São 7 dias de janela fértil em que os óvulos podem ser fecundados há qualquer momento. Tudo depende de quanto tempo que levará para que ele fique maduro o suficiente para ser liberado. O que pode mudar então é o período de ovulação de ciclo para ciclo e de mulher para mulher, mas não na quantidade de dias, mas sim quando ele irá acontecer. Então vamos entender melhor:

Um ciclo irregular, por exemplo, pode ter uma variação de dias pois o período que a ovulação acontece nunca é igual ao ciclo anterior. Normalmente o que varia em um ciclo é a fase folicular e não a ovulatória e a fase lútea.

Por isso é importante ficar de olho nos sinais que o corpo da que está chegando ao período fértil.  Algumas mulheres podem ter uma fase folicular (em que o óvulo está se desenvolvendo) maior do que a do ciclo anterior, e menor do ciclo seguinte. Deve-se retirar 14 dias do total de dias do ciclo para obter o tamanho correto da fase folicular.  Na prática podemos dizer que:

Um ciclo de 37 dias teria em média 23 dias de fase folicular – 37-14= 23

Um ciclo de 21 dias teria em média 7 dias de fase folicular – 21-14= 7

Um ciclo de 28 dias teria em média 14 dias de fase folicular – 28-14 = 14

Em ciclos irregulares a fase folicular pode oscilar bastante e por isso que fica complicado engravidar baseando seu ciclo em um calendário desses aplicativos de período de ovulação. O melhor mesmo para quem tem ciclos em que o período fértil muda constantemente é procurar alternativas como conhecer seu corpo e também teste de ovulação, temperatura basal e método billings.

O período de ovulação de ciclos regulares ou com pouca variação, é mais fácil de ser identificado, por não mudar do período do ciclo e também por caber em tabelinhas e calendários e aplicativos. O motivo que causa todas essas mudanças, é certamente hormonal. O tempo que o FSH, estrogênio e LH levam para serem produzidos e o alerta que o cérebro ganha dos ovários para liberarem determinados hormônios essenciais neste período de ovulação. Um organismo pode ter mudanças hormonais constantes, por isso para quem quer engravidar, o ideal é sempre que houver atrasos, procurar um medico para averiguar a condição hormonal.

É Possível Engravidar Fora do Período Fértil?

Não!  A mulher pode engravidar fora do dia que poderia ser o seu período fértil como de costume, mas ela apenas ficará fértil no período da ovulação. O que acontece é o período fértil mudar de data e aumentar ou encurtar o ciclo.

O período de ovulação pode variar para mais ou menos. Ao mesmo tempo em que se pode ter ciclos imensos de até 70 dias e uma ovulação super tardia, também pode acontecer o contrário, a mulher ter ciclos curtos devido à antecipação da ovulação. Como dito acima, os dias que antecedem a ovulação variam de mulher para mulher e também pode acontecer de mudar de ciclo para ciclo. O ideal para mulheres reguladas e desreguladas ainda é verificar a ovulação através do seu corpo para não haver desencontros com a ovulação. A tabelinha e aplicativos ajudam bastante, mas podem fazer você perder os dias férteis também. Fique de olho nos sinais que o seu corpo dá.

Alguns posts são interessantes para quem busca exatamente seu período fértil:

Quando ocorre a ovulação?

Como calcular o dia certo da ovulação

Foto: Mixi Lorenzo