A menstruação é um símbolo da fertilidade feminina, que acompanha a mulher mensalmente por mais de 30 anos da sua vida. Menstruar significa que o sistema reprodutor feminino está em boas condições, e para as que desejam engravidar, é importante conhecer bem seu ciclo.

Porém, não é fácil lidar com a menstruação, principalmente quando o fluxo de sangue é grande e quando traz muitos sintomas incômodos. Para aquelas que desejam diminuir o impacto da menstruação em suas vidas, seguem algumas respostas.

Quando a Menstruação Termina?

A cada ciclo que se recomeça, a menstruação costuma durar, em média, entre 3 e 7 dias. Caso sua menstruação seja mais curta ou mais longa que isso, é importante um acompanhamento médico para saber se está tudo certo com os hormônios sexuais.

Os ciclos menstruais acontecem até a menopausa, por volta dos 50 anos, quando a mulher para de vez de menstruar por falta de hormônios, e é um processo natural.

Quando a Menstruação Acaba “Antes do Tempo”

Como cada corpo segue um padrão, as mulheres que costumam ter um período menstrual de por exemplo 5 dias, tendem a ter todo mês essa mesma duração. Quando a menstruação acaba antes, pode ser por alguma alteração na dieta, ou mesmo com uso do anticoncepcional, mas nesses casos não há porque se preocupar.

Caso, além da menstruação vir por menos tempo, ela passe a desaparecer em alguns meses, pode ser considerada a possibilidade de gravidez. Caso os ciclos cessem sem gravidez e antes de a mulher estar em idade de menopausa, desequilíbrios hormonais também devem ser investigados.

Como Saber Se a Menstruação Já Acabou

A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, o corrimento vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação. A duração e o fluxo menstrual dependem da espessura do endométrio formado anteriormente.

Como Fazer a Menstruação Ir Embora

A menstruação pode “ir embora” quando a mulher passa a tomar anticoncepcionais que inibem a ovulação e, por vezes, o próprio sangramento. No mínimo, mesmo nas pílulas com pausa, há uma diminuição do sangramento.

Algumas mulheres também podem tomar Ibuprofeno para “se livrar” logo da menstruação: é um remédio que ajuda a amenizar a dor, e pode reduzir o fluxo menstrual quase pela metade.

IMPORTANTE: Há o risco de overdose com Ibuprofeno. Consulte a dosagem máxima diária e nunca faça uso de medicamentos sem recomendação e prescrição medica.

Como Fazer a Menstruação Acabar Mais Rápido

Alguns métodos simples podem fazer a menstruação acabar mais rápido:

  • Beber bastante água para que o corpo elimine resíduos rápido
  • Comer bastante frutas e vegetais
  • Fazer exercícios físicos, principalmente o pompoarismo (contração e descontração da pélvis, como quem segura o xixi)

Como Fazer a Menstruação Acabar em 3 Dias

Há alguns truques para que a menstruação dure o mínimo possível, como apenas 3 dias. O ácido acetilsalicílico (aspirina) evita a coagulação e acelera o sangramento. Mas não pode ser usado por quem está com dengue e ocorrências de hemorragia. Canela, Artemísia e banhos quentes também são métodos caseiros para acelerar a menstruação.

Como Acabar com a Menstruação Imediatamente

Há dicas não comprovadas sobre fazer a menstruação cessar na hora. Uma delas é chupar um pedaço de limão. Outra é beber um pacote de pó de gelatina com água, que pararia o período por até três horas. Ao entrar na água da piscina ou de praia, a menstruação também acaba temporariamente.

Veja o que tomar pra menstruação acabar rápido:

  1. Ibuprofeno: uma dose até 3 vezes por dia.
  2. Feijão verde pode reduzir ou parar o período.
  3. Vinagre: Beba duas colheres de chá de vinagre de maçã com água, três vezes ao dia.
  4. Remédios fitoterápicos, como: raiz de Angélica, chá de framboesa, alchemilla, salva de jardim, ou bolsa-de-pastor.

Quando Acaba a Menstruação, Pode Engravidar?

A mulher pode engravidar sempre que tiver relações sexuais perto do período de ovulação. Como não tem um dia exato para calcular a ovulação a partir da menstruação, as mulheres que têm ciclos muito curtos correm o risco de estar em período fértil logo depois de acabar de menstruar.

O ciclo da mulher costuma durar em torno de 28 dias e a ovulação acontece 14 dias antes da menstruação, mas não há regra para quando acontece depois dela: é exatamente esse intervalo que torna cada ciclo diferente em duração.

Quando a Menstruação Vai Embora, Pode Ter Relação?

A mulher pode ter relação sexual em qualquer momento do ciclo, inclusive na menstruação, embora tenha mais risco de contrair DST’s no período se fizer sem camisinha. Para quem não quer engravidar, é arriscado ter relações sexuais mesmo quando a menstruação vai embora, pois não há como prever quando será a ovulação.

Quantos Dias Depois que Acaba o Anticoncepcional Vem a Menstruação?

Na semana de pausa da pílula anticoncepcional, quando acaba a cartela, o sangramento pode vir a partir de um ou dois dias. É comum demorar 3 dias para descer. Este sangramento não é a “menstruação” propriamente dita, porque não contém nenhum óvulo: é o que a ciência chama de “sangramento de privação”, pela queda de hormônios.

Por isso, é necessário seguir à risca as doses na cartela do anticoncepcional e os dias de pausa para depois retomar, senão a pílula perde a sua eficácia no corpo. Há alguns anticoncepcionais contínuos, que fazem a mulher não menstruar, até que pare de tomar. Aí, no mês seguinte de parar, a mulher já pode menstruar novamente, mas às vezes demora um pouco para o corpo se reacostumar.

Veja Também: Menstruação Irregular – Como Fazer o Ciclo Voltar ao Normal

Foto: גביע האלופות