O enjoo é um dos sintomas comuns que ocorrem ao longo da vida do ser humano, ocorrendo por diversas causas. Pode acontecer pelo uso excessivo de álcool, alimentação inadequada ou exagerada, ter ingerido alimentos estragados, estar grávida ou alguma virose. Mas o que pouco se sabe são os métodos ou remédio natural para enjoo ou para que consiga pelo menos ameniza-lo.

O que é o Enjoo?

O enjoo é uma resposta natural do corpo quando alguma coisa não está certa. Ele é, na verdade o conjunto de diversos sintomas que nos fazem mal, como:

  • Náuseas
  • Vertigem
  • Vômito
  • Azia
  • Perda de Apetite

O enjoo é causado quando há um conflito entre o que os olhos veem e o que é captado pelo ouvido. Por conta desse problema, o cérebro recebe uma desordem de informação, o que acaba causando todos esses sintomas citados acima.

É por isso que muitas pessoas que andam de barco ficam enjoadas, já que o constante balanço cria essa confusão no cérebro. O que também pode acontecer com uma viagem de carro, ainda que seja um pouco mais raro. Apesar de muitas pessoas recorrem às farmácias para se livrar desses sintomas, um simples remédio natural para enjoo pode muitas vezes resolver o problema.

Enjoo de Grávida

Sempre ouvimos a pergunta “Por que o enjoo é um dos sintomas da gravidez?”, mas raramente ouvimos a explicação correta. A verdade é aas rápidas alterações hormonais que as mulheres sofrem nesse período causam diversas mudanças em todo o corpo, que não está acostumado com tantas coisas diferentes de uma só vez e o enjoo é uma reação natural, o nome que se dá a isso é hipermese gravídica.

É de conhecimento geral também, que a progesterona, principal hormônio da gravidez, age na motilidade do trato gastrointestinal, o que também pode explicar os enjoos durante a gravidez.

Formas de Tratar o Enjoo na Gravidez

Apesar de ser algo natural durante a gravidez, o enjoo acaba fazendo com que a mulher se sinta mal, a força a vomitar muitas vezes e atrapalha o seu dia a dia. Por isso, existem diversas formas de tratar o enjoo na gravidez, que vão desde um remédio natural para enjoo até remédios que podem ser comprados em farmácias. Algumas das principais dicas para tratar o enjoo na gravidez são:

  • Evite fazer refeições pesadas.
  • Não se deite logo após comer.
  • Não coma perto da hora de dormir.
  • Esteja sempre bem hidratada.
  • Evite comidas apimentadas ou muito gordurosas.
  • Limão, Gengibre e Melancia são três alimentos que costumam cair bem na dieta das grávidas. Não fique com medo de os ingerir mais vezes.

Como Parar o Enjoo

Todos sabemos que não são apenas as grávidas que tem enjoo e, como o caso delas é muito específico, também podemos citar outros remédios naturais para enjoo que podem melhorar principalmente aquele tipo de enjoo que está ligado ao sistema digestivo da pessoa. Algumas das formas mais eficientes de parar o enjoo são:

Chá para Enjoo

Os chãs são uma das formas mais comuns e menos doloridas de se lidar com o enjoo. Isso porque as ervas que eles contém normalmente agem no sistema digestório, amenizando irritações e diminuindo as sensações de náuseas que muitos tem. Os chás mais indicados para tratar de enjoo são os de boldo, de hortelã e de camomila.

Evitar Odores Fortes

Muitas vezes odores fortes acabam causando náuseas e vômito, pois acabam irritando o estômago. Por isso, é importante não tomar banho com sabonetes muito fortes nem usar perfumes principalmente com cheios desconhecidos. É uma atitude simples e que, muitas vezes, salva as pessoas de passarem mal quando vão sair de casa.

Pulseira Anti-enjoo

Muito usada por grávidas principalmente na fase dos enjoos matinais, a pulseira anti-enjoo ajuda no equilíbrio entre a visão e a audição, fazendo com que os sintomas do enjoo diminuam significativamente.

Apesar de todos os problemas que o enjoo pode trazer, é importante sabermos que existem formas de se tratar desse mal, não importa qual seja a sua causa. Tomar um remédio natural para enjoo pode ser uma alternativa ao mesmo tempo saudável e eficaz para você se livrar desses sintomas, já que muitas vezes essa alternativa pode ser mais barata, agride menos o seu corpo e é tão eficaz quando os remédios convencionais que estamos acostumados a ver por aí.

Veja Também: Dor de Estômago na Gravidez – É Comum esse Sintoma?
Foto: Petr Kratochvil