A menstruação faz parte da vida de toda mulher e já é esperada mensalmente por isso ganhou o nome desde os tempos antigos, de regras. Quando ocorre um atraso, logo a preocupação e a dúvida vêm, se algo esta acontecendo, ou melhor, se esta grávida. Mas qual mulher já não teve atrasos sem motivos e depois de alguns dias desceu normalmente? E quantos dias a menstruação pode atrasar normalmente?

Essas são dúvidas recorrentes das mulheres nos consultórios ginecológicos e que quando não sanadas acabam entrando em parafuso com tanta preocupação e em muitos dos casos sem motivo para tanto stress. Até mesmo as mulheres que tem seus ciclos menstruais regulados podem ter sua menstruação com alguns dias de atraso sem problema nenhum. A menstruação pode atrasar em média 10 dias da data esperada e pode ocorrer por diversos motivos além de uma gravidez, como é o caso de transtornos emocionais ou físicos.

Mulheres que estão passando por uma fase de pura ansiedade, stress ou momentos com fortes emoções podem ter seu ciclo menstrual alterado como todo o seu organismo. Parar de tomar anticoncepcional também pode ter seu ciclo interrompido ou alterado do que estava acostumada a acontecer, como também para aquelas que se alimentam mal e apresentam anemia, e acabam impossibilitando o funcionamento do fluxo menstrual corretamente.

O excesso de trabalho e atividades físicas, assim como a estafa mental e física também podem atrapalhar o correto funcionamento do aparelho reprodutor feminino, causando o atraso menstrual. Vale ressaltar que alguns problemas de saúde também tem como sintoma a menstruação atrasada como o hipertireoidismo, hipotireoidismo, anorexia, a endometriose, a síndrome de ovários policísticos e também infecções urinárias.  Por isso quando passado o prazo de 10 dias e problema não for sanado, um médico deve ser procurado para consulta e verificação do caso.

O que Fazer Quando a Menstruação Atrasar?

O primeiro passo é manter a calma e tentar controlar os milhares de coisas que passam na cabeça nesse momento. Parar e analisar se aconteceu algo de anormal ou que possa ter abalado seu emocional nos últimos dias é essencial, além-claro de um bom e velho teste de gravidez de farmácia para tirar a prova. Se o resultado do teste for negativo e o atraso continuar por mais alguns dias você pode repeti-lo após uma semana ou procurar um laboratório para a realização de um exame de sangue.

Após descarte de gravidez se a menstruação continuar atrasada seu ginecologista deve ser procurado para a realização de alguns exames e poder encontrar a causa do atraso do ciclo. Exames de sangue, um Papanicolau e se achar necessário até um exame de tireoide pode ser incluso na solicitação medica para que seja dado o diagnóstico mais rápido e o tratamento adequado seja iniciado. Nunca se esqueça de anotar a data que sua menstruação veio isso facilitará o seu controle principalmente em caso de gravidez, já que terá que informar a data da ultima menstruação ao obstetra para acompanhamento de pré-natal, para isso pode ser utilizado um calendário para não se perder. Controlar a data da menstruação também te auxiliará a ter o controle em caso de atrasos menstruais e quantos dias se encontram sem menstruar. Caso o problema persista nos meses seguintes, seu ginecologista deve ser informado para verificar se existe algum problema hormonal a ser controlado. Lembrando que nenhum medicamento deve ser tomado sem a prescrição de um medico e muito menos quando se existe a suspeita de gravidez.

Veja também: Porque o Atraso Menstrual Acontece?

Fotos: Adrien Leguay