A especialista e consultora infantil Michele Melão fala mais uma vez de algumas peculiaridades ocorrentes no sono do bebê, muito interessante!

“Provavelmente isso soa familiar para muitas mães. Meu filho dormia como um anjo até os 4 meses (mesmo com livre demanda nas mamadas) e a partir do 4º mês minhas noites se tornaram muito difíceis. Dentes? Ouvido? Refluxo? Provavelmente não. Muito provavelmente seu bebê está passando pela regressão do sono aos 4 meses.

O que Ocorre no 4º mês?

O 4º mês de vida é um marco nos hábitos de sono da maioria dos bebês. Até este período, normalmente os bebês dormem profundamente praticamente o tempo todo e não há tanta diferença entre o sono do dia e da noite.

No entanto, com o amadurecimento do cérebro, ocorre uma mudança nos padrões de sono e, mesmo que para algumas mães esta mudança custe noites mal dormidas visto que há uma boa chance do bebê acordar a cada ciclo de sono que termina, isso é algo excelente para seu bebê – é sinal de crescimento e desenvolvimento.

Diferentemente das regressões de sono que os bebês podem passar aos 10, 12, 18 ou 24 meses que podem durar algumas semanas e passar sem nenhuma intervenção, esta regressão do 4º mês dificilmente irá embora sem a ajuda dos pais.

Cuidados com o Sono do Bebê

Neste momento, é muito importante promover um aprendizado de sono para seu bebê. O que os pais podem fazer?

  •  Cuidado com as associações de sono que você cria para seu bebê. Colocá-lo no berço sonolento porém ainda acordado é uma ótima maneira de deixar seu filho aprender a dormir.
  •   Crie uma rotina de sono para dar segurança para seu bebê.
  •   Mantenha um ambiente agradável para a hora do sono. Preocupe-se com a luz, barulho, temperatura do quarto.

O que Não Fazer

Lembre-se que atitudes como amamentar seu filho até ele dormir, balançar ou ninar podem criar uma associação errada de sono, um mau hábito, e consequentemente pode não ser a melhor alternativa.

Criar hábitos de sono saudáveis durante este período pode fazer toda diferença na vida do seu bebê. Analise o temperamento do seu filho e o estilo de vida da sua família e tente fazer da hora do sono algo gostoso e prazeroso para todos.”

Michele Melão é consultora de sono infantil e baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity Institute (IMI), Califórnia, e é sócia da Maternity Coach (www.maternitycoach.com.br)– uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês.

Veja também: Os 5 Principais Motivos que Fazem seu Bebê Acordar Durante a Noite

Foto: Etolane

_

Caixa de Informações Chave:

  1. A especialista e consultora infantil Michele Melão fala mais uma vez de algumas peculiaridades ocorrentes no sono do bebê.
  2. O 4º mês de vida é um marco nos hábitos de sono da maioria dos bebês.
  3. Com o amadurecimento do cérebro, ocorre uma mudança nos padrões de sono.
  4. Analise o temperamento do seu filho e o estilo de vida da sua família e tente fazer da hora do sono algo gostoso e prazeroso para todos.
  5. Michele Melão é consultora de sono infantil e baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity Institute (IMI).