Não tem como evitar, uma hora o relógio biológico vai tocar e toca alto!!! A mulher se torna mãe, no momento em que decide engravidar, e ali começa o preparo do corpo e da mente, porque a tentativa é um momento de tensão para a maioria de nós. Eu pelo menos a cada menstruação ficava frustrada de verdade… Nem sabia por onde começar, mas agora com mais experiência tenho como orientar quem está ainda na batalha pela gravidez.

Decisão tomada, é hora de checkup, ver como está a saúde. Exames de sangue, urina e ultrassom são necessários para saber se está tudo ok com o futuro forninho do bebê. Se estiver ok, o médico libera e começa os treinos para que o milagre aconteça a qualquer momento. Na verdade a vontade independe do poder. É que as vezes problemas mais severos como endometriose, miomas, ovários policísticos e tantos outros, interferem na fertilidade.

De Onde os Problemas Podem Vir?

E nem sempre esses problemas são de origem feminina. Tudo parece se complicar ainda mais quando o relógio toca e o problema com a infertilidade está no companheiro. Por isso aconselha-se que casais que queiram engravidar, façam exames ainda antes de começarem as tentativas, pois pode ser um fator de infertilidade do casal. Espermograma para ele, ultrassom para ela e exames hormonais para ambos! Esses exames mostrarão quando houver alguma coisa errada e quando o relógio tocar para valer, tudo será muito mais fácil!

Nos próximos posts darei dicas para facilitar que esse momento chegue logo, são truques que eu aprendi quando era tentante e que me foram muito úteis durante um processo que durou 3 anos de espera.Temperatura basal,indução ovulatória e exames mais complexos como histerossalpingografia e vários outros que me ajudaram nessa caminhada tão difícil, mas ao mesmo tempo tão gratificante quando vemos que todo sacrifício e espera  valeram à  pena. Se você quer engravidar pela primeira vez não deixe de acompanhar os posts e também ler o ebook grátis, ele certamente vai ajudar a conhecer mais o corpo, detectar o período fértil e facilitar as coisas nesta fase delicada da vida. Sabendo disso, namore muito e boa sorte!

Veja também: Como Saber se Posso Engravidar? Vamos Investigar a Fertilidade!