Cada ano que passa, a maternidade vai sendo deixada como segundo ou terceiro plano na vida dos casais. As prioridades de um casal não estão no crescimento da família, mas voltados ao crescimento profissional, aperfeiçoamento na área escolhida, viagens e tudo que uma vida confortável tem. Mas, chega em um momento que o despertador do relógio biológico toca e o desejo por ter um bebê surge e a ideia de que tudo vai acontecer rapidamente pode ser uma grande frustração, quando não é bem assim que acontece. Quer engravidar? Vamos entender alguns pontos que podem estar atrapalhando de o casal conseguir e também dar dicas para melhorar a fertilidade.

Ansiedade Atrapalha Engravidar?

Ansiedade é um sentimento que afeta todas as áreas da nossa vida e não é diferente quando falamos de maternidade. E sabemos que quando queremos algo é inevitável não ficarmos ansiosos para conseguir logo, mas precisamos alertar que esse sentimento não só atrapalha a mente, como também o corpo de funcionar como deveria. Mas ansiedade não é um fator psicológico você deve estar se perguntando? E a resposta é não, já que ela provoca alterações físicas e pode alterar inclusive os níveis hormonais.

No caso das mulheres, a ansiedade pode atuar no aumento da produção de um hormônio especifico, conhecido como epinefrina, que deixa o organismo mais lento dificultando a concepção. Outro hormônio estimulado pela ansiedade é a ocitocina, que provoca pequenas contrações uterinas o que impede a fixação do óvulo fecundado.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel resolve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Mas a ansiedade não atrapalha só as mulheres na hora da concepção. Os homens também podem sofrer com a ansiedade e a cobrança de conseguir engravidar logo a parceria e com isso afetar a fertilidade. A ansiedade afeta diretamente na libido e provoca desequilíbrios hormonais responsáveis pela disfunção erétil e até mesmo na alteração da ejaculação. Por isso, podemos afirmar com base em estudos de especialistas, que a ansiedade não é só um fator psicológico, mas que pode afetar diretamente e de forma potente o funcionamento físico do casal.

Como Controlar a Ansiedade e Não Atrapalhar a Concepção

A ansiedade parece ser um sentimento incontrolável e para quem passa pode dizer “como é fácil falar, se não está passando”, mas acredite, é possível controlar esse sentimento e não deixar ele atrapalhar os seus planos ou até mesmo a realização deles. Algumas dicas são preciosas para casais tentantes, vamos listar alguns:

Faça Exames que Avaliem sua Fertilidade

O primeiro passo para quem deseja engravidar é procurar seu ginecologista, de preferência especializado em obstetrícia que irá te acompanhar quando iniciar o pré-natal. Ao informar o seu desejo em engravidar, exames simples de sangue e até mesmo ultrassom serão solicitados para avaliar seu sistema reprodutor e pode ser indicado o uso de ácido fólico para começar a se cuidar e se preparar para a gestação.

Fazer os exames e ter um acompanhamento médico para saber o que pode estar acontecendo ou impedindo é a melhor forma de se desprender da ansiedade e saber que está tudo bem ou se não, que precisa de um tratamento para resolver. Ter conhecimento do que está acontecendo é a melhor forma de se tranquilizar. Após um ano de tentativas sem sucesso, o médico poderá solicitar exames avaliatórios para o homem e assim dar sequência a qualquer tipo de tratamento se necessário.

Aprenda Sobre o Seu Ciclo

Não existe melhor maneira de ajudar uma gravidez acontecer a não ser do autoconhecimento do seu corpo e do funcionamento do seu ciclo. No início, pode parecer um bicho de sete cabeças e parece ser impossível entender como tudo funciona no decorrer do ciclo. Mas acredite, é tudo questão de prática e também da ajuda da modernidade, como de um aplicativo de celular como o APP Paula que informa todo seu ciclo completinho, incluindo seu período fértil e quando deve caprichar no namoro.

Em parceria com o aplicativo, não só saber, mas também confirmar que está ovulando é perfeito para aumentar as possibilidades da concepção naquele ciclo. Para confirmar a ovulação, recomendamos o uso de testes de ovulação como da marca Famivita, que devido a sua alta sensibilidade consegue detectar quando a ovulação está próxima, acontecendo ou quando já terminou. Você pode comprar seu teste de ovulação aqui em nossa loja virtual.

Tenha uma Alimentação Saudável

A alimentação saudável não é só para se manter de bem com a balança ou com um corpinho sarado, ela é indicada para manter seu corpo em perfeito funcionamento e isto engloba a fertilidade também. Poucos sabem, mas a alimentação influência diretamente na produção de hormônios, na ovulação e no caso dos homens na produção de espermatozoides, assim como na qualidade deles.

Troque os lanches prontos, fast food’s, salgadinhos e bolachas, por alimentos nutritivos e ricos em vitaminas e minerais que irão te auxiliar e potencializar sua fertilidade. Aposte em um cardápio rico em vitaminas do complexo B, zinco e principalmente vitamina E que são essenciais para o melhor funcionamento do sistema hormonal. Não podemos esquecer também da importância do ácido fólico, não só durante a gravidez, mas também antes, quando tomada a decisão de engravidar. O ácido fólico é importante para preparação uterina e durante a gestação ajuda na formação saudável do embrião além de evitar danos durante o fechamento do tubo neural do feto.

Se tem uma rotina agitada e isso impossibilita que você siga uma dieta saudável e regrada, existe a possibilidade de ingerir essas vitaminas importantes para a fertilidade através de suplementos vitamínicos apropriados, como o FamiFerti para mulheres. Além de suprir as necessidades vitamínicas para o melhor funcionamento do corpo, ajuda a potencializar a ovulação e fortalecer o útero e o endométrio, preparando um ambiente saudável para o desenvolvimento do bebê. Você pode adquiri-la aqui em nossa loja virtual.

No caso dos homens também é possível fazer essa potencialização da fertilidade, através de vitaminas como o ViriFerti. Rica em vitaminas C e E e ácido fólico, elas ajudam a combater os radicais livres que são uns dos principais responsáveis pela infertilidade masculina. Atua no fortalecimento dos espermatozoides e na produção seminal, melhorando a mobilidade dos peixinhos, e ainda fortalece o DNA, facilitando a concepção. Adquira sua vitamina masculina aqui em nossa loja virtual.

Tenha Relações nos Dias Férteis

Conhecendo seu ciclo menstrual direitinho, recebendo um acompanhamento médico adequado e seguindo uma vida saudável e até mesmo utilizando vitaminas potencializadoras da fertilidade, agora é colocar tudo em prática com o namoro. Com ciência no seu período fértil você saberá os dias adequados para ter relações sexuais, se possível comece dois dias antes do início do período fértil e vá intercalando a cada 2 dias, para aumentar as possibilidades.

Uma dica é o uso de gels lubrificantes amigos da fertilidade como o FamiGel, que além de aumentar a lubrificação vaginal proporcionando mais prazer, faz o papel fiel do muco fértil proporcionando um ambiente mais satisfatório para os espermatozoides sobreviverem mais tempo e chegarem com mais facilidade até o óvulo. Adquira seu gel lubrificante aqui em nossa loja virtual.

Outra dica, na verdade um truque de tentantes é como se posicionar logo após a relação sexual. Se logo após o namoro, você ficar deitada em torno de 15 minutos com a barriga pra cima e se possível com o bumbum elevado (você pode usar um travesseiro para isso), acredita-se que os espermatozoides permanecendo por mais tempo na entrada do útero ajudam os peixinhos a chegarem mais facilmente até o óvulo. Coloque as dicas e truques em prática e bora namorar e ser feliz, em breve seu positivo acontecerá!

Foto: Engin_Akyurt