A menstruação faz parte da vida de toda mulher, e já é esperada periodicamente1. Por isso, desde os tempos antigos ganhou o nome de regras. Quando ocorre um atraso, logo a preocupação e a dúvida vêm: Está acontecendo algo? Ou melhor, será uma gravidez? Mas qual mulher já não teve atrasos sem motivos e depois de alguns dias desceu normalmente? A grande dúvida é: quantos dias a menstruação pode atrasar normalmente?

Essas são dúvidas recorrentes das mulheres nos consultórios ginecológicos, e que quando não sanadas acabam causando muita preocupação e angústia. Em muitos dos casos, não há motivo para tanto stress. Até mesmo as mulheres que têm seus ciclos menstruais regulares podem ter sua menstruação com alguns dias de atraso sem problema nenhum. O atraso menstrual pode ocorrer por diversos motivos além de uma gravidez2, como é o caso de transtornos emocionais ou físicos.

Mulheres que estão passando por uma fase de pura ansiedade, stress ou momentos com fortes emoções podem ter seu ciclo menstrual alterado3, como todo o resto de seu organismo. Parar de tomar anticoncepcional também pode interromper seu ciclo ou alterar mesmo ciclos que normalmente são regulares. Aquelas que se alimentam mal e apresentam anemia também podem impossibilitar o funcionamento do ciclo menstrual corretamente.

O excesso de trabalho e atividades físicas, assim como a estafa mental e física também podem atrapalhar o correto funcionamento do aparelho reprodutor feminino, causando o atraso menstrual. Vale ressaltar que alguns problemas de saúde também têm como sintoma a menstruação atrasada, como é o caso do hipertireoidismo, hipotireoidismo, anorexia e também a síndrome de ovários policísticos. Por isso, quando passado o prazo de 10 dias e problema não for sanado, um médico deve ser consultado para verificar o que está acontecendo.

O que fazer quando a menstruação atrasa?

O primeiro passo é manter a calma e tentar controlar os milhares de pensamentos que passam na cabeça nesse momento. Parar e analisar se aconteceu algo de anormal ou que possa ter abalado seu emocional nos últimos dias é essencial, além-claro de um bom e velho teste de gravidez de farmácia para tirar a prova. Inclusive, é recomendável ter testes de qualidade, de boa sensibilidade ao seu alcance. Por isso, recomendamos o kit de 5 testes de gravidez da Famivita. Se o resultado do teste for negativo e o atraso continuar por mais alguns dias você pode repeti-lo após uma semana ou procurar um laboratório para a realização de um exame de sangue.

Se a menstruação continuar atrasada mesmo após descartar a possibilidade de gravidez, é bom consultar seu ginecologista para a realização de alguns exames e poder encontrar a causa do atraso do ciclo. Exames de sangue e, se necessário, até um exame de tireoide pode ser incluido na solicitação médica. Assim é possível chegar a um diagnóstico mais rapidamente e o tratamento adequado pode ser iniciado. Nunca se esqueça de anotar a data em que sua menstruação veio. Isso facilitará o seu controle principalmente em caso de gravidez, já que terá que informar a data da última menstruação ao obstetra para acompanhamento de pré-natal. Para isso pode ser utilizado um calendário ou aplicativo para não se perder.

Controlar a data da menstruação também te auxiliará a ter o controle em caso de atrasos menstruais e quantos dias se encontra sem menstruar. Caso o problema persista nos meses seguintes, seu ginecologista deve ser informado para verificar se existe algum problema hormonal a ser controlado. Lembrando que nenhum medicamento deve ser tomado sem prescrição médica e muito menos quando existe suspeita de gravidez.

Dúvidas das leitoras

Doenças podem fazer a menstruação atrasar?

Sim! Além de doenças conhecidas por afetar os hormônios, como a síndrome dos ovários policísticos, outras doenças também podem afetar os ciclos. Problemas na tireoide, diabetes e doenças autoimunes como a doença celíaca podem fazer a menstruação atrasar.

Devo me preocupar se minha menstruação atrasar?

Com tantos fatores que podem influenciar na menstruação, é normal que ela atrase de vez em quando. No entanto, se seus atrasos se tornarem frequentes, é bom consultar um médico para verificar se não há alguma outra condição interferindo no seu ciclo.

Veja também: Porque o Atraso Menstrual Acontece?