As náuseas ou enjoo são um dos principais incômodos na fase de gestação. Porém não se tem noção de quando realmente começam os enjoos na gravidez já que essa condição varia de mulher para mulher por isso é difícil especificar uma época.

Podemos dizer que os enjoos começam em torno da 8ª semana de gestação, para algumas mulheres, mas também podem acontecer antes ou depois para outras. Há quem seja sortuda e não tenha enjoos na gravidez, porém essa ausência total desse sintoma pode despertar uma preocupação para a gestante.

Por que Ocorrem o Enjoo na Gravidez

Os enjoos são provenientes da alteração hormonal no corpo da mulher e também de uma providência sábia da natureza. A alta de estrogênio e progesterona são os responsáveis diretos pelo mal estar inicial da mulher na gravidez1. Não só dos enjoos mas também do sono, da fadiga e todos os outros sintomas de gravidez tão conhecidos pelas mulheres.

O enjoo na gravidez é na verdade um efeito da elevação hormonal mas também uma forma de proteger a futura mamãe de ingerir alimentos contaminados que possam fazer mal ao seu organismo. Um fator que pode piorar o enjoo e as náuseas da gravidez é a presença da alteração de HCG também. O hormônio exclusivo da gravidez o HCG assim como a progesterona e estrogênio, também tende a aumentar os enjoos e de certa forma é um bom sinal, um sinal de que tudo está correndo bem na evolução hormonal2.

Para a maioria das mulheres o enjoo inicia assim que a subida significativa dos hormônios acontece, entre a e 9ª semana, mas para algumas gestantes as náuseas podem começar antes mesmo do atraso menstrual. Os primeiros enjoos a aparecer na gravidez são os matinais, quem nunca sentiu esse tipo de incômodo pela gravidez não sabe o que é se sentir verdadeiramente grávida! Daquele tipo de grávida de filmes e novelas que a gente tanto vê por ai.

O Que Fazer Para Aliviar o Enjoo na Gravidez

Não é tão fácil quanto parece e para quem vive essa fase de náuseas pode pensar que ficará assim por toda a gestação, mas na maioria das vezes os enjoos na gravidez passam após o término primeiro trimestre que é quando os hormônios estabilizam. Então, durante esse período de aversão aos alimentos o ideal é seguir algumas dicas para ajudar a amenizar os enjoos na gravidez.

Água com limão: Uma dica valiosa é consumir água com limão espremido (sem açúcar), ajuda bastante na redução dos enjoos. Pode ingerir nas refeições e nos intervalos entre as refeições.

Coma Menos: Uma dica preciosa é comer menos e em maior frequência, nunca deixar de se alimentar com alguma coisa por mais de 2 horas. Assim sempre terá algo leve e os enjoos não persistiram. Um lema, estômago vazio sinal que lá vem enjoo!

Beba Líquidos: Ingestão de líquidos para manter o corpo hidratado é o que há para evitar náuseas indesejadas no período da gravidez. Sucos naturais também são uma boa opção, principalmente os de frutas cítricas e adicionar gengibre ralado ou em pó também ajuda bastante. Porém os evite-os nas refeições, eles pode ajudar as náuseas a aparecerem.

Deitar Após a Digestão: Nunca, nunca se deite assim que se alimentar. O ácido gástrico funcionando pode trazer ainda mais náuseas e refluxo para quem está deitada.

Usar Pulseira Anti-Enjoo: Quando não aguenta mais ou não consegue amenizar de outras formas, indica-se o uso de uma pulseira anti-enjoo que alivia o enjoo em poucos minutos. Baseado na medicina oriental, faz uso da acupressura e se mostrou muito eficiente, mesmo remédio. Você pode encontrar a pulseira FamiBand na loja da Famivita aqui.

Medicamentos Para Alivio de Enjoos na Gravidez

Alguns médicos receitam medicamentos que são seguros para náuseas e enjoo na gravidez. Medicamentos como Dramin B6, Meclin e Vonau são ótimos aliados porém, deve ser avaliado caso a caso se a gestante é um caso indicado para ingestão de medicação contra enjoo3. Esses medicamentos podem ajudar, mas também podem causar ainda mais sonolência na gestante e se essa precisa trabalhar, pode tentar controlar o enjoo na gravidez apenas com dietas apropriadas para esse probleminha.

Um novo aliado para as mulheres, que inclusive é muito pouco conhecido no mercado são as pulseiras anti enjoos. Além de seguras para mãe e bebê, não causam sonolência como os remédios indicados pelos obstetras.

Perca de Peso no Primeiro Trimestre

As náuseas e enjoo é o principal motivo para que várias mulheres percam peso durante o inicio da gravidez. Apesar só inchaço hormonal, é muito comum a gestante perder peso nas primeiras 12 semanas de gravidez. Reza a lenda que mulheres que sentem muito enjoo na gravidez, a probabilidade de ser menina é maior! Não creio nas bruxas, mas que elas existem, ah existem! Coincidentemente essa lenda comigo deu certo!

Nota da autora

Eu passava mal demais! Engraçado que coincidentemente foram as duas gestações de meninas que me deram os temidos enjoos. Vomitava todos os dias e as náuseas matinais me acompanhavam por todo o dia, melhorando apenas a noite que era quando eu tinha mais vontade de me alimentar. Não cheguei a tomar medicação para enjoo na ultima gravidez, precisava ficar bem acordada e um dos efeitos colaterais e indesejados desse tipo de medicação era o sono incontrolável!

Para rebater os enjoos eu comia muita fruta cítrica, uva verde, kiwi, laranja e até limão! Minha boca salivava só de pensar em ter uma uva verdinha na boca! Era um sonho realizável e bem saudável ao menos. Na gravidez inicial da Melissa eu eliminei com as crises de náuseas mais de 8kg! Estava um tanto acima do peso e com isso acabei ficando com um bom peso para a gestação. No final das contas há males que vem para o bem pois se não fossem esses quilos a menos, não sei como seria no final da gravidez pelo risco de pré eclampsia. Comia muita bolachinha também e quando sentia uma melhora corria para coisas que me sustentavam como um bom prato de arroz e feijão feitos pela mamãe!

Uma boa dica é: como o que tiver vontade em pequenas porções e sempre reporte ao seu médico obstetra sobre as crises de enjoo, se for preciso ele indicará uma medicação adequada.Embora os enjoos na gravidez sejam de certa forma inevitáveis é preciso ficar atenta com a alimentação para não acontecer uma anemia.

Veja também: Anemia na Gravidez – Coisas Que Toda Gestante Deve Saber