No mundo das mulheres ainda mais as tentantes é comum o papo sobre período fértil ou ovulação, para se ter idéia dos dias bons para se engravidar, mas na verdade o que seria esses dias e quanto tempo dura a ovulação? A ovulação é um processo natural que ocorre no ciclo menstrual de todas as mulheres e acontece quando um dos ovários libera um ovulo maduro que se unirá e trabalhará juntamente do corpo lúteo produzido também pelo ovário. Os dois juntos prepararão o útero para receber um possível bebê.

O óvulo liberado é recebido pelas tubas uterinas que fazem a ligação ate o útero. A fecundação ocorre quando no momento que esse óvulo esta entre as tubas uterinas, um espermatozoide vem ao seu encontro, que ocasionará a fecundação do óvulo. Não é possível saber os dias exatos da ovulação, mas o período fértil pode durar em media 8 dias. Normalmente a ovulação ocorre cerca de 14 dias antes da menstruação, isso obviamente para uma mulher com seu ciclo regulado.

Existem Sintomas que Demonstrem Quanto Tempo Dura a Ovulação?

Durante a ovulação, algumas mulheres sentem um incômodo parecido com a cólica menstrual, isso acontece devido ao deslocamento do óvulo saindo dos ovários. Outro sintoma bem comum entre as mulheres é o aparecimento de um corrimento ou secreção transparente bem parecido com a clara de ovo e que não possui cheiro algum.

Durante a ovulação é normal a mulher sentir um incômodo parecido com a cólica. Nesse tempo que dura a dor da ovulação também é notado um aumento no apetite sexual das mulheres e um aumento considerável na sua vaidade nessa época.

Enquanto esses sintomas estiverem presentes sabemos que o período fértil ainda esta vigente e a ovulação esta prestes a acontecer. Após a ovulação ate a data da menstruação é natural que a mulher sinta irritação, sensibilidade e apetite aumentado, devido ao aumento da progesterona que acontece assim que os óvulos estiverem maduros, esses sintomas também conhecidos como a famosa TPM – Tensão pré-menstrual.

Outro método bem utilizado entre as tentantes para detectar o tempo da ovulação é o de medição da temperatura basal. Após o processo ovulatório a temperatura da mulher tende a ser aumentada, devido à elevação da progesterona e deve ser medida assim que acordar, de preferencia antes de se levantar da cama. Mas o método mais fiel de todos, é o exame de ultrassonografia pélvica ou transvaginal, que é capaz de verificar a produção dos folículos dos ovários se produzindo e se rompendo.

O que é hiperovulação?

A hiperovulação pode ocorrer em duas fases da vida, ou na adolescência ou a tardia apos os 40 anos da mulher e também pode ser passado de forma genética, de pais para filhos. Normalmente a ovulação excessiva é o que ocasiona a gestação de gêmeos. Alguns tratamentos que induzem a ovulação podem causar a hiperovulação também que nem sempre é saudável, pois produzindo vários óvulos no ovário, podem causar problemas graves como a trombose e ascite.

Veja Também: Sintomas de Ovulação e seus sinais

Foto: Derecke Sanches