Toda mulher vaidosa tem um ponto onde oferece maior preocupação e normalmente são os cabelos. Normalmente são horas a fio cuidando das madeixas, pintando, hidratando, alisando ou cacheando até deixar do jeito que deseja. Mas quando a maternidade bate a porta alguns desses cuidados considerados tão normais na vida feminina deve ser deixado de lado por alguns produtos oferecerem risco ao desenvolvimento fetal, aí o drama já começa! Quando chega o dia do nascimento do bebê e a mulher acredita que em breve poderá retornar aos seus cuidados outra situação pode se iniciar, a queda de cabelo pós-parto.

É muito comum escutarmos mulheres reclamando da queda de cabelo pós-parto, principalmente aquelas que passaram por uma cesariana. Mas será que existe alguma ligação com o procedimento? Será que devido à anestesia a queda de cabelo pode ser iniciada? E viemos para desvendar esse mito e dizer que NÃO. Essa história que após receber a anestesia no parto cesária o cabelo começou a cair é totalmente falsa, já que a queda de cabelo nesta fase esta totalmente relacionada aos níveis hormonais femininos.

Podemos observar a ligação entre os hormônios e os cabelos já desde a gravidez, onde é natural escutarmos a mudança evidente que ocorre neste período nas madeixas. A queda considerada normal dos cabelos reduz nessa fase e o cabelo fica mais sedoso, grosso e mais forte. Após o nascimento do bebê, nos primeiros três meses são onde os níveis hormonais estarão se normalizando e é nesta fase que a queda de cabelo pós-parto se inicia e dá a sensação que a mulher ficará careca em breve, já que todo cabelo que não caiu durante a gestação resolve cair neste período.

A queda de cabelo é bem comum em qualquer etapa da nossa vida e conta-se em torno de 100 a 120 fios por dia numa fase considerada normal, já a queda de cabelo pós-parto pode-se perder em torno de 500 fios ao dia. Muito não? Mas ainda não é o bastante para que você fique careca, por isso pode se tranquilizar! Você pode se assustar com a quantidade de cabelos que saíra durante a lavagem dos cabelos, ou quando se penteia e principalmente ao secar com secador, mas é só uma questão de tempo para tudo se normalizar ou senão você pode tomar algumas precauções.

Como Controlar a Perda de Cabelo Pós-Parto

Infelizmente não existe fórmula para acabar com a perda de cabelo pós-parto, mas algumas estratégias são possíveis para controlar essa queda ou pelo menos não se assustar com a quantidade e intensidade que os fios se soltem. Uma das primeiras dicas e que faz grande diferença não só na aparência dos cabelos como na saúde em geral, inclusive auxiliará na amamentação é a alimentação adequada. O consumo de alimentos balanceados, nutritivos e ricos em vitaminas e minerais ajuda a manter a boa aparência dos cabelos tornando-os mais fortes e firmes.

Outra boa dica é evitar a lavagem diária dos cabelos principalmente com o uso de água muito quente que aumenta ainda mais a queda. O uso de shampoos e cremes apropriados para a queda podem ser utilizados também, mas antes veja as recomendações caso esteja amamentando. Não utilize tinturas, alisadores e produtos químicos nesta fase, como o cabelo já esta sensível qualquer produto pode aumentar ainda mais a perda de cabelo pós-parto. Você pode notar e acabar se incomodando com alguns fiozinhos que tendem a ficar espetados no alto da cabeça e na parte da franja, mas são eles cabelos novos que começam a crescer, portanto não existe o que fazer a não ser hidratar e aguardar o crescimento dos fios para que tudo se normalize. Alguns óleos reparadores podem ajudar a controlar o volume e a abaixar esses fios chatinhos.

Algumas mulheres tem o costume de escovar seus cabelos diversas vezes ao dia e esse é um dos momentos mais desesperadores quando esta ocorrendo à queda de cabelo, já que muitos fios ficam presos à escova neste momento. Portanto, reduza o número de escovações e evite ao máximo mexer no couro cabeludo, faça o mínimo possível e o menor número de vezes. A ultima dica que seu próprio medico pode receitar é o uso de suplementos alimentares, como é o caso do Pantogar que ajuda e muito as mulheres nesta fase de queda de cabelo pós-parto.

Em um modo geral, o negócio é ter paciência se ajustar a novos hábitos, inclusive de utilizar pentes de dentes mais largos que o normal e esperar normalizar. Normalmente a queda de cabelo para de ocorrer após 6 meses do parto, onde os níveis hormonais também se normalizam enquanto isso abuse de sucos e vitaminas que ajudam a manter a saúde do cabelo equilibrada como o suco de laranja e cenoura e vitamina de banana com castanha do pará que dão um up no visual.

Veja também: Cuidados Pós-Parto Depois da Maternidade

Foto: Marcelo Paes