Dúvida de muitas mamães, saber quantos ml de leite dar para o bebê em cada fase é uma preocupação comum. Sabemos que o aleitamento materno é recomendado como fonte exclusiva de alimentação até o 6° mês1. Mas, por razões diversas, alguns recém-nascidos se alimentam de fórmulas para lactantes como complemento da mamada ou até como único alimento.

Saber quantos ml de leite dar para o bebê e o que é adequado para garantir um crescimento saudável gera certa insegurança nas mamães, estejam elas amamentando no peito ou não. É normal querer ter a certeza de que seus pequenos estão se alimentando corretamente e recebendo todos os nutrientes que o organismo precisa para suprir suas necessidades energéticas e de hidratação.

Existe uma quantidade exata?

Vale lembrar que não existe uma quantidade de leite exata que deve ser seguida à risca. Cada bebê tem necessidades diferentes, apesar de existir uma referência segura. Alguns fatores como a idade, o peso do bebê e seu estado de saúde interferem diretamente em quantos ml de leite dar para o bebê para que ele tenha uma alimentação equilibrada. 

Não deixe de conversar com o pediatra sobre todas estas questões. Por mais que existam as recomendações como base2, somente o pediatra poderá recomendar quantos ml de leite dar para o seu bebê. O pediatra considerará as necessidades e as condições exclusivas do seu filho e, assim, poderá prescrever o que for melhor para o seu desenvolvimento.

Quantos ml um bebê recém-nascido mama?

Considerando que o bebê se alimente exclusivamente do leite artificial na primeira semana de vida, um bebê recém-nascido mama, em média, 30 a 60 ml de leite a cada mamada, com um intervalo de três a quatro horas entre as mamadas. Lembrando que cada bebê tem suas necessidades individuais. Alguns podem querer mamar com intervalos menores e outros são mais dorminhocos. Pode ser até necessário acordá-los para que não passem muitas horas sem mamar. Portanto, a quantidade de leite dado para o bebê recém-nascido mamar pode variar sim, não se preocupe.

No rótulo de cada fórmula infantil já consta quais medidas devem ser utilizadas no preparo do leite, e elas devem ser seguidas à risca. Também constam as recomendações de quantos ml de leite dar para o bebê em cada uma das suas fases. Você deve tomar todas essas decisões seguindo as recomendações do pediatra. Ele avaliará o peso, a idade, e as necessidades nutricionais do seu bebê e fará uma prescrição mais confiável.

Com o passar das semanas, o bebê consegue sugar em menos tempo uma quantidade maior de leite.

A quantidade de leite que o bebê recém-nascido mama vai aumentando gradativamente, semana a semana, em uma média de 30ml por semana. Sendo assim, o bebê chega ao 1° mês de vida mamando cerca de 90 a 120 ml de leite por mamada. Saber quantos ml de leite dar para o bebê quando ele só mama no peito é mais difícil. No entanto, estas referências valem para qualquer tipo de leite, seja materno ou artificial. Mas calma, você vai notar que, com o passar das semanas, seu bebê já consegue sugar com maior facilidade e conseguirá, com o mesmo tempo de mamada, ingerir uma quantidade maior do seu leite.

Tanto no aleitamento materno quanto com o uso da fórmula infantil, a quantidade de ml de leite que você deve dar para o bebê vai depender muito do tamanho da fome dele! A orientação é que, durante esta fase, você dê o leite sempre que ele solicitar. Aos poucos você vai percebendo os sinais que indicam que ele realmente está com fome e aí, naturalmente, vai criar uma rotina de intervalos das mamadas com uma disciplina maior.

Importante: O pediatra é quem deve determinar quantos ml de leite dar para o bebê, bem como a frequência de mamadas ideal para cada um. Se tiver dúvidas sobre o desenvolvimento do seu pequeno, converse com o médico e esclareça todos os pontos.

Quanto mama um bebê de um mês?

Passada a fase das primeiras semanas, seu bebê já ganhou peso. Agora você já conhece o tamanho da fome dele e vai notar que ela está aumentando! Mas tudo isso é normal, não se preocupe. A partir do primeiro mês, é esperado que o bebê esteja mamando de 90 a 120ml de leite por mamada. E pode chegar a beber por dia uma média de 420 ml e 720 ml de leite. E não para por aí! A quantidade de leite em cada mamada continua aumentando a cada semana, até que ele complete 6 meses.

A frequência das mamadas também pode variar. Uma quantidade média é em torno de 5 a 7 vezes por dia. Mas lembre-se: nenhuma destas médias são cálculos exatos. Entenda a necessidade do seu bebê e saiba que, o que é melhor para ele, pode não ser o que é ideal para outro bebê da mesma idade. Você vai perceber quando tem que aumentar a quantidade de leite na mamadeira quando o bebê mamar todo o leite. É sempre bom que sobre um restinho para garantir que ele ficou satisfeito. Quando isso acontecer, é hora de você aumentar nais 30 ml.

Se você quer saber quantos ml de leite dar para o bebê de um mês, estas são as médias esperadas. Mas se o seu bebê mama mais ou menos do que isso, não é motivo de preocupação. Muitos bebês que mamam menos que 120 ml de leite ganham peso e recebem todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Isso depende de vários fatores clínicos individuais, e quem poderá avaliar cada caso é o pediatra.

Quantidade de leite para cada fase do bebê

Se o bebê mama apenas no peito, pode ser mais difícil mensurar quantos ml de leite ele está mamando. Mas você logo notará os sinais indicando que ele está com fome. Com o passar dos meses, ele vai ficar craque na sucção e com certeza precisará de menos tempo para ingerir um volume maior de leite. O ganho de peso e seu desenvolvimento são acompanhados pelo pediatra, que poderá confirmar que tudo está correndo conforme o esperado.

Para os bebês que se alimentam com fórmula infantil, acompanhar quantos ml de leite estão ingerindo por dia é mais fácil por causa da mamadeira. Você já viu quantos ml de leite dar para o bebê recém-nascido e quanto mama, em média, um bebê de um mês. E a partir dos seis meses? Esta quantidade se mantém?

Quanto mama um bebê de 6 meses

Com 6 meses, outros alimentos serão introduzidos na dieta do bebê. Com isso, a tendência é que o volume do leite seja reduzido gradativamente. Com 1 ano, ele já conta com uma variedade ainda maior de novos alimentos incluídos em sua alimentação3. Assim, naturalmente, a quantidade de leite que beberá por dia será menor.

Mesmo assim, diante da nova dieta, o leite ainda é importante para o seu desenvolvimento. Os bebês demoram para parar de mamar de vez. É normal irem até uns 5 anos de idade (ou mais, não há uma regra).

Dica Importante: Para mamães que amamentam com leite materno, exclusivamente ou não, a Famivita tem uma vitamina que ajuda nessa fase. Repor todos os nutrientes é muito importante, por isso recomendamos a FamiGesta.