Algumas mulheres tem o ciclo menstrual tão pontual que chega a ter horário para a menstruação aparecer. Você é assim? Deu muita sorte, então! A maioria das mulheres tem um ciclo menstrual bem confuso e aí entra em cena o regulador menstrual.

O regulador menstrual auxilia a colocar o ciclo menstrual em dia, ou seja, ao invés de vir 2x no mesmo mês ou ter um ciclo com 38 dias e outro ciclo com 21 dias, pode-se ter um ciclo de 28 a 30 dias e, assim, facilitar a vida de quem quer engravidar.

Junto com os reguladores menstruais, para acompanhar de perto todo o seu ciclo e ter certeza do seu período de ovulação, os testes de ovulação são uma ótima opção. O uso de testes de ovulação auxiliará na indicação de quando o seu período fértil está se aproximando para que se possa saber o momento certo de ter relações, e você encontra os testes de ovulação Famivita aqui na nossa loja virtual.

Tipos de Reguladores Menstruais

Regulador menstrual existe de diversas formas, líquido ou comprimidos, hormonais ou naturais. Cabe, então, ao seu médico indicar qual o melhor para seu caso. Um regulador menstrual bem antigo é o regulador Xavier. Ele era muito usado no tempo das avós e, também, das nossas mães.

Composto por produtos naturais, o regulador leva na sua composição viburno, algodoeiro, beladona e cloreto de cálcio e tem como princípio ativo agir em casos de ausência de menstruação. Outro regulador natural é o Saúde da Mulher, composto por tintura de Pluméria lancifolia (agoniada) e passiflora, além do salicilato de Sódio.

Esse tem como principal função o equilíbrio hormonal. Se usado no final do ciclo, pode dar um empurrãozinho para a menstruação descer no dia certo. Se usado nos primeiros dias de ciclo, pode ajudar com a ovulação. Ele é considerado um medicamento alopático.

Regulador Menstrual – Uma Mãozinha da Farmácia Para o Ciclo

O regulador vendido na farmácia convencional é o regulador que tem sido mais indicado pelos médicos. Ele pode ajudar tanto casos de dismenorreias secundárias, como em casos de menopausa precoce , pois serve como recomposição hormonal. Em sua cartela existem duas fases hormonais e não é contraceptivo. A primeira fase da cartela é de estrogênio. São 11 comprimidos que podem repor e adequar os hormônios. Além de regulador menstrual, o regulador é também indicado para mulheres com síndrome de ovários policísticos. Por isso, alguns médicos podem prescrever para ajudar a limpar os ovários e, também, amenizar os sintomas e efeitos colaterais da chamada SOMP.

Também indicada para síndrome dos ovários polícisticos, a empresa Famivita desenvolveu a FamiSop, que é uma ótima opção pelo custo x benefício do tratamento. A FamiSop contém em sua composição 2000mg mio-inositol, uma vitamina que ajuda a limpar os ovários e que resultará na restauração da função ovariana e, consequentemente, da fertilidade. Você pode conhecer mais sobre a FamiSop aqui neste link.

Alguns outros medicamentos a base de um só hormônio podem fazer parte desse hall de medicamento regulador menstrual. Eles podem ser também à base simples de progesterona, sendo usado nos últimos dias de ciclo para marcar uma fase pós ovulatória mais elevada de progesterona, além de, claro, favorecer em casos de gravidez.

Como a Progesterona Age no Organismo?

A progesterona elevada mantém o endométrio espesso e, com a sua queda, a menstruação tende a vir com maior facilidade. A progesterona pode inibir a ovulação quando há altos níveis no corpo. Então, se a sua intenção é engravidar, tem que ser muito bem orientada pelo médico de quando tomar para não ter problemas com a ovulação.

Outro medicamento muito usado é o acetato de medroxiprogesterona, uma derivação da progesterona que é eficaz em reposição hormonal e, também, é indicado em casos de ausência da menstruação, atuando como um indutor. Utilizado também  para descer a menstruação, este medicamento só deve ser utilizado sob recomendação e prescrição médica.

Ele pode agir induzindo a subida da progesterona e, assim, fazer com que a menstruação desça após suspensão da medicação. Normalmente, quem toma a progesterona são mulheres cujos ciclos menstruais são longos demais. Já no 20º dia, é indicado o uso para a menstruação vir até 10 dias depois de tomar a medicação, somando 30 dias de ciclo menstrual em total.

Regulador Menstrual Para Quem Não Quer Engravidar

O regulador mais indicado para quem não quer engravidar, sem dúvida nenhuma, é a pílula anticoncepcional. Essa pode regular o seu ciclo como nenhuma outra e, além disso, ainda proteger os seus ovários para quando você decidir engravidar. Não perca tempo, fale com seu ginecologista!

Devemos sempre lembrar que o regulador menstrual é um auxílio para quem quer ter um ciclo mais certinho e NUNCA TOME MEDICAÇÃO SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA! Pode ser muito perigoso para sua saúde e nada, nem ninguém melhor do que seu médico de confiança para te indicar o melhor para o seu caso.

Veja também: Menstruação Borra de Café – O que é isso?

Foto: Michelle Tribe