Quando falamos sobre cuidados com nossos filhos, o assunto parece ser infinito. São tantas as coisas a serem pensadas e feitas que às vezes temos a impressão de que nunca vamos ter controle completo sobre tudo o que os cerca. Isso pode até ser verdade em certo nível, mas também não quer dizer que os nossos filhos estão correndo perigo por não conseguirmos pensar em todos os aspectos de sua proteção o tempo todo.

Uma das dúvidas mais comuns entre mães e pais é sobre os efeitos da radiação do raio X em bebês e crianças. Afinal, até que ponto isso pode beneficiar ou prejudicar? Há alternativas? Para entender melhor isso, primeiramente devemos entender o que é o raio X.

Como Funciona o Raio X?

O exame chamado de radiografia libera um tipo de luz especial, os chamados raio-x que acabam sendo absorvidas pela parte do corpo que está exposta à essa luz e sendo capturada em um tipo especial de filme, que revela o local onde esses raios foram absorvidos.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Os exames de raio X são comumente usados para analisar fraturas em diversas partes do corpo, pois com ele, os ossos são facilmente capturados e é possível ver com precisão se há alguma anomalia. Em alguns órgãos como o pulmão, por exemplo, também é possível identificar se há alguma anomalia ou doença através desse tipo de exame.

Existem algumas variações do raio X, que foi descoberto pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen no início do século passado. Entretanto, o tempo médio para se fazer exame um hoje é de 10 a 15 minutos, o que é bastante rápido, considerando a eficiência e também em comparação com outros exames como a tomografia, por exemplo.

Dependendo do local onde o exame é realizado, é recomendado que o paciente tire a roupa ou até mesmo assessórios como brincos e piercing, pois alguns tipos de botões e objetos podem bloquear os raios e impossibilitar a imagem.

Efeitos do Raio-X

Muitas pessoas não sabem, mas nós estamos expostos à radiação todos os dias, claro que em um nível muito inferior aos de uma máquina de raio X, mas é importante sabermos essa informação para que deixemos de lado o mito de que estamos colocando em nossos corpos algo venenoso ou cancerígeno.

Isso é vale tanto para adultos quanto para a radiação do raio X em bebês e crianças. Ainda mais com os avanços da tecnologia que temos hoje em dia, a quantidade de radiação que uma pessoa recebe a fazer um exame desse tipo é muito pequena, tornando quase impossível que ocorra algum problema com a criança por causa do exame.

Quando Usar o Raio-X em Crianças?

Geralmente os exames de raio X são pedidos por médicos em situações em que há necessidade de uma análise mais profunda de alguma parte do corpo, como para verificar se há danos em determinado osso ou se o pulmão está cheio de catarro, por exemplo.

É claro que há situações onde outro tipo de exame é necessário, como o ultrassom ou a tomografia, mas o exame radiológico é o mais comum pedido por médicos. Tirando essas situações, não há porque realizar esse tipo de exame, até porque é muito difícil que ele seja realizado sem uma guia médica.

Quando Pode Fazer Mal?

Especialistas afirmam que o mais seguro é que uma pessoa faça no máximo 5 exames radiológicos por ano. O número para bebês pode cair um pouco, ainda que não exista uma concordância exata sobre isso.

O maior risco que o raio X pode oferecer é para as mulheres grávidas, pois a radiação liberada pode causar danos ao feto, fazendo com que ele nasça com malformações ou até mesmo algumas doenças. Porém, ainda que esse risco exista, é algo raro de acontecer e a recomendação é feita apenas por precaução.

Tire Suas Dúvidas com o Médico

Exames como esse podem gerar muitas dúvidas e preocupações em mães e pais. Isso é muito normal e até mesmo saudável, já que a saúde do seu filho pode estar em jogo. Mas para que essas dúvidas sejam totalmente esclarecidas e você fique mais calma sobre as questões sobre a radiação do raio X em bebês e crianças e afins, a melhor coisa a se fazer é procurar um médico e tirar todas as dúvidas que você tiver.

Dessa forma você vai afastar qualquer mito ou superstição que possa te impedir de fazer o que é melhor para a saúde do seu filho.

Um dos principais conselhos que podemos dar sobre a radiação do raio-x em bebês e crianças e, sobretudo, sobre a preocupação dos pais frente ao assunto, é tirar todas as dúvidas com o médico da criança. Ele vai saber explicar exatamente o que pode ou não fazer mal, assim você saberá exatamente como agir e o que fazer ou não.

Assuntos como a radiação do raio-x em bebês e crianças podem ser complexos e cheios de dúvidas, mas o melhor a se fazer sem dúvidas é tentar obter o máximo de conhecimento para que os medos não acabem tomando conta de você.

É importante saber que há muitos mitos sobre os perigos não só do raio-x, mas de diversas outras coisas que envolve a saúde das crianças ou exames. Mitos que nem sempre se mostram verdades e que podem atrapalhar certos tratamentos.

Por isso o conselho é ser um tanto cético quanto ao assunto e sempre pesquisar ao máximo para que você tenha confiança. E, é claro, converse com um médico sobre todas as suas dúvidas, pois o profissional pode te acalmar e te dar confiança para que você trate seu filho sempre da maneira mais correta.

Veja Também: Raio X na Gravidez e Seus Riscos
Foto: Andersonvr