Tornar-se mãe significa aceitar que diversas mudanças ocorrerão em sua vida. Mudanças em diversos aspectos, primeiramente na rotina, na maneira de viver, de encarar o mundo a partir de uma nova perspectiva e principalmente as mudanças físicas. Desde o crescimento da barriga até pequenas coisas como uma rachadura no seio, essas mudanças também são resultado de uma vida totalmente diferente, mas que precisam de certos cuidados não apenas por uma questão estética, mas também porque interferem na saúde de uma mulher.

A rachadura no seio é um problema considerado comum para as mulheres que amamentam, principalmente aquelas que estão fazendo isso pela primeira vez. Os principais problemas são as dores que a mulher sofre não só ao amamentar, mas também por conta da sensibilidade nos mamilos e também a preocupação que muitas têm sobre se isso afeta ou não o bebê na hora de amamentar.

Por Que Ocorre a Rachadura no Seio?

A principal causa da rachadura nos seios e mamilos é a pega errada na hora de amamentar o bebê. Isso porque, na hora da amamentação, o mamilo deve estar inteiro na boca da criança, bem no fundo.

Se o bebê não estiver com o mamilo no fundo da boca, essas rachaduras podem começar a aparecer, acompanhadas das dores. Para que a pega correta ocorra, existem algumas coisas que uma mãe pode fazer, por exemplo:

  • Encostar a barriga do bebê na sua na hora da amamentação.
  • Mudar a posição do bebê constantemente.
  • Estimular para que o bebê coloque a boca inteira no mamilo.

Além do problema da pega, uma mulher com a pele muito ressecada também pode sofrer com uma rachadura no seio na hora de amamentar e, por isso, é necessário que alguns cuidados sejam tomados.

Como Tratar a Rachadura no Seio?

A melhor forma é fazendo a higienização dos seios corretamente, começando na hora do banho, lavando corretamente o mamilo e o secando sem muita força e, de preferência, com uma toalha de tecido macio, que não irrite muito a pele.
O próprio leite materno também ajuda a não deixar os mamilos ressecados e é importante para que não ocorram as rachaduras. Pomada para rachadura, como a pomada de lanolina (substância que tem efeitos parecidos com os do leite materno) pode também ser usadas em casos mais graves, mas é necessário ter uma rotina controlada para que nenhuma sustância entre em contato direto com o bebê.

Deixar os seios expostos ao sol ou ao ar livre por um tempo também pode ajudar a fazer com que as rachaduras nos mamilos melhorem. Não é necessário muito tempo, cerca de 15 minutos por dia são suficientes para que essa melhora já surta efeitos.

Além disso, se as dores forem muito intensas, você pode tomar um analgésico, mas esteja sempre atenta às contraindicações dos remédios para verificar se isso não irá interferir de nenhuma forma na amamentação.

Uma visita ao médico também é válida, principalmente se os remédios caseiros não estiverem fazendo efeito. Um especialista pode indicar exatamente qual a melhor maneira de fazer com que a rachadura no seio doa menos, investigando as causas e indicando qual a melhor forma para que isso não ocorra mais.

Deve-se pensar, primeiramente, em alternativas que não afetem o bebê de nenhuma forma, ou seja, que não interfiram na amamentação e nem causem problemas com a sua alimentação. Uma visita ao médico com certeza irá resolver esse problema e fazer com que você amamente sem sentir nenhuma dor.

Posso Amamentar com o Mamilo Machucado?

A preocupação de muitas mulheres é com as feridas que eventualmente podem aparecer por conta da rachadura no seio. A preocupação normalmente é se isso afeta de alguma forma a amamentação do bebê.

A primeira coisa que as mães devem saber é que uma pequena quantidade de sangue que pode vir a escorrer por conta de uma ferida não interfere de maneira nenhuma na amamentação e os bebês quase nunca percebem.

Pode ser quem alguns cheguem a vomitar por conta do contato do sangue com o frágil estômago, mas ainda assim não é necessário se assustar, é comum e o bebê acaba se acostumando. A principal coisa a se fazer é cuidar do mamilo para que a ferida sare o mais rápido possível para que a amamentação ocorra da melhor maneira possível.

Amamentar é um dos momentos de maior ligação entre uma mãe e seu filho e, por isso, esse deve ser um momento especial, um momento em que um ato de amor está acontecendo. Ainda que as dores causadas pelas rachaduras nos seios ocorram, o mais recomendável é que a mulher trate desse problema o mais rápido possível para que ele não se torne um empecilho na hora de amamentar e para que esse momento seja permeado apenas por carinho e a ligação única e especial que é essa entre mãe e bebê.

Veja Também: Dificuldades Iniciais e Soluções para o Aleitamento Materno
Foto: 102Messmanos