Para algumas mulheres saber exatamente quando ocorre a ovulação é uma tarefa um tanto difícil. Nem todas tem a sorte de ter um período tão regulado com hora e data para a menstruação vir, para ovular e também para deixar de menstruar. Em alguns ciclos saber quando ocorre a ovulação pode se tornar um verdadeiro caso para detetives especializadas em fertilidade, certo?

Então como pegar o dia da ovulação, exatamente aquele dia que estará fértil sem perder noites de sono com a preocupação se está namorando nos dias certos? A ovulação acontece em média de 14 a 16 dias antes da próxima menstruação em média. Porém, há métodos de saber quando ocorre ou ocorrerá a ovulação, basta seguir alguns passos simples inclusive.

Passo 1: Conhecer Melhor o seu Corpo

Para detectar o dia da ovulação, a mulher que quer engravidar deve conhecer o seu corpo. O ciclo pode ser um bom indicativo se a ovulação está prestes a acontecer ou não. Mulheres com ciclos regulares podem ter até mesmo hora para ovular! Agora, mulheres que tem um ciclo mais bagunçado (do tipo montanha russa) podem levar muito mais tempo para aprender a conhecer o seu corpo e ver quando está prestes a ovular.

Um método simples para se fazer e reconhecer a ovulação é o método Billings o qual consistem em visualizar o muco para identificar em que fase do ciclo a mulher está. Normalmente quando a mulher está prestes a ovular, ela passa a secretar um muco diferenciado do muco do resto do ciclo que pode ser esbranquiçado, bem parecido com muco hidratante.

Características do Muco Fértil

O muco fértil pode ser:

  • Elástico clara de ovo (semelhante a clara de ovo crua)
  • Elástico sabão (espumoso e bem escorregadio)
  • Água (a mulher percebe somente uma umidade grande)

O dia mais fértil para mulheres que conseguem ver o muco egg, é aquele em que o muco mais fino chega. O muco fica elástico o suficiente para ser erguido entre um dedo e outro e não quebrar como o muco antecessor clara de ovo. O muco que antecede também é um muco que indica fertilidade, porém não é o melhor para se ter relações, o muco mais fino é excelente!

Mulheres que apresentem apenas uma umidade na região vaginal podem sim ovular, apenas não apresentam esse muco elástico. Uma teoria é que o estrogênio seria mais baixo para uma produção maior de muco que se veja externamente, mas ainda sim são mulheres férteis. A partir do momento em que o muco se transforma em um mais opaco e branco como creme hidratante é sinal de que a ovulação já aconteceu.

Passo 2: Fazer Controles de Quando Ocorre a Ovulação

Dois sistemas fáceis de serem feitos podem ajudar e muito a quem quer engravidar. Os controles de ovulação são feitos em casa mesmo e sem nenhuma dificuldade. A temperatura basal se feita com disciplina é uma aliada forte para quem quer saber quando ocorre a ovulação. Normalmente a temperatura nos diz os dias em que o estrogênio estará mais alto e ai o pico inverso do gráfico ou seja a queda nos mostrará o dia certeiro em que devemos namorar, ter relações para engravidar.

Esse método também serve para dizer o tamanho da sua fase lútea (pós ovulação). Quanto tempo depois de ovular você menstrua pode mostrar também o dia mais fértil. Por exemplo:
Mulheres que tem ciclos com uma fase lútea de 14 dias, ovulariam no 13 dia antes da próxima menstruação. Já mulheres que tem uma fase lútea de 16 dias podem ovular 14 dias antes da próxima menstruação.

Testes de Ovulação

Os testes de ovulação também são uma boa pedida para descobrir quando ocorre a ovulação para o seu ciclo. Antes de iniciar os testes, um estudo do ciclo deve ser feito para avaliar a média de dias que a fase folicular leva para acontecer até chegar ao período fértil. Uns 3 dias antes do suposto dia mais fértil, a mulher pode iniciar os testes.

Quando o teste positivar com a linha de teste igual ou mais forte que a linha de controle é hora de namorar! Normalmente a ovulação acontece de 24 a 48 horas do positivo no teste de farmácia. Determinar quando ocorrerá a sua ovulação depende de fatores isolados como esses, particularidades do ciclo de cada mulher, porém um pouco igual para todas. O segredo realmente é conhecer o seu corpo para identificar o momento correto da ovulação e ai namorar muito!

Dúvidas das Leitoras:

Tive relação e depois menstruei, posso ficar grávida?

Como a relação sexual foi próxima a menstruação o período fértil já havia passado portanto as chances são quase nulas, mas pode acontecer. No caso de mulheres com ciclos irregulares as chances são ainda maiores.

Tive relação no período fértil posso estar grávida?

Sim, se teve relação sexual no período fértil e não está utilizando nenhum método contraceptivo para evitar corre o risco de engravidar.

Posso engravidar fora do período fértil?

As chances de engravidar fora do período fértil são muito pequenas, porém não são nulas. São muitos casos de ciclos desregulados, ovulações tardias ou até mesmo ter calculado incorretamente o período fértil e assim ocorre a gravidez também.

Porque acontece a ovulação tardia?

Devido algum descontrole hormonal que pode ser causado por formas naturais ou até mesmo por uso de medicamentos o ciclo pode desregular e com isso a ovulação acontecer em um prazo diferente do aguardado.

Porque sinto dor na ovulação?

Não necessariamente ocorre dor na ovulação, mas sim um leve incômodo na região abdominal lateral e inferior (4 dedos abaixo do umbigo). Esse incômodo ocorre quando os óvulos estão sendo liberados e a estimulação ovariana chega a um ápice.

Como aumentar a ovulação?

Existem medicamentos apropriados para o aumento ovulatório, mas só devem ser tomados sob prescrição e acompanhamento médico. De forma natural, o inhame é utilizado como estimulador de ovulação natural e pode ser utilizado em varias formas: chá e na alimentação.

Veja também: Período Fértil Feminino – Como Calcular o dia Certo da Ovulação

Foto: Catrin Austin