Queda de Cabelo na Amamentação: Saiba o que Fazer

As mulheres após o nascimento do bebê costumam se assustar com a quantidade e velocidade com que os cabelos começam a cair durante a amamentação, e principalmente porque são vistos em todos os cantos da casa.

As alterações hormonais pelas quais passam durante a gestação influenciam nisso também, passando uma sensação de que os cabelos estão caindo descontroladamente. Quando na verdade são apenas os hormônios, que antes alterados e produzidos em excesso estão voltando às taxas normais do organismo.

Com isso os cabelos voltam a seguir o seu ciclo normal, portanto não é necessário entrar em pânico quando notar a queda dos fios de cabelo na amamentação.

O cabelo da mulher quando adulta cai em média de 100 a 125 fios por dia, já no pós-parto os fios chegam a cair até 500 por dia. O que acontece é que durante a gravidez a mulher fica com os cabelos radiantes, mais brilhosos, macios e fortes por conta do desequilíbrio hormonal.

E a média de cabelo que costumava a cair antes da gestação diminui consideravelmente durante a gravidez. Dessa maneira, após o nascimento do bebê os fios de cabelo voltam a cair novamente, e aqueles fios que não caíram durante a gravidez também.

Dicas para Amenizar a Queda de Cabelo

Algumas coisas poderão ser feitas para amenizar a perda dos fios durante a amamentação, já que para as mulheres a saúde do cabelo reflete consideravelmente na sua autoestima.

Pois nada mais incômodo (mesmo sabendo que se trata de um processo normal) do que ver seu próprio cabelo nos ralos do chuveiro, no quarto, na sala e em todos os lugares que passe, não é mesmo? Logo abaixo veja algumas dicas do que se pode fazer para tentar amenizar a queda de cabelo durante a amamentação:

Seja Mais Cuidadosa

Não que você já não seja cuidadosa com as suas madeixas. Como foi dito é inevitável a queda dos fios de cabelo por conta das alterações hormonais. O que se pode fazer é tentar amenizá-la ao máximo, pois devido à fragilidade do cabelo é importante que dê ainda mais atenção a ele. Portanto, passe a ter hábitos saudáveis que contribua para diminuir a quantidade dos fios que virão a cair. Esse hábito está na maneira como lava os cabelos, como penteia, faz massagens e seca os fios, pois são fatores que refletem bastante na sua aparência e saúde. Abaixo segue algumas dicas de como fazer isso:

  • O cabelo por estar frágil não precisa ser lavado todos os dias, basta lavar três dias durante a semana ou se preferir intercale entre um dia e outro.
  • Ao pentear os fios de cabelos, prefira escovas com cerdas macias que não agrida os fios ao escová-los, e de preferência não prenda os cabelos deixe-os soltos.
  • Quando for secar o cabelo use uma toalha macia e enxugue os fios com delicadeza, nada de torcê-los na toalha e esfregá-los, leves batidas já são suficientes.
  • Faça massagens no cabelo, isso estimula o crescimento dos fios.

Alimentação Saudável

Para ter uma vida saudável é necessário que se tenha hábitos também saudáveis, pois há um ditado que diz que “você é o que você come” e isso é a mais pura verdade. Tudo o que você comer refletirá em seu exterior, e para o cabelo essa regra não é exceção.

O cabelo é constituído por proteínas e nada mais sensato do que fazer ingestão de alimentos ricos que contenham tanto proteínas como vários outros alimentos nutritivos:

– Alimentos ricos em proteínas– Ovos, carnes, leite, iogurte, etc.,

– Alimentos que contém vitamina A – cenoura, espinafre, óleos de peixes, fígado, etc.,

– Alimentos que contém ferro – Feijão, beterraba, salsinha, carne vermelha, peixe, frango, etc,..

– Alimentos que contém Zinco – Castanha do Pará, grãos integrais, ostras, camarão, legumes, etc.

Outra dica interessante que serve de complemento para uma alimentação saudável rica em nutrientes é fazer sucos fortificados para beber. Basta colocar mais de uma fruta ao fazer o suco, feito isso você com certeza terá um suco ainda mais rico em nutrientes.

IMPORTANTE: Assim que começar a notar a queda de cabelo é essencial que procure o médico. O médico poderá indicar além de boa alimentação medicamentos que auxiliem o tratamento.

Como Tratar a Queda de Cabelo durante a Amamentação?

Acima foram passadas estratégias sobre como tentar amenizar a queda de cabelo durante a amamentação. Mas ainda mais importante do que amenizar é tratar a queda desses fios, pois de nada adiantará seguir todas as dicas se não fizer um tratamento adequado.

Logo, assim que perceber que o cabelo está caindo de modo que comece a incomodar é essencial que procure imediatamente um médico, pois mesmo sendo normal a queda dos fios para a maioria durante a amamentação, o acompanhamento de um profissional especializado é indispensável. Através de exames ele saberá de fato o que está ocorrendo e assim orientará melhor o que deverá ser feito.

Após ter um acompanhamento adequado de profissionais como dermatologistas e nutricionistas os fios de cabelo começarão a nascer normalmente e em poucos meses o cabelo terá a mesma quantidade de fios que antes. Mas é importante ressaltar mais uma vez sobre a importância do médico, pois a queda dos fios no pós-parto pode estar ligado a uma predisposição genética como diabetes, problemas da tireoide ou até mesmo calvície.

Durante a consulta, geralmente os médicos orientam as suas pacientes a terem uma alimentação mais saudável com a ingestão de alimentos ricos em nutrientes como frutas, legumes, carnes magras e cereais integrais.

No entanto, as mulheres que tem alguma predisposição genética para os problemas causadores da queda de cabelo, somente a ingestão desses alimentos poderá não ser suficiente. Sendo assim o médico poderá prescrever alguns medicamentos que contenham vitaminas, minerais e aminoácidos para complementar a dieta. Portanto, se esse for o caso a falta de um tratamento adequado só agravaria ainda mais a queda desses fios.

Como Prevenir a Queda de Cabelo?

Para tentar prevenir uma queda excessiva dos fios de cabelo é necessário que o acompanhamento seja feito por profissionais como médico dermatologista e nutricionista e tenha acompanhamento já durante a gestação, de preferência desde o início.

Com o acompanhamento destes profissionais será orientada a ter uma alimentação mais saudável e equilibrada. Uma dieta rica com todos os nutrientes de que precisa, servirá assim para amenizar a queda dos fios de cabelo depois do nascimento do bebê.

Outros fatores também que devem ser levados em conta é quanto a ingestão de água e a limpeza dos fios. Se manter hidratada é importante pois além de ajudar na produção do leite materno, contribui para a beleza das madeixas os deixando mais fortes e saudáveis.

É importante também que se faça a limpeza correta dos fios e lembrando sempre que eles estão frágeis e não deixe acumular sujeiras no couro cabeludo que contribuam para o aparecimento de caspas e até mesmo seborreias.

Outro fator importante é manter uma vida tranquila e saudável, pois o estresse também contribui e muito para a queda dos fios de cabelo. E lembre-se de procurar um médico para orientá-la melhor, só ele saberá responder as suas dúvidas e sobre o que está ocorrendo em seu organismo.

Lembre-se, cada organismo reage de uma forma em determinadas situações, e sendo assim, o que pode funcionar com o outro poderá não funcionar com você. Cuidado com dicas caseiras e receitas milagrosas, pois o seu quadro pode se agravar.

Veja Também: Cuidados Pós-Parto Depois da Maternidade

Foto: Adina Voicu