Dúvida de muitas tentantes é a respeito do período fértil. Será que uma gravidez pode acontecer em dias diferentes em ciclos diferentes ou poderá acontecer somente em um determinado período? A resposta para essas duvidas são tão complexas como o próprio corpo humano. Várias mulheres podem sofrer na hora que estão tentando engravidar justamente por não conseguir distinguir seu período fértil.

Baixar guia gratuito Ovulação: A Chave para Engravidar

Todas as mudanças que podem acontecer de ciclo para ciclo e de corpo para corpo, podem dar um nó na cabeça da tentante, mas podemos dizer que o período de ovulação nunca é igual para todas. Há apenas uma semelhança nos ciclos: São 7 dias de janela fértil em que os óvulos podem ser fecundados há qualquer momento. Tudo depende de quanto tempo que levará para que ele fique maduro o suficiente para ser liberado. O que pode mudar então é o período de ovulação de ciclo para ciclo e de mulher para mulher, mas não na quantidade de dias, mas sim quando ele irá acontecer. Então vamos entender melhor:

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Um ciclo irregular, por exemplo, pode ter uma variação de dias pois o período que a ovulação acontece nunca é igual ao ciclo anterior. Normalmente o que varia em um ciclo é a fase folicular e não a ovulatória e e também a fase lútea.

Por isso é importante ficar de olho nos sinais que o corpo da que está chegando ao período fértil.  Algumas mulheres podem ter uma fase folicular (em que o óvulo está se desenvolvendo) maior do que a do ciclo anterior, e menor do ciclo seguinte. Na teoria deve-se retirar 14 dias do total de dias do ciclo para obter o tamanho correto da fase folicular:

Um ciclo de 37 dias teria em média 23 dias de fase folicular – 37-14= 23

Um ciclo de 21 dias teria em média 7 dias de fase folicular – 21-14= 7

Um ciclo de 28 dias teria em média 14 dias de fase folicular – 28-14 = 14

Em ciclos irregulares a fase folicular pode oscilar bastante e por isso que fica complicado engravidar baseando seu ciclo em um calendário desses aplicativos de período de ovulação. O melhor mesmo para quem tem ciclos em que o período fértil muda constantemente é procurar alternativas como conhecer seu corpo e também teste de ovulação, temperatura basal e método billings.

O período de ovulação de ciclos regulares ou com pouca variação, é mais fácil de ser identificado, por não mudar do período do ciclo e também por caber em tabelinhas e calendários e aplicativos. O motivo que causa todas essas mudanças, é certamente hormonal. O tempo que o FSH, estrogênio e LH levam para serem produzidos e o alerta que o cérebro ganha dos ovários para liberarem determinados hormônios essenciais neste período de ovulação. Um organismo pode ter mudanças hormonais constantes, por isso para quem quer engravidar, o ideal é sempre que houver atrasos, procurar um medico para averiguar a condição hormonal.

É Possível Engravidar Fora do Período Fértil?

Não!  A mulher pode engravidar fora do dia que poderia ser o seu período fértil como de costume, mas ela apenas ficará fértil no período da ovulação. O que acontece é o período fértil mudar de data e aumentar ou encurtar o ciclo.

O período de ovulação pode variar para mais ou menos. Ao mesmo tempo em que se pode ter ciclos imensos de até 70 dias e uma ovulação super tardia, também pode acontecer o contrário, a mulher ter ciclos curtos devido à antecipação da ovulação. Como dito acima, os dias que antecedem a ovulação variam de mulher para mulher e também pode acontecer de mudar de ciclo para ciclo. O ideal para mulheres reguladas e desreguladas ainda é verificar a ovulação através do seu corpo para não haver desencontros com a ovulação. A tabelinha e aplicativos ajudam bastante, mas podem fazer você perder os dias férteis também. Fique de olho nos sinais que o seu corpo dá.

Alguns posts são interessantes para quem busca exatamente seu período fértil:

Quando ocorre a ovulação?

Como calcular o dia certo da ovulação

Foto: Mixi Lorenzo