Ai um belo dia, a vontade de ter um bebê para chamar de seu aparece, deixa-se de tomar o anticoncepcional ou qualquer método contraceptivo que usa e pronto, pensamos que no mês seguinte o positivo acontecerá. Porém nem sempre (quase nunca) é assim que funciona… Você pode pensar: quero muito engravidar e não acontece. Por que?

Algumas vezes não nos damos conta de que há vários fatores que podem ajudar ou atrapalhar a gravidez acontecer. Querer muito engravidar pode tirar essa visão prática das coisas, que existem algumas coisas que podem vir a impedir a gravidez chegar rapidamente. Nós tentantes, temos a tendência de romantizar a situação e a realidade nem sempre é como a expectativa, infelizmente temos a mania de não encarar a realidade de forma objetiva, por isso sempre digo que essa é uma forma de nos auto sabotar.

Quero engravidar e o que devo saber? Em primeiro lugar, devemos ter em mente de que o período para conseguir engravidar é de aproximadamente 1 ano. Parece uma eternidade, eu sei. Porém é o prazo mínimo que o corpo tem para conseguir engravidar naturalmente sem maiores intervenções ou sinais de que alguma coisa vai mal. Naturalmente, este prazo tem validade quando se desconsidera a medicação existente no organismo antes de começar a tentar. Então, se você fez uso de anticoncepcional injetável e está a um ano tentando engravidar, tecnicamente você está há menos tempo com seu organismo reprodutivo funcionando 100%. Isso porque o anticoncepcional demora pelo menos 3 meses para sair do organismo.

Então podemos dizer que: Mulheres que tomam anticoncepcional podem levar mais de 1 ano para conseguir engravidar. Se você está há 7 meses tentando engravidar “sem sucesso”, deve esperar um pouco mais. Porém, se chega há 18 meses essa espera, é melhor verificar com um médico o que está acontecendo porque algumas vezes há alguma coisa errada, como ovários policísticos, anovulação, endometriose, descontrole hormonal ou até mesmo problemas com o parceiro. Por isso, se você tenta a um tempo, nada de fazer exames sozinha. Seu companheiro também deve verificar sua fertilidade.

Imprescindível que um casal que quer engravidar saiba, é que os dias férteis estão diretamente ligados com a velocidade em que a gravidez acontecerá. Se você é do tipo desligada, certamente não vai nem saber que existe um determinado período no mês em que está fértil. Ao contrário do homem que está com a fertilidade a todo vapor ao longo do mês, esta mulher apenas tem alguns dias durante o ciclo para conseguir engravidar, o tal do período fértil. No período fértil, o óvulo cresce, amadurece e sai do folículo.

Este ciclo pode levar de 7 a 15 dias. Em algumas mulheres mais tempo, em outras menos, porém o período exato em que a mulher está ovulando, é aquele em que está vendo o muco elástico, com aspecto clara de ovo ou do tipo sabão que é escorregadio ou bem elástico. É neste período que a mulher deve manter relações sexuais para enfim conseguir engravidar. O óvulo fica apenas 24 horas disponível na trompa, após a saída do folículo, ele vive poucas horas, por isso algumas mulheres tem dificuldade em engravidar. Pegar o tempo certo do óvulo é uma verdadeira forma de viver, por isso existem as tentantes!

Um bom conselho de tentante para tentante é o muco. Se você não consegue ver o muco em momento algum do seu ciclo, em momento algum durante vários ciclos, é hora de investigar o que está acontecendo. Algumas vezes a ausência do muco pode significar problemas, então a melhor alternativa é fazer uma análise dos seus hormônios junto ao médico. Caso não esteja nada errado, então recomendo o uso do gel amigo da fertilidade. Este certamente vai ajudar e muito a fertilidade e a gravidez acontecer.

Quero Muito Engravidar, Como Calcular o Período Fértil?

Nem todas as mulheres tem o organismo da mesma forma, algumas são regulares com seus fluxos menstruais, mas outras podem ter ciclos imensos. Por isso a dificuldade de calcular o período fértil aparece muitas vezes. Normalmente indica-se que o dia mais fértil da mulher é aquele que é o 14º antes da próxima menstruação. Teoricamente o 14º dia do ciclo, se levarmos em consideração um ciclo de 28 dias. Porém se o ciclo é menor ou maior sempre mudará o dia mais fértil da mulher. Se você tem ciclos regulares, pode usar a calculadora da fertilidade. Ela vai te ajudar bastante, inclusive vai dar uma estimativa do sexo do bebê que irá ter maior chance de acontecer naquele momento da concepção.

Se você é do tipo desregulada, tem que verificar o seu período fértil de outra forma. Deve vigiar o seu muco e também os sintomas. A ovulação quando chega dá diversos sinais, entre eles as dores de um dos lados do baixo ventre ou do abdome. Também pontadas, sensibilidade nos seios, além de claro, do muco. Observar é o segredo para pegar a ovulação em ciclos irregulares. O que ajuda bastante também são os testes de ovulação, quando desconfiar que o período fértil chegou, comece a usar as tiras de LH para detectar o pico e assim, namorar nos dias mais próximos à ovulação.

Também se recomenda que o casal mantenha relações durante todo período fértil em dias alternados. Essa prática irá ajudar a repor o estoque de espermatozoide de forma eficiente e então, facilitar a gravidez acontecer. Também dê um tempo deitada depois das relações, isso ajudará a fazer com que a gravidade trabalhe a seu favor, isso faz com que os espermatozoides nadem mais facilmente em rumo à trompa.

Lembre-se, nem todas as mulheres engravidam tão rapidamente como outras, há de ter paciência e exercitar bastante a ansiedade para não sofrer por antecipação. Boa sorte!

Veja também: Melhores Posições Para Engravidar – Aliar o Prazer a Concepção

Foto: gleicebueno.com portfolio, Charlie Davidson