Dúvida de muitas mamães, quantos ml de leite dar para o bebê em cada fase é uma grande preocupação. Sabemos que o aleitamento materno é o recomendado como fonte exclusiva de alimento até o 6° mês, mas por razões diversas, alguns recém-nascidos se alimentam de fórmulas para lactantes como complemento da mamada ou até como único alimento.

Saber quantos ml de leite dar para o bebê, que é adequado para garantir um crescimento saudável, gera uma certa insegurança nas mamães que estejam amamentando no peito ou não, mas que querem ter a certeza de que seus pequenos estão se alimentando corretamente e recebendo todos os nutrientes que o organismo precisa para suprir suas necessidades energéticas e de hidratação.

Existe uma Quantidade Exata?

Vale lembrar que não existe uma quantidade de leite exata que deve ser seguida à risca. Cada bebê tem necessidades diferentes, apesar de existir uma referência segura. Alguns fatores como a idade, peso do bebê e o seu estado de saúde em geral, interferem diretamente em quantos ml de leite dar para o bebê e que ele precise para que tenha uma alimentação equilibrada. Não deixe de conversar com o pediatra sobre todas estas questões, por mais que existam as recomendações como base, somente o pediatra quem poderá recomendar quantos ml de leite dar o bebê, considerando as necessidades e condições exclusivas dele e assim, poderá prescrever o que for melhor para o seu desenvolvimento.





Quantos ml um Bebê Recém-Nascido Mama?

Considerando que o bebê se alimente exclusivamente do leite artificial, na primeira semana de vida, um bebê recém-nascido mama em média de 30 a 60 ml de leite a cada mamada, com um intervalo entre as mamadas de três a quatro horas. Claro que cada bebê tem suas necessidades individuais. Alguns podem querer mamar com intervalos menores, outros mais dorminhocos, pode ser até necessário acordá-los para que não passem muitas horas sem mamar. Portanto quantos ml de leite dar para o bebê recém-nascido mamar pode variar sim, não se preocupe.

No rótulo de cada fórmula infantil já vem descriminado quais as medidas para o preparo do leite (que devem ser respeitas à risca) como também as recomendações de quantos ml de leite dar para o bebê em cada uma das suas fases. Todas estas decisões você deve tomar seguindo às recomendações do pediatra, que avaliará o peso, a idade, e as necessidades nutricionais do seu bebê e fará uma prescrição mais segura.

A quantidade de ml que o bebê recém-nascido mama vai aumentando gradativamente, semana a semana, uma média 30ml por semana. Sendo assim, o bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Saber quantos ml de leite dar para o bebê quando ele só mama no peito é mais difícil, mas estas referências valem para qualquer tipo de leite, seja o materno ou o artificial. Mas calma, você vai notar que com o passar das semanas seu bebê já consegue sugar com maior facilidade e conseguirá, ainda que com o mesmo tempo de duração da mamada, ingerir uma quantidade maior do seu leite.

Tanto no aleitamento materno quanto com o uso da fórmula infantil, a quantidade de ml de leite que você deve dar para o bebê vai depender muito do tamanho da sua fome! A orientação é que durante esta fase, você dê o leite sempre que ele solicitar. Aos poucos você vai percebendo os sinais que realmente indiquem que ele esteja com fome e aí naturalmente vai criar uma rotina de intervalos das mamadas com maior disciplina.

Importante: O pediatra é quem deve determinar quantos ml de leite dar par ao bebê, bem como a frequência de mamadas ideal para cada um. Se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento do seu pequeno, converse com o médico e esclareça todos os pontos.

Quanto Mama um Bebê de um Mês?

Passada a fase das primeiras semanas, o seu bebê já ganhou peso e você já pôde conhecer também o tamanho da sua fome… e vai notar claramente o quanto ela aumenta!! Mas tudo isso é normal, não se preocupe. A partir do primeiro mês é esperado que o bebê esteja mamando de 90 a 120ml de leite por mamada, chegando a beber por dia uma média de 420 ml e 750 ml de leite. E não para por aí não. A quantidade de leite em cada mamada continua aumentando a cada semana, até que ele complete 6 meses.

A frequência das mamadas também pode variar, uma quantidade média é em torno de 5 a 7 vezes por dia, mas lembre-se: nenhuma destas médias são cálculos exatos. Entenda a necessidade do seu bebê e saiba que o que é melhor para ele pode não ser o que é ideal para outro bebê da mesma idade. Você pode notar quando tem que aumentar a quantidade da mamadeira a partir do momento que o bebê mamar todo o leite, é sempre bom que sobre um restinho para garantir que ele ficou satisfeito. Quando isso acontecer é a hora de você aumentar os 30 ml e assim por diante.

Se você quer saber quantos ml de leite dar para o bebê de um mês, estas são as médias esperadas, mas se o seu bebê mama mais ou menos que esta quantidade não é motivo de preocupação. Muitos bebês que mamam menos que 120 ml de leite ganham peso e recebem todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável, depende de vários fatores clínicos individuais, e isso quem poderá avaliar será o pediatra.

Uma novidade para nossas leitoras mamães, gestantes ou que estão tentando engravidar. A Patricia Amorim em parceria com a empresa Famivita desenvolveram uma linha de produtos voltados para a saúde gestacional e da fertilidade feminina e masculina. Vitaminas para potencializar a fertilidade, testes de ovulação, gel lubrificante amigo da fertilidade e vitamina gestacional. Você pode comprar todos eles aqui em nossa loja virtual.

Quantidade de Leite Para Cada Fase do Bebê

O bebê que mama só no peito, como já falamos, fica difícil de mensurar quantos ml de leite ele está mamando, mas você vai notar os sinais que indiquem que ele esteja com fome e com o passar dos meses ele vai ficar craque na sucção e com certeza precisará de menos tempo para ingerir um volume maior de leite. O ganho de peso e o seu desenvolvimento é acompanhado pelo pediatra, que poderá te indicar se tudo está correndo conforme o desejado.

Para os bebês que se alimentam com fórmula infantil, acompanhar o quanto de ml de leite estão ingerindo por dia é mais fácil por causa da mamadeira. Você já viu quantos ml de leite dar para o bebê recém-nascido e quanto mama em média um bebê de um mês. E a partir do segundo mês? Esta quantidade se mantém?

Bebê com 6 Meses

Agora com 6 meses outros alimentos serão introduzidos na dieta do bebê, com isso a tendência é que o volume do leite seja reduzido gradativamente. Com 1 ano ele está já com uma variedade ainda maior de novos alimentos incluídos em sua alimentação, e naturalmente a quantidade de ml de leite que vai beber por dia será menor.

Mesmo assim, diante da nova dieta, o leite ainda é importante para o seu desenvolvimento e os bebês demoram mesmo para largar de vez, e isso até uns 5 anos de idade (ou mais, não tem uma regra).

Veja Também: E Quando a Licença Acaba? Volta ao Trabalho Das Mamães
Foto: lmbuga from Galiza – Flickr