Sexo faz parte da vida e é natural para o ser humano, porém a relação sexual pode trazer alguns desconfortos para grande parte das mulheres. Seja um desconforto na relação sexual causada por algum problema passageiro ou até mesmo algo mais permanente.

A dor e o desconforto na hora da relação sexual pode estar ligada a vários fatores físicos mas também psicológicos. Você sabia que a tensão na hora da transa pode dificultar a penetração do pênis? A dor que me refiro é exatamente essa a dor que provoca desconforto da penetração vaginal.

Dor na Relação Sexual é Normal?

Não é normal sentir dor na relação sexual, se há dor é provável que alguma coisa esteja acontecendo. Nas primeiras relações a dor é comum pois a relação é uma situação nova para a mulher. Com essa novidade toda a lubrificação vaginal fica comprometida e também tem a questão psicológica da coisa.

Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! Conheça minha história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Saiba mais!
Grávida após 4 anos!
"Após 4 anos encontrei a solução e engravidei! No vídeo conto a história e meu segredo." (Alyne, grávida de 4 meses)
Assistir agora!
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo
Dra. Andrea: Engravidar com FamiGel
"Secura vaginal complica a vida de quem quer engravidar. FamiGel solve esse problema" (Dra. Andrea Gomes - Ginecologista e Obstetra)
Saiba mais no vídeo

Se a mulher tem uma vida sexual ativa e de uma hora para outra passa a sentir dores durante a relação sexual, uma investigação deve ser feita. As dores na relação sexual ou desconfortos podem acontecer por diversos motivos. Algumas mulheres relatam que é normal sentir dor no pé da barriga depois da relação e esclarecemos que isso não é normal não.

Causas de Desconforto no Sexo

Infecção: Seja essa infecção por doenças sexualmente transmissíveis como clamídia ou sífilis até mesmo por uma crise de candidíase que é muito comum acontecer quando a imunidade da mulher está baixa. Feridinhas no colo do útero são também um causador de dor durante a relação no pé da barriga e para sanar o problema, os médicos utilizam a cauterização como solução.

Frequência: Se a mulher tem relações sexuais em grande quantidade a vagina pode apresentar escoriações que podem causar dores. É como se ela usasse demais o órgão sexual que fica inchado e dolorido como consequência desse uso intenso causando desconfortos.

Stress: O stress pode acometer a vida sexual da mulher intensamente! Há quem diga que aquele nervoso do trabalho afete a vida a dois certamente. Além da dor a indisposição para a relação sexual pode ser maior do que imaginamos.

Hormonal: Se os hormônios sexuais estiverem desalinhados, as dores na relação sexual podem aparecer. A falta de desejo pode tornar a relação dolorosa pela falta de lubrificação.

O estímulo dos hormônios é fundamental para uma boa líbido e o hormônio responsável por ela é a testosterona presente no corpo do homem claro e também no corpo da mulher. Uma baixa líbido pode ser excesso de progesterona associada baixa de testosterona, por exemplo, que causaria uma secura vaginal e incomodaria muito na hora da relação. Para esta situação o uso de gel lubrificante pode solucionar o problema. Se o casal estiver tentando engravidar, recomendamos o uso de um gel lubrificante amigo da fertilidade como o FamiGel, que além de resolver a questão da lubrificação, faz o papel do muco fértil e melhora a mobilidade dos espermatozoides até o óvulo. Você pode adquiri-lo aqui em nossa loja virtual.

Por isso a falta de desejo sexual nas mamães recentes é tão comum, os hormônios estão em total transição. Aquela gestante com uma líbido super aumentada pode se tornar uma mamãe recente sem tanto apetite sexual como era antes na gestação.

Endometriose: A endometriose já causa dores por si só! Doença causada pelo escape de sangue menstrual para fora do útero e que pode proporcionar dores no dia a dia e principalmente nas relações sexuais. O fato é que mulheres com desconfortos desse tipo na relação sexual se tornam impossibilitadas de sentir prazer na relação. Chegar ao orgasmo pode se tornar uma tarefa mais do que difícil, pois para sentir o máximo do prazer que uma relação proporciona estar relaxada e entregue é preciso.

Tratamentos Para Desconfortos na Relação Sexual

A primeira providência a ser tomada é mulher tomar consciência que desconfortos e dores na relação não são normais. Para uma relação sexual prazerosa é preciso que a mulher esteja totalmente entregue e saudável.

Se há dores a causa deve ser investigada por um médico em primeiro lugar. Ele certamente irá pedir exames que ajudem a descobrir se há algum problema físico como citados acima.

Se houver presença de infecções, medicação adequada será prescrita para solucionar o problema. Uma outra dúvida comum é se a dor no útero durante a relação pode ser gravidez, e a resposta é que não! Já que a dor não é sintoma gestacional.

Exames Indicados para Descoberta da Causa

  • Papa Nicolau ou citologia oncótica
  • Ultrassom
  • Exames de sangue (hormonais e para detecção de possíveis doenças infecciosas)
  • Exame de urina e fezes

Com esses exames a mão descartar a hipótese de uma doença patológica é 100% segura. O tratamento será prescrito seja ele medicamentoso ou cirúrgico em alguns casos e fará com que as dores na relação sexual desapareçam por completo ou em sua grande parte assim que eliminar a doença causadora do desconforto.

Descartando os fatores físicos então os fatores psicológicos serão abordados. A pressão na hora da relação, até mesmo o número de relações sexuais que a mulher mantém diariamente serão abordados pelo médico e se houver ainda algo a se tratar psicologicamente ele encaminhará para um especialista no assunto.

E se Nenhuma Causa for Encontrada?

Explorar o corpo é um fator importante para que o prazer na hora da relação apareça. Se nada foi descoberto e ainda sim as dores continuarem vale tentar acender mais o desejo na hora da relação sexual. Algumas mulheres que nunca chegaram ao orgasmo relacionam essa falta de prazer com o “travamento” na cama.

As preliminares bem feitas são fundamentais para um estímulo sexual completo da mulher e vale a pena ensinar o caminho das pedras ao seu companheiro, para tal é preciso que ela saiba o que te fará sentir mais vontade de ter relação sexual.

O que Fazer Para Ajudar?

Cremes, gels estimulantes e lubrificantes valem muito a pena quando há falta de lubrificação. Envolver objetos e coisas que façam a vida sexual ficar mais apimentada é um bom truque na relação com quem se ama. Vale uma conversa franca e expor as vontades que o casal tem de realizar. Despertar ainda mais o desejo pode ser a solução para mulheres que nunca chegaram aos finalmente em uma relação sexual.

IMPORTANTE:Existem muitos casos de mulheres que não conseguem sentir prazer e chegar ao orgasmo por bloqueios psicológicos e precisam de acompanhamento médico para solucionar o problema.

Relato de uma Leitora

Jussara tem 39 anos e é casada há 15, desde o início do seu casamento ela nunca havia sentido prazer por conta das dores que ela sentia na hora da relação sexual. Após o nascimento do seu segundo filho e ainda sem ter tido uma relação sexual sem dores ela finalmente resolveu procurar ajuda.

Ao fazer os exames o médico descobriu uma infecção que ela tinha já há algum tempo, além de ter também sinais de endometriose no colo uterino. Nenhum desses problemas impediu que ela engravidasse mas fez com que ela nunca soubesse o que é sentir prazer. Apenas após o tratamento da infecção vaginal severa com medicação foi que ela teve a sua primeira relação sexual sem dores e com todo prazer que ela sonhava em ter. Veja o seu depoimento:

“Conversava muito com várias amigas e todas diziam que sexo era muito bom. Eu não conseguia ver sexo como bom porque comigo não era! De tanto insistir e sentir dores eu finalmente procurei um medico que descobriu uma inflamação por uma bactéria simples até. O tratamento durou dois meses e meu marido teve de fazer também. Após liberados para relação, finalmente descobri qual era o prazer que as minhas amigas sempre falavam. Finalmente descobri que sexo é bom e que perdi tempo demais tentando tapar o sol com a peneira.”

Sentir dor na relação sexual não é normal. O motivo do desconforto deve ser investigado e vale sempre lembrar que o inicio da investigação deve ser feita por um medico da sua confiança. Sexo é vida, viva intensamente com muito prazer.

Veja também: Menstruação Com Pedaços – O Que Está Acontecendo?

Foto: Richard foster