Muitas mamães percebem que o seu bebê tem refluxo quando ele regurgita com maior frequência. É super normal refluxo em recém nascido, já que o aparelho digestório nessa fase ainda é muito imaturo, mas as vezes uma mamãe de primeira viagem pode não conseguir identificar imediatamente os sintomas de refluxo em recém nascido e aí o problema pode se agravar se não houver os cuidados necessários.
O que é Refluxo?
Para entendermos o refluxo em recém nascido, precisamos saber que o aparelho digestório tem ácidos responsáveis pela digestão do alimento que vai para o estômago, no caso do recém nascido, esse alimento é apenas líquido e mais fácil de voltar. O leite seja ele materno (preferencialmente) ou leite fórmulas pode voltar ocasionando a famosa “golfada” ou gorfada.
O refluxo gástrico nada mais é do que o conteúdo que está no estômago que volta pelo esôfago e normalmente esse refluxo tem ácido gástrico misturado que faz com que o refluxo machuque a por onde passa pois além do estômago, os demais órgãos não estão preparados para a agressividade do suco gástrico. Exatamente por isso é tão importante verificar o grau de refluxo em recém-nascido, pois a única forma do bebê se comunicar é através de choro e se está sentindo dor, fica ainda mais sensível.
Normalmente os bebês tem crises de refluxo, e isso é normal até certo ponto. O bebê que tem crises diárias e em quase todas as mamadas, por exemplo, pode ter uma forma mais complicada de refluxo em recém-nascidos.
Como é a Aparência do Refluxo?
O líquido que volta é talhado e cheira “azedo” como se fosse um iogurte mais ralo com pedacinhos e há bebês que basta mamar para daqui a 10, 15 minutos regurgitar essa “nata”. O refluxo é normal e muito frequente entre os recém-nascidos, o problema só passa a ter certa relevância quando o problema começa a influenciar no ganho de peso do bebê. Também em alguns casos dificultar a alimentação, afinal de contas, o ácido pode machucar o esôfago e garganta. Sinais claros de refluxo em recém nascidos podem ser:
Sinais do Refluxo
- Inquietação depois das mamadas
- Regurgitação frequentes
- Tosse depois e durante as regurgitações
- Irritabilidade durante a mamada
- Menos ganho de peso, ou nenhum ganho de peso
- Sinais de problemas respiratórios em bebês maiores
- inquietação no sono
Como Diagnosticar
O diagnóstico normalmente é dado pelo pediatra mesmo em consultório na consulta de rotina, os sintomas podem deixar claro porém alguns exames de imagem podem ser solicitados. Esses exames são raramente pedidos, pois é um exame que é necessário dar contraste e não se sabe a reação que o bebê pode ter com essa substância, pode ser alérgico.
Como Tratar o Refluxo
O tratamento para o refluxo com medicamentos em recém nascidos é simples, medicação anti refluxo Domperidona e Label de 8 em 8 horas, mas é preciso que o pediatra prescreva a quantidade pertinente para o bebê.
Como Evitar o Refluxo
Macetes podem ajudar a reduzir o refluxo dos bebês e em algumas vezes nem medicação é necessária para eliminar os sintomas. Por exemplo, deixar o bebê mais inclinado depois das mamadas é uma grande ajuda para evitar o refluxo. Hoje existem essas cadeirinhas de brincadeiras para bebês que podem ser aliadas das mamães para deixar o bebê mais levantadinho depois da mamada, reparem que o bebê fica meio que sentadinho.
Outra técnica usada é levantar um pouco o colchão do bebê ou usar travesseiros para bebês anti refluxo. Dar menos quantidade de leite na mamada e mais vezes também pode ajudar, o estômago muito cheio promove o refluxo com mais facilidade. Dormir de lado é uma boa posição para o bebê, assim evita qualquer perigo de engasgue com o refluxo.
Experiência de uma Leitora
A Viviane recentemente teve a noticia no consultório do pediatra após uma consulta de rotina, ela levou Rafick de 1 mês para a consulta e descreveu os sintomas. Atualmente Rafick tem feito o tratamento contra o refluxo. Veja o depoimento da Viviane a seguir. Rafick tossia muito e também chorava. Além de regurgitar com frequência, levei ao pediatra que receitou alguns medicamentos e procedimentos para melhorar o refluxo.
Comecei a usar o Peridal e o Label. Suspendi o Peridal pois não vi nenhum resultado e continuei com o Label que é uma espécie de anti-inflamatório, com ele senti uma leve melhora na irritação.Percebi que pequenas mudanças físicas e posturais ajudariam o meu bebê a sofrer menos com o refluxo.
Passei a Elevar a cabeceira da cama em um ângulo de 30 graus, permanecer após a mamada com o bebê ereto por 40 minutos e diminuir o intervalo das mamadas, ou seja, ele bebendo pouco leite com mais frequência, evita do estômago ficar cheio demais e com isso diminui o refluxo.
Mamãe, preste muita atenção nos sintomas e no porque do choro do bebê, se ele chora muito sem motivo aparente e está perdendo peso ou não está ganhando peso como deveria, é essencial levar ao pediatra de confiança para uma avaliação.
Lembre-se de que regurgitação pode ser normal até 1 ano de idade, mas se o seu bebê “golfa” ou vomita demais é sempre bom fazer uma avaliação com o especialista, porém nem sempre o refluxo está associado a regurgitação, e por isso a mamãe deve ficar de olho nos sinais da mesma forma, mesmo na ausência do vômito. Refluxo é normal e passa, façam o tratamento e os procedimentos corretamente que dá tudo certo no final.
Aproveitando o espaço, quero contar uma novidade para nossas leitoras mamães e que pensam em ter outro bebê futuramente, ou até mesmo que tenha uma amiga que esteja tentando engravidar. Em parceria com a empresa Famivita, desenvolvemos uma linha de produtos especializados para a saúde e fertilidade. Entre eles temos vitaminas da fertilidade da mulher FamiFerti, vitamina para fertilidade do homem ViriFerti, testes de ovulação e o gel lubrificante amigo da fertilidade FamiGel, que faz o papel do muco, aumentando a mobilidade dos espermatozoides além de aumentar o prazer. Você pode encontrar cada um desses produtos aqui em nossa loja virtual.
Bjokas e até a próxima!
Veja também: Primeira Alimentação: Papinha de Bebê
Foto: Daniel Peinado
Meu bebê tem 7 meses e chora quando mama no peito e na mamadeira não chora só ergue as perninhas e a barriga dele faz barulhos tanto no peito quanto na mamadeira ,a noite fica se contorcendo muito e barriga fazendo barulhos também!
ResponderGostaria de saber se refluxo faz com que a barriga faz barulhos?
Minha bebê ela é prematura é gêmeas e a segunda gemelar tem refluxo não aguento mais ela é chorana toda a mamada ela joga pra fora
ResponderBeatriz, precisa ver junto ao pediatra qual o melhor tratamento a seguir. Mas existem posições de amamentar que podem aliviar esse desconforto nela.
ResponderMuito bom este artigo, esclarecedor!
Olha só este porta fralda que pode ser muito util em varias ocasioes do dia dia!
https://www.elo7.com.br/porta-fralda-e-lenco/dp/D90C9A
ResponderAmantikir esse é nosso objetivo trazer conteúdo para esclarecer e ajudar as mamães, ficamos felizes em ajudar.
Respondero meu bb desde que nasceu golfava muito depois das mamadas, agora ele tem 1 ano e 7 meses e continua fazendo vômito, se chorar se comer muito se tossi ou seja qualquer coisa é motivo pra ele fazer vômito…. o que eu devo fazer?
ResponderOlá tudo bem?
ResponderConverse com o pediatra para receitas leites anti refluxo, ou algum medicamento para melhora.
Isso não é incomun,fique tranquila q vai dar tudo certo.
Bjs
o meu bb desde que nasceu golfava muito depois das mamadas, agora ele tem 1 ano e 7 meses e continua fazendo vômito, se chorar se comer muito se tossi ou seja qualquer coisa é motivo pra ele fazer vômito…. o que eu devo fazer?
ResponderOlá tudo bem?
ResponderConverse com o pediatra para receitas leites anti refluxo, ou algum medicamento para melhora.
Isso não é incomun,fique tranquila q vai dar tudo certo.
Bjs
ola! meu bebe esta com quase todos os sitomas de refluxio… exessao de tosse, talves ganho ou perda de peso… porem não estou achando o medicamento. ALGUEM sa se ainda há dompirona em gotas?
ResponderSim, ainda existe sim dipirona em gotas, a única que uso, pois é a que de imediato faz efeito, apesar do gosto horrível é a melhor.em qualquer farmácia vc encontra.
ResponderMeu bb tem 1 mês e 25 dias ele toma o Nan Comfor 1 ele tem refluxo tda vez que mama fica inquieto reclama e até poe a mamadeira pelo nariz não é sempre mas nas mamadas poe p leite que mamou não muito do nada teve uma febre alarmante 39.5 graus levou para o hospital fez exame de sangue urina rx e não deu nada graças a Deus ele toma Bromoprida para refluxo mas se contorce muito até para fazer as fezes fica muito vermelho da do o que faço já mudei o leite para o Aptamil deu diarréia obrava aquá e verde depois mandou da pra Nan Comfor 1 este ele faz as fezes amarelinho e pastoza mas mesmo assim se contorce fiica vermelho irritado cólicas não sei mais o que fazer me ajude
Respondermuito bom é chá de camomila flor, duas vezes ao dia, é digestivo e irá ajudar bastante ele na ora de fazer côcô, e ajuda também com as cólicas e deixa ele calminho. essa fase é uma fase muito difícil de adaptação ao leite, tem que ter muita calma pra que você passe segurança a ele.
ResponderOi minha filha tá fazendo 40 dias hoje e acho que ela tá com reflexo
ResponderOi Vanessa!
ResponderO Importante é levar o bebê no pediatra pra receber acompanhamento e ter o desenvolvimento analisado, então marque uma consulta pra ver se esta tudo bem. Beijos!
Pode me colocar no grupo, 96474-6848 obrigada
ResponderOlá, nao temos grupo de Whatsapp, somente grupo no Facebook.
Segue o link.
https://www.facebook.com/groups/trocandofraldasgrupo/
ResponderOlá meu bebê tem 36 dias, ele após mamar coloca todo leite para fora, mais nenhum sintoma de refluxo, o leite sai limpo, não tose, não chora, nao tem inquietação e e ta tendo ganho de peso, nasceu com 3 é 400 e já tá com 5 é 200.
ResponderO que pode ser?
A pediatra do meu filho receitou Peridal de 8/8hr, durante 30 dias, 30 mim antes das mamadas (6, 14 e 22hr). Esses horários seria das mamadas ou do medicamento ?
ResponderOlá Taina, pelas contas parece ser do medicamento, mas se seu bb há de tomar 30 minutos antes de mamar, basei-se pelo horários que seu bb mama, só de o intervalo de 8 em 8 horas.
ResponderTenho grupo de refluxo no whatsapp quem quiser entrar manda o número para email [email protected]
ResponderMinha netinha tem , 50 dias e tem refluxo interno, e não ganhou peso.
ResponderOi bom dia vc pode me colocar no grupo meu número 21 99147-5877 obrigado!
Responder084981848888
ResponderPode me colocar no grupo por favor 35988544351
ResponderAinda existe esse grupo?
ResponderOi entender refluxo
Responderpreciso entrar no grupo se puder me add, 071988635787
ResponderMinha bebê tem 2 meses e vomita muito depois de mama e outra médica me receitou o medicamento Fagico de 8 em 8 Já é não fez efeito nenhum ainda ja faz mais de semana ja que ja uzo!
ResponderValdirene é melhor procurar um novo medico ou ate mesmo um gastro.
ResponderOlá Valdirene, infelismente esse tratamento é antigo, hoje em dia usamos outros medicamentos por tempo limitado visto que os bebês só começam a melhorar por volta de 6 meses de idade quando o tônus cervical e o tônus do esfincter esofagiano inferior ficam mais estáveis. Outra coisa importante é o volume de leite, está só no seio? seio + complemento?
Responderminha sobrinha tem 24 dias de nascida,e não amamenta no peito da mãe e toma o nah, ela ta tendo muito refluxo e se espreguiçando, e quase não dorme, será se a quantidade de mamadeira que dou pra ela está sendo muito?me respondam se se possivel.
Responderoi boa noite. minha bb tem 10 dias. ela apos a mamada demora a arrotar e adormece poren fico com ela no colo esperando. de onten pra cá ela engasga e toda vez sai pelo nariz e pela boca . sera q pode ser refluxo. ??
ResponderMeu bebe tem 2 meses vomita demais em quantidade q as vezes sai ate pelo nariz as vezes com pedacinho q parece leite azedo e as vezes qndo ta mamando chora ou depois q mama com essa a se espremer e chorar isso pode ser refluxo??
ResponderCOM CERTEZA É SIM PROCURE AMAMENTAR ELE VARIAS VEZES SÓ QUE EM QUANTIDADES MENORES E SE POSSIVEL DEIXE ELE NUM TRAVISSEIRINHO UM POUCO MAIS ALTO E DE LADO QUE AJUDA MUITO ..
ResponderIsso mesmo.
ResponderMinha BB fãs um mês hj. E quase todo dia vomita pelo nariz. Isso tmb pode ser refluxo??
ResponderPode ser sim, aconselho a levar ao pediatra ela pode acabar engasgando.
ResponderTemo que com o trecho “O tratamento para o refluxo com medicamentos em recém nascidos é simples, medicação anti refluxo Domperidona e Label de 8 em 8 horas, mas é preciso que o pediatra prescreva a quantidade pertinente para o bebê.” a automedicação seja estimulada nesta matéria. Medicamentos devem ser rigorosamente prescritos para cada caso, e levados em consideração o quadro clínico e o peso do paciente e MUITA VEZES NÃO SÃO NECESSÁRIOS e até prejudiciais.
ResponderObrigada pela observação irei isso formar ao setor responsável.
ResponderAtt.
Meu bebê sofria demais por conta do refluxo, e eu sofria porque ele quase não dormia.. Comprei uma redinha para berço chamada Bebê Soneca nesse site: http://www.redeparabebe.com.br e parece que foi mágica, o refluxo desapareceu e o sono dele melhorou demais!! Recomendo muito!! Entregaram rapidinho e o produto é de qualidade.
ResponderOlá boa tarde minha bb tem quase todos esses sintomas , pode ser refluxo? ?
ResponderPode ser, mais precisa de um diagnostico medico!
ResponderMeu bebê espreme muito keria saber PK ele faz isso ,e também ele ao mama ele chora muito parece k leite desse queimado keria saber PK quando ele mama ele chora muito?
ResponderPode estar com dor viu.
ResponderPensei q meu bebe tinha refuxo e nao era.teve q operar o piloro dele
ResponderNossa e como você descobriu.
ResponderO bebê de 8 dias de nascido precisa ficar internado e ficar com sonda direto pro estômago por causa do refluxo?
ResponderDepende do caso Maria mas a maioria é medicamento mesmo e claro posicional. Tem q prestar atenção na altura q ele ta pro leite não voltar.
ResponderOlá minha bebe tem 4 meses, ela gorda muito e sente dores na barriguinha, solta bastante puns, de uns dias pra cá ela não está dormindo bem, fica se virando na cama de um lado para outro isso pode ser refluxo? Posso dar remédio de refluxo pra ela ?
Responderpode sim Jackeline, tem q levar ao pediatra, ai ele receita se for o caso. bjus
ResponderMeu Filho nasceu de seis meses e uma semana, faz exatamente dois meses ki ele esta na uti neo natal, mais esta bem graças há DEUS, mas ele esta com refluxo gostaria de saber se e normal, fico muito preocupada ,ele nasceu com 1.080 hoje esta pesando 1.222
ResponderMe ajude porfavor.
Boa tarde! Meu filho tem 1 mês e meio e desde uns 20 dias de vida ele passa o dia todo se espremendo, parece que sempre incomodado, tem dias piores que chora o tempo todo e tem dias melhores que chora menos, mas de um modo geral fica se contorcendo o tempo todo e tem muita dificuldade para dormir, só quer colo e sempre que coloca na cama ele desperta e começa ficar irritado, estamos preocupados o que poderia ser?
ResponderOlá meu filho tem 2 meses e estava assim tb ….muitos gases por isto que eles choram e se contorcem ….dou mylicom de 6/6 horas
ResponderCólica abdominal com certeza. Compressas de agua QUENTE vc molhar um paninho e colocar na barriguinha. Faz massagens tbm na barriga.
Responder?
ResponderMeu bebê nasceu a 2 dias e não consegue ficar com nada no estômago, sempre gorfa’ agora ele está a encubadora, devo me preocupar?
ResponderRenato ele nasceu no tempo certo?
Responderoi meu bb tem 6 meses e chora muito , as vezes encole as pernihas e soltas gases sera q ele ainda snte colicas
ResponderPriscilla pode ser q sim! ele mama no peito? Minha filha teve colicas até 1 ano ia suavizando mas mesmo assim ela tinha. A melhor coisa é falar com o medico pq pode ser algum outro incomodo tb. O médico avaliar é sempre a melhor coisa. bjus
ResponderMinha filha tem 2 meses e na maioria das vezes quando acaba de tomar o leite ela começa a salusar
ResponderManuela leva ela no pediatra e fala isso pra ele. Bb é normal soluçar mas precisa ver se isso é refluxo viu. Bb soluça por reflexo dos neuronios. bjus
ResponderOii boa noite,gostaria de saber de vc pq o bebê tem essa imaturidade no estomago,seria devido ao nascimento um pouco que meio prematuro.ou nao tem nada a ver?e crianças que tem refluxo,dar leite em po pode agravar o quadro ou ter um retardo na cura?meu filho tem 1 ano e 7 meses e ainda tem esse mal,e ele so toma leite ninho,esse leite pode ta atrapalhando a cura ?por favor me ajude,tentando esclarecer essas duvidas.bjos e obrigada…
ResponderB
Darlene, é natural do bb, ele não estava acostumado a digerir nada além do que o proprio liquido amniótico então acontece mesmo. Em prematuros pode ser um pouco mais intenso, mas tb é normal. Seu bb fez ou faz algum tipo de tratamento? tem q ver isso viu, pode ser que ele tenha alguma rejeição ao leite. Seria melhor vc falar com o pediatra dele pra ver se é preciso um exame mais profundo do caso. bj
ResponderBoa noite.
ResponderEntão meu bebê hj tem 18 dias de vida, ele tem refluxo e já se engasgou duas vezes, fiquei louuuca!!! Levei imediatamente ao médico e lá ele fez raio x e o passou medicamentos por 5 dias,(bromoprida e pra nebolizar os dois em 8/8 horas)…até então queria saber se caso precisar tomar, posso repetir este mesmo medicamento e de quantas horas?
A minha bebé tem 1 mês e 20 dias.el tem refluxo e a pediatra passou p ela tomar 2 gotas de 8/8hrs…e melhorou bastante……
ResponderSó que ela está com cólicas…se expremer bastante dorme gemendo com dor..dou colikds…mas não passa ..o ki eu faço
Olá Adriely…meu bebê hoje está com 02 meses e 22 dias… está super bem e lindo rs!!! Sobre o refluxo,graças a Deus melhorou bastante,o pedriata passou Label em gotas,duas vezes ao dia e são 05 gotinha, e sobre a cólica ele não sente mais nada,pois no começo era difícil ele se espremia todo e era muito chorão,resolveu com o ColiKids e chá de coentro com nanuscada,é ótimo viuuu!
Oi Ângela minha bebê tem a mesma idade do seu filho e graças a Deus melhorou das cólicas também é refluxo também mais ainda continuo dando p ela o bromoprida…super espertinha..bjs