Dúvida entre 9 em cada 10 gestantes de primeira viagem, é saber com quantos meses o bebê começa a mexer na barriga da mamãe. Porém não é bem assim, você sabia? O bebê começa a mexer mesmo antes de a gente saber que ele existe! Desde a concepção, o bebê ainda zigoto, já começa a se movimentar pelo útero. Fecundado na trompa, ele é levado vagarosamente através dos alvéolos contidos na trompa e delicadamente cai dentro do útero. Após se implantar, o embrião começa a se formar. O movimento das células é imperceptível para a nova mamãe. Lá pelas 6 semanas de gravidez, o coração do bebê começa a bater, junto com ele, o movimento do pouco sangue que já existe no corpo do bebê. Em um ultrassom nesta fase, é possível ver os batimentos cardíacos, acompanhados de alguns movimentos bastante suaves do bebê. Então, podemos dizer que o bebê se mexe desde muito cedo, logo no primeiro mês de gravidez.

A pergunta com quantos meses o bebê mexe, vem geralmente na primeira gestação, porque a diferença entre o bebê mexer e a mamãe senti-lo é bastante grande. Como dito acima, o bebê começa a se movimentar muito cedo. Em um ultrassom de 8 semanas por exemplo, é possível vê-lo pulando sem parar, ainda mais se a mamãe comer alguma substância com cafeína antes do procedimento. Porém, por ser bastante pequeno, os movimentos são imperceptíveis. O tamanho do bebê com 8 semanas é de 2cm, o que é quase nada para 6 camadas de tecido até chegar no local mais sensível da mãe: a pele.

Como a Mãe Sente o Bebê?

Na pele existem “sensores” que são capazes de identificar os movimentos do bebê. E, apenas quando o tamanho do bebê passa a ser considerável, lá por volta da 16ª semana, é que é possível perceber o bebê mexendo dentro da barriga. Os movimentos mais vigorosos são possíveis de serem sentidos antes disso, porém irá confundir muito a mulher com outros movimentos que os outros órgãos como o intestino, por exemplo, fazem. Também é mais comum mulheres mais magras, com baixa quantidade de gordura abdominal, sentirem o bebê mais precocemente. Isso porque os sensores estão com mais fácil acesso aos movimentos do bebê.

Como São os Primeiros Movimentos do Bebê?

Identificar os movimentos iniciais do bebê pode ser o grande vilão das mamães. Às vezes parece mais um acúmulo de gases ou má digestão, mas acredite, é o seu bebê! O peso que a mulher sente em um dos lados, também pode ser o seu amado bebê dando as caras, um peso no baixo ventre, de um lado ou do outro certamente já tem vida ali. Mas e os movimentos? Inicialmente pode parecer um toque bem suave de alguém no seu braço (internamente, claro). Também dão a descrição que é bastante correta para os primeiros movimentos sentidos pela mulher, de pequenas borboletas mexendo no baixo ventre. É possível sentir melhor o bebê mexendo, após as refeições da mãe. Uma mistura de vitaminas e hormônios atinge a placenta, com isso o bebê ficará mais “elétrico”. Conforme a gravidez vai avançando o bebê fica mais próximo ao local sensível da mãe, então os movimentos ficarão mais claros e evidentes. Normalmente ficam bastante claros com 18 a 22 semanas de gravidez.

Como Sentir o Bebê Mexer Antes da 16ª Semana de Gravidez?

Sentir o bebê antes dos 4 meses de gestação é incomum na primeira gravidez, isso por ser bastante pequeno e a mãe ter pouca experiência. Porém é possível sentir antes do prazo que foi dito aqui, isso se o bebê estiver bem perto da zona sensível da mãe, ou seja, próximo à pele da barriga que é onde os sensores da musculatura estão. Existe uma técnica para ajudar a sentir o bebê, mas para usá-la é preciso ter mais que 12 semanas. A técnica consiste em:
Após uma refeição caprichada com direito a sobremesa (doce mesmo, um chocolate, um mousse etc) a mãe deve se deitar de barriga para cima com a cabeça em um travesseiro baixo e com os pés no chão. É como se ela sentasse apoiando os pés no chão, mas encostasse a cabeça no travesseiro. Recomenda-se inspirar pelo nariz e soltar pela boca para uma respiração diafragmática correta. Após isso apertar delicadamente a barriga (abaixo do umbigo) e sentir onde está o maior volume. Ali naquele local é possível sentir o bebê se movimentar, não por cima da barriga, mas por dentro! Fique nesta posição pelo menos 10 minutos.

IMPORTANTE: Só é possível que o papai sinta o bebê na barriga da mamãe, quando os movimentos estiverem bastante fortes, isso lá pelas 25 semanas de gravidez, que é quando o bebê estará maior.

Quando é Possível Ver o Bebê Mexendo?

Ver externamente o bebê se mexer é comum mais para o final da gestação. Podemos dizer que no sexto ao nono mês de gravidez. Quanto mais próximo do parto, mais o bebê ficará evidente. Por isso vemos tantos vídeos dos bebês se mexendo dentro das barrigas de suas mamães. Após algumas semanas de treino, é possível diferenciar qual membro do corpo o bebê está mexendo, se braços, pés, costas e até mesmo o soluço. Aproveite bastante a gravidez, ela é um momento inesquecível e muito importante para a vida da mulher e todos ao redor.

Uma dica para nossas leitoras gestantes que estão sofrendo muito com os enjoos e náuseas dessa fase e sentem muita dificuldade em engolir a vitamina pré-natal, existe uma ótima opção, a vitamina FamiGesta. Ela é composta por todas as vitaminas importantes para essa fase com o diferencial do tamanho da cápsula, que fica muito mais fácil de engolir. Você pode compra-la aqui em nossa loja virtual.

Veja Também: Bebês na Barriga – O que ele Fazem Dentro Dela?

Foto: alessandraamendess