Por que a pressa mulherada? Por que queremos tanto engravidar tão rápido quando a velocidade da luz, de uma piscada de olhos? Seria tão bom se querer fosse poder… Se a gente pudesse pensar em um dia e engravidar em outro não é? Mas nem sempre o corpo acompanha o pensamento. Quero engravidar, mas o que fazer se não acontece?

O fato é que quando vemos uma amiga grávida mesmo “sem querer” nos pegamos pensando e com uma pontinha de inveja, vontade de estar no lugar dela. O que será que ela fez para conseguir o seu milagre e eu que quero engravidar ainda não consegui? Por que eu tenho que esperar tanto tempo e ela que nunca disse nadinha, nem queria ser mãe está esperando bebê? A pressa é a inimiga da perfeição! Pelo menos é isso que a minha mãe diz. Muitas vezes pela pressa, nos esquecemos de vários detalhes. Engravidar rápido requer alguns preparativos e alguns cuidados antes mesmo de começar a tentar.

Para engravidar é só deixar de tomar o anticoncepcional e ter relações, certo? Errado!

Tenho que lembrar, que a mulher que quer engravidar, deve se cercar de cuidados antes de parar de se prevenir. Bato muito nesta tecla porque é preciso lembrar sempre de que a saúde da mulher deve estar ok. Exames hormonais, ultrassom e até mesmo se possível for, deixar os exames do marido, companheiro em dia também. Sabe aquela amiga que engravidou sem querer? Ela pode estar com as taxas hormonais em dia e você que quer tanto um bebê não! O marido\namorado\companheiro dela também. Por isso, a demora em engravidar deve estar relacionada sempre com a saúde. Digamos que existem duas teorias válidas, 50% de saúde em dia e 50% de vontade divina.

Sim amiga, a vontade de Deus é um fator determinante. Não adianta nada termos pressa, querer engravidar rapidamente e na velocidade da luz, se não é o momento certo. Comigo era assim! Me pegava pensando, por que eu não consigo? Passei mais de 3 anos tentando a última gravidez, e na segunda foram mais 3 anos. Na verdade ao todo foram 7 anos esperando pela gravidez que não acontecia. Então um belo dia, ela veio! Sabe quando? Sabe como? Quando eu já nem pensava mais nisso e olha que foram as últimas duas vezes. Eu vivia frustrada com a vida e mesmo com filhos não entendia o motivo de tanta espera.

O Que Sente Uma Tentante Frustrada?

Acho que o pior de tudo é realmente a frustração. Ela magoa, envenena e de certa forma nos persegue. Na minha lista de escala das inconveniências da vida de tentante estão:

Medalha de ouro para frustração: Nem adianta vir com esse papo de novo ciclo e nova chance por que não cola mais! A gente se sente derrotada e aniquilada. Mesmo. Fiz tudo certo neste ciclo, meu Deus por que não deu certo? Não foi desta vez ainda, onde foi que eu errei? Quantas e quantas vezes eu me peguei pensando assim. Quando o teste dá negativo ou a menstruação aparece, parece que se abre um buraco enorme debaixo de nossos pés. O sentimento de fracasso pode ser tão grande a ponto de fazer com que desistis, jogar a toalha passe pelas nossas cabeças. Algumas mulheres realmente desistem por um tempo ou simplesmente não querem mais ouvir falar de gravidez até que então, por mágica e sem contar dias férteis e nem monitorar o muco, acontece! Será isso ironia do destino? Mera coincidência?

Medalha de prata para a ansiedade: Qual tentante nunca se pegou pensando em fazer um teste mesmo antes de o atraso acontecer? Essa danada da ansiedade pode consumir até a paciência de quem espera pelo positivo. Por isso, é muito melhor manter a calma. Isso a é fácil falar né? Quero ver botar na prática! Fica calma minha filha! Não consegue? Então faça como eu, disponha dinheiro e tempo para fazer testes a partir do 9 dpo ou pague um analista para ajudar a reduzir a ansiedade. Se você não dispõe de nenhum desses meios então, sinto informar que só resta esperar e roer o resto das unhas que tem até o dia fatídico do atraso. Vida de tentante não é fácil não minha senhora! Fica a dica para as novatas e desavisadas de plantão.

Medalha de bronze para a espera: Para a maioria das tentantes, a espera pode até passar para a primeira posição do ranking, mas para mim não era tão grave assim. Esperar até dá certo charme a vida de tentante. O que não pode é pirar na batatinha e querer adiantar o ciclo só porque não consegue esperar. Nem Deus fez o mundo em um único dia… Calma! Espere pelo período fértil, namore e espere pelo atraso. Não precipite o teste nem corra para um beta mesmo que aquele sangramento mínimo tenha a probabilidade de ser nidação.

Deu positivo? Ótimo! Agora faça um exame de sangue para confirmar e aguarde a época certa para o primeiro ultrassom. Bebê com menos de 5 semanas pode não aparecer na ultra e ai a preocupação chega e com tudo. Se tenta há mais de 2 anos sem sucesso mesmo com exames ok, é recomendado que procure um bom médico para orientar o que fazer. Às vezes é preciso alguns procedimentos mais específicos e um bom profissional faz toda a diferença.

No final das contas é aquele papo de sempre. Tenha paciência que a sua hora vai chegar. Deixar todos os exames em dia virou um bordão meu, mas eles são necessários para mostrar que seu corpo está preparado para engravidar. Calma, foco, força na peruca e muita fé! Não cai uma folha da árvore se Deus não quiser assim.

Boa sorte!

Veja também: Confissão da Vida de Tentante – A Dor da Espera

Foto: nadzent