Quanto Tempo Demora para Engravidar Naturalmente?

Um mês! É esse o tempo que as mulheres gostariam de levar para engravidar naturalmente. Mas nem sempre é assim que acontece. Embora algumas sortudas consigam essa proeza, a maioria das mulheres e casais tem um prazo um pouco maior para engravidar sem intervenções. Quanto tempo demora para engravidar então?

quanto tempo demora para engravidar

O tempo dado pelos médicos para engravidar naturalmente é de 12 ciclos ou 1 ano.

O normal para que um casal saudável possa engravidar sem nenhum tipo de ajuda médica é de 12 ciclos ou um ano. Tudo depende de quantos dias dura o seu ciclo. Se for regulado em 28 a 30 dias, então o máximo de tempo para demorar a engravidar é de 1 ano. Se o ciclo for maior que 35 dias, o tempo é contado diferente. Porém o correto é contar 12 ciclos menstruais para resolver tomar alguma atitude por parte do médico.

O ideal é antes mesmo de querer engravidar, o casal se submeter à exames afim de detectar algum problema que impediria a gravidez acontecer. Quanto tempo demora para engravidar será determinado aproximadamente pelo médico quando souber efetivamente se o casal tem algum impedimento físico. Porém, nem toda previsão é certeira. Alguns casais podem apresentar demora para que aconteça a gravidez mesmo se não houver nenhum problema aparente. Essa dificuldade se chama infertilidade não aparente, é quando não se encontra nenhum motivo para a demora da gravidez.

Nesses casos específicos não se pode determinar um prazo para a gravidez acontecer. Ela pode vir repentinamente de uma hora para outra mas pode também levar algum tempo. Casais diagnosticados com infertilidade não aparentem conseguem engravidar, mas tem que ter consciência que pode levar mais de 12 ciclos ditos como normais pelos médicos. Nestes casos, o ideal é que o médico indique algumas opções: o casal esperar ou tomar alguma providência com uso de medicamentos indutores de ovulação ou procedimentos simples como o coito programado ou mais importante como a FIV ou inseminação artificial.

Alguns fatores também podem interferir na espera pela gravidez. A idade do casal e a condição dos gametas. Óvulos, espermatozoides. Para saber a real reserva ovariana da mulher existem alguns procedimentos como os exames de FSH ou anti mulleriano. Também existem ultrassons que detectam a quantidade de reserva de óvulos da mulher. A qualidade poderá ser obtida por outros exames feitos em clínicas especializadas em fertilidade. Para o homem, o espermograma mostrará quantidade e qualidade.

Dicas Para Reduzir o Tempo de Espera Pela Gravidez

Para mulheres que desejam driblar este ano de espera pela gravidez ou reduzir consideravelmente com dicas, há técnicas excelentes! Todas elas se baseiam em descobrir o período fértil para manter relações e assim engravidar mais rápido. Uma dessas técnicas é a temperatura basal. Através da temperatura corporal da manha após o repouso de pelo menos 6 horas ininterruptas de sono, pode-se demonstrar a influencia hormonal no corpo. Quando no período fértil, a mulher tende a ter uma baixa significativa da temperatura pelo aumento do estrogênio que contribui para essa queda. Assim que a ovulação passar, a temperatura irá subir novamente.

Outra dica para reduzir o tempo que demora para engravidar é o método Billings. Esse consiste em monitorar o muco cervical durante o ciclo. Quanto mais úmida a mulher está, mais fértil. Conhecer o seu corpo é fundamental! Se toque, saiba todas as mudanças que o seu corpo trará com a chegada do período fértil! Uma dica de ouro também é o uso de testes de ovulação. Com o aumento de LH do corpo, pode-se determinar até em quanto tempo o óvulo será liberado pelos ovários. Faça a partir do primeiro dia do período fértil para ter melhores resultados. Encontre aqui testes de ovulação para ajudar a encurtar o tempo de espera pela gravidez. O ideal também é manter relações e não se levantar por pelo menos 1 hora! Quanto mais os espermatozoides ficarem dentro do corpo melhor!

Enfim, quanto tempo demora para engravidar vai ser determinado pela condição do seu estado de saúde mas também a hora é determinada por uma força maior. Deus diz: Faça a sua parte que farei a minha! Tudo acontecerá na hora em que Ele determinar! Força na peruca e bora namorar!

Veja também: Como Calcular o Dia Certo da Ovulação

Foto: Wondermonkey2k